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Inovação fala português na Techtextil North America

12.05.2014
  • Incentivos às Empresas
  • Qualificação|Internacionalização PME

A 11.ª edição da Techtextil North America, um dos principais certames mundiais exclusivamente dedicado aos têxteis técnicos e não-tecidos, irá decorrer de 13 a 15 Maio de 2014. O Georgia World Congress Center, em Atlanta conta com a presença de três empresas Portuguesas - Cordex – Fiorima – Lipaco – apoiadas pela Associação Selectiva Moda, no âmbito do projeto de internacionalização From Portugal.

Techtextil North America
Techtextil North America

Cordex – Fiorima – Lipaco – são as três empresas portuguesas que viajam até Atlanta, para participar em mais uma edição da Techtextil North America, uma iniciativa organizada pela Associação Selectiva Moda, juntamente com o parceiro Citeve. A evolução do mercado, novos processos técnicos e de produtos, assim como as tendências internacionais do sector, serão os temas em destaque.

A participação do CITEVE na Techtextil North America, segue a estratégia oportunamente definida pelo Centro de promoção do seu portfólio de serviços em mercados internacionais alternativos ao mercado da União Europeia. “Entre os serviços que se incluem nesta estratégia de promoção incluem-se os Testes & Ensaios, a certificação de produtos, a I&D e a consultoria internacional, em particular nos seguintes mercados de aplicação de têxteis técnicos e funcionais: Protecção & Segurança, Mobilidade, Desporto & Lazer. Esta será a quarta participação do CITEVE na Techtextil North America (Atlanta) e as expectativas são elevadas, face ao crescimento que se tem verificado no volume de negócios da ITV para este grande mercado mundial”, explica Helder Rosendo, subdiretor-geral do Citeve.

Pela primeira vez neste certame, a Lipaco apresenta em Atlanta dois novos produtos. “Escolhemos este certame para a apresentação de dois novos produtos com características e propriedades inovadoras. Um deles destinados ao mercado do desporto e segurança, o segundo ao mercado das forças de segurança e sobretudo militar, um sector com grande dimensão nos EUA”, desvenda Jorge Pereira, CEO da empresa. Linhas de costura especiais e fios texturizados com acabamentos inovadores ao nível de IRR, são os produtos em destaque. “Pretendemos fazer uma avaliação do mercado e verificar a aceitação dos nossos produtos, sobretudo os mais técnicos”, acrescenta.

Repetente neste mercado, a Cordex leva até Atlanta a sua marca segmento Cordexpro, “não só para alcançar novos clientes norte americanos, mas também de outros mercados, como a América Latina, Ásia ou Médio-Oriente”, refere Rui Vieira, direcção marketing da empresa. Destaque para o fio de polipropileno multifilamento para aplicações em soluções de têxteis técnicos de segurança; fio Cordsteel® (polysteel) para reforço de cimentos, fios de polipropileno para geotêxteis; Cordsteel® (polysteel) e polietileno monofilamento para cordoaria; o sisal, fios e cordas de polipropileno para embalagem; ou ainda as cordas de polipropileno para telecomunicações. “Esperamos com a nossa presença não só obter um número significativo de novas leads de negócio, mas também reforçar a presença da marca Cordexpro neste mercado tão competitivo”, acrescenta.

A participação das empresas Portuguesas na Techtextil North America, é uma iniciativa promovida pela Associação Selectiva Moda com o apoio de fundos comunitários (Qren), no âmbito do projecto From Portugal, faz parte de um conjunto de mais de 65 acções internacionais previstas para 2014, que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes – Europa, Ásia, África e América – num investimento total de 9 milhões de euros.