Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Sete prémios entregues na 3ª Gala Anual da Cortiça

24.09.2012
  • Acções Colectivas

O setor da Cortiça distingue o COMPETE com o prémio Informação.

A Associação Portuguesa da Cortiça (Apcor) promoveu, no passado dia 21 de Setembro a Gala Anual da Cortiça. Este evento, que se repetiu pelo terceiro ano consecutivo, teve lugar no Edifício da Alfândega do Porto, Sala do Arquivo, e pretendeu valorizar e reconhecer a excelência de personalidades e/ou entidades que, nos últimos anos, se destacaram e contribuíram para a promoção, desenvolvimento e crescimento do sector e da fileira da cortiça.

A APCOR elegeu sete categorias de Prémios que distinguiram diferentes áreas do saber. Os premiados foram:

• Prémio Conhecimento- Biocant – Centro de Inovação em Biotecnologia, pelo seu trabalho de investigação sobre o genoma do sobreiro;
• Prémio Inovação – Amorim Isolamentos, pelo seu produto CorkSorb – capaz de combater derrames de óleo em meios aquáticos;
• Prémio Informação – Compete, pelo apoio ao sector da cortiça no desenvolvido do programa InterCork – Promoção Internacional da Cortiça;
• Prémio Floresta – Fruticor – Sociedade Agrícola de Frutas e Cortiças, S.A., pelo trabalho desenvolvido em prol do sobreiro, com a primeira certificação Forest Stewardship Council (FSC);
• Prémio Revelação – arquitectos Jacques Herzog e Pierre de Meuron, do gabinete Herzog & de Meuron, e o artista plástico, Ai Weiwei, pelo Pavilhão da Serpentine Gallery, 2012;
• Prémio Rolha de Cortiça – Organisation Internationale de la Vigne et du Vin (OIV) pela recomendação da rolha de cortiça enquanto produto sustentável;
• Prémio Mérito – Assembleia da República, pela elevação do Sobreiro a Árvore Nacional.


O prémio atribuido ao COMPETE considerou a aposta na campanha internacional da cortiça, concretizada no projeto InterCork.
Dados deste projeto revelam que a cortiça marcou presença em 8682 artigos na imprensa mundial, proporcionou ainda 623 peças de televisão e 208 em rádio. No total, foram mais de 18 horas de emissões, nas quais Portugal e a cortiça foram objeto de promoção internacional.

A cortiça teve também uma forte presença nas redes sociais – 96.451 fãs no Facebook - criando uma das maiores redes sociais no mundo do vinho - 12.150 seguidores no Twitter e mais de um milhão de visualizações de vídeo nas diferentes plataformas da Internet.

Durante os últimos dois anos, estiveram, ainda, em Portugal, mais de 160 jornalistas e líderes de opinião para visitar o país e a fileira da cortiça. Em todo o mundo, a cortiça reuniu mais de 30 apoiantes de renome internacional dos quais se destaca: Príncipe Carlos, Lord Puttnam, Rob Schneider, Allen Hershkowitz, Daryl Hannah, Candise Olson, Daniel Michalik, Ty Pennington, Tony Laithwaites, Guy Kawasaki, Kuma Kengo, entre outros.

A APCOR estabeleceu, ainda, parceria com inúmeras cadeias de distribuição internacionais e associações ambientalistas e vinícolas, de onde se destacam: Sainsbury’s, Anthropologie, Waitrose, Movenpick, Wein International, Kaufland, The Savoy Hotel, Laithwaites, WWF NABU e VDP.

O projecto recebeu três prémios internacionais: campanha no Reino Unido “I Love Natural Cork”, recebeu o “Special Environmental Award” da PRWeek; campanha nos EUA “100% Cork”, recebeu o prémio de Melhor Campanha Publicitária Integrada na Internet do Internet Advertising Competition (IAC); campanha em França “Le Bouchon Liège – Toujours imité, jamais égalé” ganhou o prémio de Publicidade na categoria de plurimedia, atribuído pela TOPCOM. A campanha foi, também, finalista em várias competições internacionais.