Desenvolvida pela Associação Portuguesa do Veículo Elétrico (APVE) com o apoio do COMPETE, a campanha tem por objetivo a divulgação das oportunidades de mobilidade elétrica para melhoria da eficiência energética no sector dos transportes.
Enquadramento
A mobilidade eléctrica é actualmente a solução para a diminuição da dependência energética e para a diversificação energética no sector dos transportes. Neste enquadramento, a mobilidade eléctrica assume-se como uma forma de atingir os objetivos traçados, nomeadamente no que diz respeito à eficiência energética e à diminuição de emissões de Gases com Efeito de Estufa (GEE).
Conscientes deste novo paradigma, as marcas automóveis, as empresas do sector eléctrico e demais interessados apresentam soluções. No entanto, urge sensibilizar todos os utilizadores para os benefícios associados a esta forma de mobilidade de modo a permitir um crescimento sustentado e decisões racionais na adesão à mobilidade eléctrica.
Apoio do COMPETE
Apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Fatores de Competitividade no âmbito das Ações Coletivas, este projeto envolveu um investimento elegível de 93 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 64 mil euros.
Este projeto enquadra-se no Aviso de Apresentação de Candidatura n.º. 01/SIAC/2010, nomeadamente no domínio de intervenção energia, ambiente e responsabilidade social, na área de intervenção “eficiência e diversificação energéticas” e na área de projeto “sensibilização para a eficiência energética”.
Descrição do projeto
- Objectivos
- Informar e divulgar as oportunidades da mobilidade eléctrica para a melhoria da eficiência do consumo de energia no sector dos transportes;
- Dinamizar em rede os associados da APVE (Associação Portuguesa do Veículo Elétrico) para as questões da mobilidade elétrica e eficiência energética;
- Aproveitar as sinergias entre os associados para desenvolvimento do projeto.
- Acções realizadas
Fase 1 - Inquérito Nacional
Objectivos:
- Compreender os factores determinantes para a aquisição de um veículo eléctrico;
- Definir a tipologia do utilizador e perfil de utilização;
- Avaliar os impactos dos factores económicos, energéticos e ambientais na escolha do veículo;
- Realizar com base numa amostra relevante e com base num conjunto de entrevistas e questionários.
Outputs:
- Informação relevante sobre o mercado do veículo eléctrico a nível nacional;
- Análise estratégica do mercado do veículo eléctrico (oportunidades/necessidades/tendências).
Fase 2 - Desenvolvimento de um website (www.mobil3e.com)
Objectivos:
- Promover os conceitos de mobilidade eléctrica e articulação com a eficiência energética;
- Concentrar informação acerca do mercado da mobilidade eléctrica em Portugal, através da criação de uma base de dados actualizada com os veículos eléctrios à venda em mercado nacional;
- Criar uma curva de eficiência energética média dos veículos eléctricos, bem como de uma ferramenta de cálculo da pegada ecológica de um veículo convencional versus veículo elétrico.
Outputs:
- Disponibilização de informação acessível (nível utilizador do VE e técnico);
- Criação de base de dados sobre mobilidade elétrica;
- Curva de eficiência energética;
- Criação de directório técnico de veículos eléctricos em comercialização em Portugal.
Fase 3 – Acções de Divulgação
Objectivos:
- Conceber um documento de referência sobre a mobilidade elétrica e eficiência energética;
- Promover a mobilidade eléctrica, através do estímulo à eficiência energética;
- Informar os utilizadores sobre os benefícios da mobilidade elétrica;
- Partilhar experiências internacionais sobre a temática da eficiencia energética e a mobilidade elétrica.
Outputs:
- Conceber uma brochura informativa;
- Organizar um debate (Onde estamos em termos de Mobilidade Eléctrica? Encontro “Eficiência Energética na Mobilidade Eléctrica: O que o público e os atores do sector pensam”).
Resultados
Neste momento, o projeto está em fase de conclusão, sendo que a APVE está a promover um debate no próximo dia 9 de Abril de 2013, no Museu da Electricidade.
Consulte o Relatório de Resultados (Fase Qualitativa) da campanha de sensibilização do veículo elétrico, editado em Junho de 2012.
Mais informações no website do projecto www.mobil3e.com.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação