Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Conheça o projeto INTER-MARES

26.11.2012
  • Pólos e Clusters
  • Acções Colectivas

Visa contribuir para a consecução dos objetivos da Estratégia de Eficiência Coletiva do Cluster do Mar, nomeadamente no reforço da cooperação entre empresas e centros de I&D e à promoção da internacionalização em diferentes domínios da Economia do Mar.

1. Enquadramento e objetivos

A Oceano XXI apresentou, no âmbito do aviso de abertura n.º 02/SIAC/2011, uma candidatura com a designação “Inter-Mares” que se insere na estratégia de internacionalização do Cluster delineada para os anos de 2012 e 2013.

O projeto visa contribuir para a consecução dos objetivos da Estratégia de Eficiência Coletiva - Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar - nomeadamente no que se refere ao reforço da cooperação entre empresas e centros de I&D e à promoção da internacionalização em diferentes domínios da economia do Mar.

O projeto é convergente com a programação de atividades do Cluster para 2012 e contribuiu para reforçar a dimensão de internacionalização da 2ª edição do Fórum do Mar, realizada em maio de 2012.

Promovido pela Oceano XXI e apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), o projeto InterMares envolveum investimento elegível de 227 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de159 mil euros, para os anos de 2012 e 2013.

A presente candidatura, tem como promotor a Associação Oceano XXI, entidade gestora do Cluster do Conhecimento e Economia do Mar, e enquadra-se no Aviso n.º 02/SIAC/2011, no âmbito da área de projecto referente à afirmação da imagem de Portugal e promoção internacional de regiões, sectores, Clusters e pólos de competitividade e tecnologia, integrada no domínio de intervenção de Internacionalização e Outros Factores de Competitividade para as PME.

O projecto  integra-se na Estratégia de Plano de Acção do Cluster do Conhecimento e Economia do Mar, na linha prioritária 5 - Promoção da internacionalização das actividades, empresas e instituições da Economia do Mar.

- Objetivos estratégicos

Os objectivos estratégicos do projeto são os que se apresentam de seguida:

  • Reforçar o potencial de negócio e a capacidade exportadora das empresas ligadas à Economia do Mar, nomeadamente no sector das indústrias navais, da transformação do pescado, do turismo e dos serviços;
  • Promover o potencial de negócio que as actividades emergentes de base tecnológica apresentam do ponto de vista da exportação de novos produtos e da prestação de serviços avançados ao exterior em domínios como as tecnologias marinhas e a biotecnologia;
  • Contribuir para a atracção de iniciativa e de investimento externo dirigido à modernização das indústrias tradicionais e ao desenvolvimento de novos projectos empresariais em actividades emergentes; 
  • Reforçar a cooperação internacional das empresas e instituições ligadas à Economia do Mar.

- Objetivos operacionais

No âmbito dos objectivos estratégicos são objectivos operacionais do projeto os seguintes:

  • Identificar, seleccionar e caracterizar um conjunto relevante de parceiros comerciais internacionais com intervenção nos diferentes domínios da economia do Mar, sua organização em base de dados e disponibilização junto das empresas e centros de I&D nacionais;
  • Promover missões de contacto entre agentes económicos nacionais e internacionais em diferentes domínios da economia do Mar no âmbito da realização da 2ª edição do Fórum do Mar;
  • Assegurar a participação do Cluster em Feiras Internacionais de referência na área do Mar;
  • Reforçar o networking e construir relações de partenariado internacional entre o Cluster e outros clusters marítimos com vista ao aproveitamento de oportunidades de cooperação e de negócio entre parceiros;
  • Promover a visibilidade de Portugal e do Mar junto de media internacionais especializados nos domínios do conhecimento e da economia do mar.

 

2. Ficha Resumo

 

Designação do Projecto:  INTER-MARES 
Promotor:  OCEANO XXI - Associação para o Conhecimento e Economia do Mar 
Domínio de Intervenção: Internacionalização e Outros Factores de Competitividade para as PME
Área(s) de Intervenção:

Promoção, divulgação e imagem de regiões e sectores

Área(s) de Projecto: • Afirmação da imagem de Portugal
• Promoção internacional de regiões, sectores, clusters e pólos de competitividade e tecnologia


3. Actividades

O projeto integra um conjunto de actividades coerentes e convergentes com o corpo de objectivos apresentado, nomeadamente as seguintes:

i) Integração em Redes e Parcerias Internacionais do Cluster através da realização de momentos de trabalho com outros clusters marítimos europeus para explorar oportunidades de cooperação

ii) Acompanhamento por parte de órgãos de Comunicação Social das principais actividades realizadas pelo projeto de forma a assegurar a sua difusão junto d epúblicos alvo e do público em geral

iii) Participação em feiras internacionais de forma a promover produtos nacionais e a capacidade tecnológica dos centros nacionais na área da economia do Mar (Salón Maritima – Paris 2012; Ocean Business – Southampton 2013)

iv) Materiais promocionais e campanha de comunicação

v) Conferências internacionais sobre a Internacionalização da economia do mar que contribuam para o melhor conhecimento de mercados alvo dos produtos nacionais e formas de internacionalização

vi) Missão de Compradores Internacionais - Organização da vinda a Portugal de compradores internacionais oriundos de diferentes países cujos mercados apresentam potencial interesse de negócio para as empresas nacionais e para os centros de I&D que desenvolvem produtos e serviços nas áreas da economia do Mar. Estas missões prevêem a realização de reuniões e visitas comerciais, de acordo com um programa previamente organizado, e visam potenciar oportunidades concretas de negócio e ou de cooperação entre empresas nacionais e estrangeiras.

Atendendo á importância da actividade Missão de Compradores Internacionais apresenta-se seguidamente com maior detalhe o conteúdo desta actividade.

Para apoio à realização das missões será disponibilizado aos compradores internacionais um perfil das empresas e centros de I&D a contactar e a visitar, tornando mais eficaz os contactos profissionais e o desenrolar do networking.

O programa das missões organiza-se em três subcomponentes principais:

  1. Bolsa de Contactos 
  2. Sales Pitch
  3. Visitas organizadas a empresas e centros de I&D

Para a Bolsa de Contacto, é feito o match-making entre oferta portuguesa em diferentes domínios da economia do Mar e a procura internacional. Com base nessa análise cada comprador internacional terá à partida um conjunto de encontros de negócio one-to-one pré-agendados para cada dia de trabalho.

O Sales Pitch consiste em 3 ciclos, de duas horas, de apresentações de 10 minutos de empresas portuguesas sobre os seus produtos aos convidados internacionais.

As visitas organizadas a empresas e centros de I&D têm como objectivo o conhecimento mais aprofundado por parte dos convidados internacionais de alguns dos activos estratégicos, centros de conhecimento e projectos empresariais de maior potencial de internacionalização. Estes encontros decorrerão in loco nas instalações de cada organização portuguesa.

A preparação do programa de  missões de compradores internacionais segue o processo e faseamento que seguidamente se descreve:

1) Realização de sessões de trabalho com empresas e centros de I&D portugueses;

2) Recolha de informação sobre as empresas/instituições e os serviços que oferecem;

3) Definição do perfil dos potenciais parceiros prioritários e outras entidades estrangeiras  a contactar;

4) Identificação e selecção de compradoresestrangeiros e outras entidades que constituam potenciais parceiros e sistematização da informação sobre os decisores-chave em cada empresa/instituição e os contactos directos dos mesmos (incluindo email);

5) Elaboração e envio de convite para deslocação a Portugal às entidades pré-seleccionadas;

6) Apresentação de informação às empresas  nos mercados-alvo sobre o Programa da Missão e os contactos propostos;

7) Contacto telefónico de follow-up e de avaliação do interesse;

8) Elaboração um perfil corporativo completo dos 40 compradores internacionais que se deslocam a Portugal;

9) Preparação de programa individualizado de visita a Portugal para os interessados;

10) Acompanhamento da visita dos convidados durante a estadia em Portugal.


4. Resultados esperados

Os resultados esperados no final do projeto são os seguintes:

  • Reforço da inserção internacional das empresas e de centros de I&D nacionais a operar na área do Mar nos mercados internacionais;
  • Promoção dos respectivos produtos e serviços oferecidos a nível internacional;
  • Reforço da imagem e da posição internacional de Portugal em domínios da economia do Mar, aumentando a sua capacidade de atracção de novas iniciativas e investimentos neste domínio e o acesso a novos mercados;
  • Inserção do Cluster do Conhecimento e da Economia do Mar em redes internacionais de clusters marítimos contribuindo dessa forma para o melhor posicionamento das empresas e dos centros de I&D nacionais nos mercados globais dos diferentes sectores da economia do Mar.

Estes resultados são convergentes com os indicadores de resultado propostos, nomeadamente em matéria de atracção de compradores internacionais, de promoção de encontros e de contactos comerciais, de realização de workshops envolvendo empresas e centros de I&D nacionais e estrangeiras, da participação de empresas e centros de I&D em Feiras Internacionais e, ainda, do reforço da visibilidade externa do País na área do Mar.

Os resultados enunciados estão na origem de um conjunto de impactos esperados em matéria de aumento do volume de negócios e das exportações de empresas nacionais na área do Mar, quer de sectores tradicionais quer de sectores emergentes, do alargamento e diversificação de mercados, da valorização internacional do conhecimento que o País possui em alguns domínios da economia do Mar, nomeadamente, das tecnologias marinhas ou com aplicação ao meio marinho, da participação de empresas e centros de I&D nacionais em redes de cooperação internacional.

5. Execução física

As actividades relativas à “Conferência sobre Internacionalização da Economia do Mar” e “Encontros de Negócio Internacionais” foram desenvolvidas no âmbito do Fórum do Mar, que se realizou em Maio de 2012.

Os números seguintes ilustram os primeiros resultados alcançados pelo projeto “Inter-Mares”:

a) Programa de Conferências e Workshop

Foram realizadas três Conferências e um Workshop que abordaram a temática do Mar em diferentes perspetivas – tecnológica, cooperação, internacionalização, segurança marítima - que no seu conjunto mobilizaram cerca de 500 participantes, ao longo de dois dias de trabalho, de acordo com as especificações seguintes:

Conferência    Organização      N.º de Inscrições    
Conferência sobre Internacionalização da Economia do Mar  Ocaeno XXI  120
Energias Renováveis Offshore   Projeto OTEO (PArceiros: INEGI, WaveEc, Oceano XXI, EnergyIn)  180
Conferência Internacional do Projeto KIMERAA (Transferência de Conhecimento para melhorar a Economia Marinha em Regiões do Espaço Atlântico) Projeto KIMERAA   100
 Workshop  Organização  N.º de Inscrições
Tecnologias para Apoio à Busca e Salvamento em Ambiente Marítimo INESC TEC 60


b) Encontros de Negócio Internacionais

Os Encontros de Negócio mobilizaram 37 representantes  de empresas, associações empresariais, clusters marítimos e de centros de I&D estrangeiros, sobretudo europeus , oriundos de mercados identificados como relevantes por parte das empresas do setor.

Estes visitantes realizaram cerca de 170 encontros de negócio com empresas e instituições de I&D nacionais, dos quais 70 foram pré-agendados e os restantes resultaram espontaneamente da dinâmica de animação do Fórum.

Os setores que verificaram maior nº de encontros foram as energias offshore, as tecnologias marinhas e os sistemas de informação e comunicação e a segurança marítima.

A análise dos resultados dos inquéritos por questionário lançados pela OceanoXXI/Market Access dirigidos respetivamente a expositores e visitantes internacionais, permitiu complementar a análise quantitativa com o seguinte conjunto de conclusões:

i) A boa composição do grupo de estrangeiros convidado, nomeadamente quanto à relevânciadas empresas representadas, à diversidade de setores e ao genuíno interesse em estabelecer contactos com congéneres nacionais;

ii) Realização de bons contactos com os expositores nacionais;

iii)Identificação de oportunidades de negócio junto dos Expositores nacionais;

iV) O elevado número de reuniões previamente agendadas e sobretudo a capacidade de organização de outros contactos e reuniões no local;

v) O lay out da Exposição sobretudo, o “lounge” central que criou um ambiente de negócios informal, muito apreciado;

- A boa associação entre as conferências e a Exposição/Feira;

- A visita guiada de apresentação inicial da Exposição/Feira;

- A presença do Senhor Presidente da República que conferiu prestígio, credibilidade e visibilidade ao evento.

- Reduzido período de preparação das visitas internacionais;

- Número de expositores por setor limitado e ausência de alguns “players” relevantes nalguns setores;

- Âmbito demasiado abrangente de setores representados;-Algumas dificuldades de contacto com alguns Expositores nacionais por insuficiência de interlocução e problemas de idioma.

O próximo programa de visitas de compradores internacionais terá lugar no âmbito da 3ª edição do Fórum do Mar a realizar entre 29 e 31 de Maio de 2013.


Por: Cátia Silva Pinto