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Branding Portuguese Shoes | Publicado o N.º 190 do Jornal

04.09.2012
  • Acções Colectivas

Num contexto de crise generalizada, o sector do calçado tem-se destacado pela diferença, pelos números de crescimento e pelo renome alcançado.

Este número analisa as tendências, destaca os prémios GAPI no sector e entrevista o Gestor do COMPETE.

O sucesso da indústria do calçado nacional destaca-se num cenário de crise, mas é o resultado de um trabalho estruturado dos vários agentes do sector, com realce para o papel da APICCAPS na definição de planos estratégicos que congregam todos os interesses dos diferentes intervenientes e catalizam esforços no colectivo.

O COMPETE associa-se a este trabalho apoiando o esforço concertado da campanha de Imagem e das acções de internacionalização, num total de 10.465.018 € de investimento elegível ao qual corresponde 5.621.412 € de incentivo FEDER.

Os números falam por si, de Janeiro a Junho de 2011, Portugal exportou calçado para mais de 130 países, gerando receitas no total de 717 milhões de euros. O calçado nacional constitui o produto que mais favoravelmente contribui para a balança comercial portuguesa, esperando-se no final de 2011 um saldo superior a 900 milhões de euros.

Portugal ocupa hoje a 11ª posição na tabela dos quinze maiores exportadores mundiais, encabeçada pela China.

Para estes resultados as variáveis convergentes são múltiplas, mas é indiscutível que a existência de uma campanha estruturada em torno da marca “Portuguese Shoes” e a presença dos actores do sector nos certames e acções promocionais em feiras internacionais.

O projecto de promoção 2011-2012, inserido no âmbito das Acções Colectivas, pretender reforçar significativamente o prestígio e a reputação do calçado português com a consequente melhoria da capacidade negocial nas empresas, o que terá impacto ao nível dos resultados de exploração.

Alicerçada no logótipo «Portuguese Shoes: Design by the Future», este projecto de promoção da imagem do calçado português tem sido fundamental na medida em que tem contribuído para melhorar substancialmente a percepção que os clientes internacionais têm do calçado português.

Acresce que esta campanha complementa e enriquece extraordinariamente outros projectos de internacionalização promovidos pela APICCAPS.