O projeto FIN-EN é desenvolvido em cooperação entre 13 entidades europeias, entre as quais a Autoridade de Gestão do COMPETE, sendo co-financiado pelo Programa Interreg IV C.
O Programa Interreg IV C tem como objetivo promover a cooperação inter-regional através do intercâmbio de experiências e partilha de boas práticas no território Europeu. O Interreg IV C é implementado ao abrigo da Política de Coesão Europeia (Objetivo de Cooperação Territorial) e é co-financiado através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O projeto FIN-EN decorre de 1 de janeiro de 2012 a 31 de dezembro de 2014 e pretende intensificar a cooperação entre autoridades nacionais/regionais da Europa acerca das melhores metodologias de apoio, por via de Fundos Estruturais da União Europeia (UE), a Instrumentos de Engenharia Financeira para empresas (em particular para PME), tais como:
- (i) fundos de capital de risco
- (ii) fundos de garantia
- (iii) fundos de empréstimos
Parceiros
O projeto FIN-EN reúne entidades, com intervenção no ciclo de vida dos instrumentos financeiros, provenientes da Itália; Bélgica; Espanha; Hungria; Eslovénia; Letónia; Lituânia; Dinamarca; Alemanha; Grécia; Portugal; Inglaterra e França.
Um conjunto alargado de Instrumentos de Engenharia Financeira (IEF) inovadores tem vindo a ser implementado pelos parceiros do projeto FIN-EN, o que se traduz numa riqueza de experiências neste domínio.
Objetivos
- Desenvolver e manter uma rede alargada, dentro da Europa, para:
o debater a implementação de IEF;
o encontrar soluções para questões semelhantes partilhadas pelos parceiros;
o aumentar a eficiência e eficácia da implementação de IEF.
- Agregar informação acerca de diferentes estruturas associadas a IEF, em operação na Europa, disponibilizando uma base de evidências para (i) suportar a sua implementação no presente período de programação e (ii) promover o seu desenvolvimento no próximo horizonte de Fundos Estruturais (2014-2020);
- Aumentar a perceção da importância dos IEF e do papel dos fundos comunitários na colmatação de falhas de mercado, nomeadamente ao nível do estímulo do investimento privado;
- Rever os problemas com que as PME se defrontam ao nível da procura de financiamento externo.
Impacto
O projeto FIN-EN, através do diálogo contínuo e envolvimento dos parceiros participantes, pretende fornecer informação de apoio à decisão, bem como influenciar as políticas económicas nacionais e regionais dos países participantes, designadamente ao nível dos Programas apoiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e pelo Fundo Social Europeu .
As principais políticas económicas que se pretende influenciar serão as que se prendem com o apoio a micro e PME e ao setor terciário, podendo existir também efeitos nas políticas regionais de apoio à agricultura e desenvolvimento rural.
Intercâmbio de experiências
Os 13 parceiros do projeto representam diferentes regiões e/ou Estados-Membros.
Os parceiros, através do envolvimento de especialistas e outros recursos humanos relevantes no presente domínio, debatem os obstáculos e os desafios que se colocam à implementação de IEF.
Durante 3 anos, os 13 parceiros colaboram, sucessivamente, em 3 Grupos de Trabalho Temáticos (correspondentes às fases de (i) Programação, (ii) Implementação e (iii) Monitorização de IEF) e na realização de visitas de estudo.
Disseminação de resultados
O projeto FIN-EN terá os seguintes outputs:
- Bases de dados estruturadas e compreensíveis com informação acerca dos IEF implementados pelos parceiros.
- Manuais Práticos de IEF, detalhando, nomeadamente, as (i) questões críticas, (ii) melhores práticas a adotar e (iii) diferenças entre os IEF dos vários países/regiões participantes.
- Metodologia facilitadora da disseminação de IEF, para além dos 13 parceiros do projeto.
- Proposta de simplificação para a implementação de IEF no período de programação 2014-2020