A Renova fabrica e comercializa, com marca própria, produtos de papel de uso doméstico e sanitários, exportando mais de 1/3 da sua produção.
Amplamente conhecida e com um espaço demarcado no comércio de luxo, a Renova apostou nas actividades de investigação industrial e de desenvolvimento experimental com o objectivo de encontrar soluções técnicas economicamente viáveis para a criação de novos produtos de papel tissue de uso doméstico e sanitário e/ou melhoria significativa de produtos já fabricados pela empresa e a implementação de novos processos ou sistemas de reciclagem de papel já usado, fabrico de papel e transformação em produtos de uso doméstico e sanitário e/ou melhoria significativa do processos e sistemas já em uso pela organização Renova.
Apoiado pelo COMPETE, o projecto apresentou um investimento elegível de cerca de 600 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 500 mil euros.
O projecto tinha objectivos de desenvolvimento de produto, mas actuado paralelamente ao nível do processo de reciclagem, do tratamento de resíduos e da diminuição dos custos energéticos.
O sucesso e a notoriedade da marca Renova a nível mundial, resultante da fabricação e comercialização do papel higiénico preto e do consequente projecto de alargamento da gama para outros produtos fortemente coloridos, permitiram à empresa captar clientes em novos canais de negócio e em novos mercados geográficos. Embora estes produtos sejam de valor acrescentado é necessário conceber e testar novos processos de fabrico de papel com o objectivo de reduzir significativamente a quantidade usada de aditivos químicos não fibrosos, em particular os corantes e respectivos fixadores utilizados no fabrico dos papéis fortemente coloridos.
Finalizado o projecto os estudos e os testes industriais foi efectuada uma alteração no processo de reciclagem, tornando-se mais verde e eficaz estimulando a criação de novos produtos da gama dos papeis coloridos.