Vamos dar hoje início à atividade da Startup Braga, uma hub de inovação, aceleradora e incubadora", que tem uma "parceria forte com a Microsoft Ventures", o que lhe permite a ligação a uma rede internacional, que vai desde Tóquio a Londres ou Seattle, explicou à Lusa o presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira.
"A nossa aposta é na qualidade das startups, queremos acima de tudo atrair os melhores empreendedores e startups que possam ter sucesso em Portugal e no mundo", disse Carlos Oliveira.
Com um campus de 4400 metros quadrados, e capacidade para 30-40 empresas/ano, o projeto apresenta três tipos de programas: de incubação, pré-aceleração e aceleração.
O programa de incubação apoia empresas que precisem de espaços para se localizar, sendo-lhes garantido ainda apoio nas áreas jurídica, de gestão, direito e acesso a um conjunto de parceiros. A pré-aceleração visa encontrar "no mundo académico, e não só, tecnologia e conhecimento que pode ser transformado em startup". A aceleração, que será de 16 semanas, irá selecionar 10 empresas por edição.
Neste projeto, "as empresas terão um programa com mentores nacionais e internacionais que ajudarão a robustecer as startups", disse.
"Todos estes programas são por candidaturas. Não há entradas diretas e serão selecionadas empresas que estejam de acordo com os critérios de seleção", garantiu Carlos Oliveira.
Lançada a 6 de março, a InvestBraga tem três grandes áreas: dinamização económica e atração de investimento, a Startup Braga e os eventos, e tem um orçamento total de 250 mil euros.
Fonte: AICEP