Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

EFICITEC – Melhoria da Eficiência Tecnológica

18.11.2014
  • Inovação

Introdução de tecnologias emergentes, dotadas das mais recentes inovações tecnológicas, capazes de garantir uma maior automação, maior rapidez e níveis de qualidade superiores.

Entidade Promotora
A Planimolde, é uma empresa com mais de 36 anos de existência no Mercado Nacional e Internacional. Como as mais antigas empresas do sector, nasceu e cresceu, virada quase exclusivamente para os mercados internacionais, dada a reduzida dimensão do mercado nacional, em 1978.

Desde sempre, primou pela qualidade dos seus procedimentos tendo sido em 1993, a 1ª empresa do sector e a 46ª no País, a ser certificada pelas normas ISO 9000.

Integrada num dos sectores mais inovadores da Industria Nacional, a Planimolde, é uma referência da Industria Portuguesa de Moldes, contribuído com o empenho dos seus trabalhadores, para o constante aumento da Exportação Portuguesa deste sector.

A Industria Portuguesa de Moldes tem vindo a crescer e a consolidar a sua notoriedade nos mercados internacionais, graças a um trabalho constante de procura de novos mercados, afirmando-se pela sua qualidade e cumprimento dos prazos de entrega.

A Planimolde, assim como a generalidade das principais empresas do sector, centram a sua atividade na inovação e rentabilização das potencialidades das novas tecnologias, que vão adquirindo, produzindo cada vez mais e com melhor qualidade.

Enquadramento
A Industria Portuguesa de Moldes, emprega diretamente cerca de 7.650 trabalhadores e em 2013 exportou 543 milhões de euros para 80 países. Tudo indica que a exportação do sector, volte a crescer significativamente neste ano de 2014.

Em 2013, a Espanha, Alemanha e França, ocuparam respetivamente as 3 primeiras posições do volume da exportação da Industria Portuguesa de Moldes.

A Planimolde, atualmente com 50 trabalhadores, tem acompanhado o crescimento do sector, só possível pelos investimentos que temos vindo a fazer, não apenas em novas tecnologias e equipamentos de nova geração, mas também, investindo na formação dos nossos trabalhadores, afim de podermos rentabilizar ao máximo os investimentos que vamos fazendo.

A Planimolde, privilegia também uma forte ligação aos centros de saber, às associações representativas do sector e à comunidade onde está localizada.

Apoio
Promovido pela PLANIMOLDE, S.A. o projeto EFICITEC – Melhoria da Eficiência Tecnológica mereceu apoio do COMPETE no âmbito do sistema de Incentivos à Inovação. O projeto envolveu um Investimento Elegível de 1.245 mil euros o que representou um incentivo FEDER de 685 mil euros.

Projeto
O projeto EFICITEC – Melhoria da Eficiência Tecnológica, tem como objetivo o aumento da capacidade competitiva via a introdução de melhorias tecnológicas com impacte relevante ao nível da Produtividade, Produto, Exportações e ao nível da Eficiência Energética e ambiental.

A PLANIMOLDE irá Introduzir Melhorias Tecnológicas, através de processos emergentes e inovadores de fabrico no contexto da indústria de moldes, designadamente:

Introdução da tecnologia de maquinação a 5 eixos CNC High Speed Milling 5eixos
Introdução da tecnologia de furação CNC Furação
Introdução de melhorias tecnológicas ao nível da electroerosão  Erosão
Introdução da tecnologia de retificação CNC  Retificadora

A empresa obteve incrementos significativos na sua produtividade, aumento do volume de negócios, crescimento das exportações com impacto na produtividade económica dos seus produtos, e impacto ao nível da eficiência energética e ambiental.

A intervenção deste projeto de inovação, passa essencialmente pela incorporação de tecnologias inovadoras com melhor desempenho, e a mobilização e dinamização dos recursos humanos corporizados por uma equipa jovem, motivada, com elevados conhecimentos técnicos, e com elevada competência técnica e tecnológica.
 
A PLANIMOLDE viu neste projeto uma oportunidade para utilizar e explorar os novos equipamentos, que possuem tecnologia avançada que enriquecem o conhecimento técnico e tecnológico e que permitiu ultrapassar as lacunas da empresa e as ameaças da concorrência emergente proveniente de alguns países, que oferecem produtos com qualidade similar, preços inferiores e prazos muito competitivos.

O investimento que foi realizado permitiu a integração de um leque diverso de tecnologias nas várias áreas de fabrico da empresa do ciclo de produção do molde: Fresagem, furação, electroerosão, e retificação.

Tratam-se de tecnologias emergentes, dotadas das mais recentes inovações tecnológicas, capazes de garantir uma maior automação, maior rapidez e níveis de qualidade superiores. Desta forma, a empresa ficou apetrechada com capacidade disponível para responder aos requisitos e exigências do mercado, e será uma oportunidade para gerar novos conhecimentos, fabricar produtos de elevada qualidade e em menor tempo para os novos mercados já identificados e que considera emergentes e importantes para o seu futuro.

Impactos do projeto
Tecnologias inovadoras que permitem o desenvolvimento e a introdução de novos conhecimentos proporcionando a redução do número de operações intermédias inscritas no ciclo tradicional, e o aumento das operações mais complexas, resultantes da aglutinação de várias operações apenas numa única tarefa.

A utilização de equipamentos de última geração, de corte por arranque de apara e electroerosão, com motores e sistemas elétricos e eletrónicos otimizados e mais eficientes, as soluções avançadas de apoio à redução do número e dos tempos de setup e de preparação de trabalho, e a melhoria da eficiência dos processos de remoção de material com otimização dos parâmetros de regulação, em especial a rotação, a profundidade de corte e a velocidade de avanço, que determinam a potência consumida pelo equipamento conduzirão a maior rapidez de execução das tarefas e contribuirão grandemente para a redução do consumo de energia elétrica na PLANIMOLDE, pelo que se espera um impacte relevante ao nível da Eficiência Energética e Ambiental.

Testemunho
Segundo Telmo Ferraz, Diretor Geral da Planimolde S.A., como todas as PME,s que se vão afirmando e consolidando, também a Planimolde aproveita os apoios financeiros disponíveis, nomeadamente os apoios COMPETE que têm sido e serão certamente no futuro, imprescindíveis na concretização dos nossos projetos de investimento.

O projeto EFICITEC- Melhoria da Eficiência Tecnológica, apoiado pelo COMPETE, foi concluído com êxito e podemos desde já garantir que, se as variáveis que não controlamos não afetarem significativamente os objetivos a que nos propusemos atingir com este projeto, estamos certos que, as metas não serão apenas atingidas como até, ultrapassadas.