Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

INTERCORK | Promoção Internacional da Cortiça

19.01.2012
  • SIAC

O Sucesso do projecto nos números| InterCork contou com 15 milhões de euros para a promoção da rolha de cortiça, chegando a países como França, Itália, Reino Unido, Alemanha e EUA e apresentou os resultados de 19 meses de trabalho.

O setor da cortiça reveste um papel crucial na economia nacional pelo seu desempenho.

Portugal é o líder mundial das exportações de cortiça, com uma quota de 61,3%, e com uma tendência de reforço da mesma (um aumento de 3,7% entre 2001 e 2010). Em 2010 o valor global de exportações foi de 754 Milhões de Euros e saldo da balança comercial de 659 Milhões de Euros.

Atualmente, a fileira da cortiça representa 2,0% das exportações de bens portuguesas e 0,2% das importações de bens.

A produção mundial de cortiça ascende a 201.428 toneladas, destacando-se, a nível individual, Portugal como o principal produtor mundial, com 49,6% da produção mundial, seguindo-se a Espanha e Marrocos. Através do contributo da cortiça, Portugal é o 2.º país a nível europeu com maior valor de produção de PFNL/hectare, com cerca de 98,00€/hectare.

Em 2010, a quota de Portugal nas exportações mundiais de cortiça foi de 61,3%, apresentando uma tendência de reforço da sua quota nas exportações mundiais de cortiça, com um aumento de 3,7% entre 2001 e 2010.

O investimento global da Indústria da Fileira da Cortiça nos últimos dez anos foi de cerca de 482 Milhões de Euros, de acordo com dados da APCOR. No âmbito do Compete e dos Sistemas de Incentivos foram aprovados até 31 de Dezembro de 2011, 110 projetos, correspondendo a 114 milhões de euros de investimento, envolvendo um incentivo FEDER de 55 milhões de euros. Sublinha-se a importância dos projetos de IDT, desenvolvidos por empresas ( 12 milhões de euros de incentivo FEDER) e por entidades do Sistema Científico e Tecnológico (410 mil euros de incentivo FEDER).

O projeto InterCork assumiu como um projeto de especial relevância para o sector da cortiça, não só no sub-sector de rolhas como também no sub-sector de materiais de construção e decoração, perspectivando uma intervenção nos mercados internacionais mais relevantes para este sector, de forma a proporcionar o aumento de quotas de mercado bem como a recuperação da imagem da matéria prima cortiça.

Assumindo-se como projecto público-privado com uma participação pública do FEDER por via do SIAC – Sistema de Apoio às Ações Coletivas do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, do Quadro de Referência Estratégico Naci...

A Carregar...