O objectivo é desenvolver soluções mais ecoeficientes, leves e confortáveis para comboios de última geração. Para tal conta com um finaciamento do FEDER, através do COMPETE e com um investimento total de cerca de 893.000 €.
Um consórcio formado por Simoldes Plásticos, a Amorim Cork Composites e PIEP, desenvolve o projecto PlasCork-Automotive, que visa adicionar as propriedades específicas da cortiça aos componentes plásticos para automóveis.
Desenvolvido por uma equipa multidisciplinar este projecto pretende conhecer as das interaccoes ecologicas envolvidas no declinio do sobreiro, integra-la no ambito das alteracoes climaticas e de gestao previstas, e disponibilizar informacao para as organizacoes responsaveis pela definicao de politicas de sustentabilidade e de gestao do Montado.
As rolhas de cortiça constituem actualmente o maior volume de negócios na indústria corticeira. Contudo, apesar de possuírem propriedades intrínsecas que as tornam no material vedante de eleição, o aumento de competitividade no sector passa pela rentabilidade máxima da matéria-prima e disponibilização de produtos que acompanhem as exigências dos clientes.
A AEP vai apresentar no próximo dia 26 de Janeiro os resultados destes projectos de apoio às empresas.