Com o apoio do COMPETE a SUMOL+COMPAL investiga processo de produção de bebidas fermentadas não alcoólicas à base de fruta e de produtos vegetais mas com uma redução significativa do teor de açúcar, prevendo-se um elevado potencial de penetração nos mercados externos.
O projeto do “Observatório Tecnológico para as Energias Offshore” estabeleceu como estratégico o conhecimento nacional e internacional das tecnologias de aproveitamento energético "offshore" assim como das tecnologias de apoio tendo como princípio a sensibilização para os fatores críticos da competitividade e para o espírito empresarial.
Sistema não estrutural de paredes divisórias compostas por blocos de material compósito que resulta da combinação de diferentes subprodutos da indústria, nomeadamente cortiça, gesso e fibras têxteis resultantes da reciclagem de pneus. Este sistema resulta num produto final viável e competitivo em termos de desempenho, preço, flexibilidade e amigo do ambiente.
Oportunidades de negócio (contratação pública) e de apoio a variados tipos de projetos (subvenções) financiadas pela União Europeia e implementadas em Moçambique são os temas abordados neste Relatório Europeu.