Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

APIGRAF disponibiliza Sistema de Informação e Inovação sobre o sector gráfico e transformador do papel

09.12.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

No âmbito do projeto “Apigraf – Inovar para Vencer”, apoiado pelo COMPETE, foi lançado o Sistema de Informação e Inovação do sector gráfico e transformador do papel, que está online e operacional desde o passado dia 15 de novembro.

Projecto "Inovar para Vencer"
Projecto "Inovar para Vencer"

O desenvolvimento de um Sistema de Informação e Inovação para a fileira Gráfica e do Papel (SIIS) teve como principal objetivo facilitar o acesso a informação relevante para a condução do negócio das empresas do sector, em especial as PME, através da criação de uma fonte de informação e de inovação para as empresas e outras organizações da fileira.

O desenho do Sistema disponibilizado ao público em geral e, em particular, a todos aqueles que desejem conhecer com maior profundidade o sector, com particular incidência nas zonas geográficas NUTS II, teve em atenção várias preocupações:

i)  Complementaridade face aos sistemas de informação já disponíveis;

ii)  Atualidade dos dados disponibilizados;

iii) Qualidade das análises passíveis de serem produzidas a partir da informação disponível;

iv) Facilidade de acesso e de consulta por parte dos utilizadores.

O SIIS encontra-se estruturado com informação sobre o sector, inovação, mercados internacionais, ambiente e dados de sectores afins e, futuramente, barómetros de competitividade e inovação e outros estudos e trabalhos relevantes.

 

Saiba Mais sobre o Projeto  “Inovar para Vencer”

> Enquadramento no COMPETE

O projeto da APIGRAF - Associação Portuguesa das Indústrias Gráficas, de Comunicação Visual e Transformadoras do Papel insere-se no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas e teve um investimento elegível de 397 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 317 mil euros.

> Síntese

O projeto “Inovar para Vencer” vai posicionar a indústria gráfica e transformadora de papel e as empresas que nela operam num caminho que lhes permita ajustar os seus modelos de negócios mais consentâneos com o que o mercado procura.

Pretende-se fazer um enfoque na conceção de uma nova orientação das empresas do setor, com especial incidência das empresas das regiões NUTS II, baseadas numa estratégia de suporte ao desenvolvimento do setor em Portugal.

Com o projeto “Inovar para Vencer”, a apigraf propõe-se realizar um conjunto de iniciativas inovadoras do maior relevo para os setores das indústrias gráficas, de comunicação visual e transformadoras do papel, ao longo do biénio 2013-2014.

A aposta centra-se na dinamização de iniciativas que:

  • promovam a disseminação de conhecimentos e de experiências empresariais;
  • dinamizem a criação de práticas positivas;
  • induzam efeitos potenciadores de arrastamento de novas formas de desenvolvimento de negócios no setor e, em particular, nas regiões do Norte, Centro e Alentejo.