Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

A Sustentabilidade na Construção

14.11.2011
  • Acções Colectivas , Pólos e Clusters

A procura de sustentabilidade na actividade construtiva envolve a economia, a sociedade e o ambiente. É neste contexto que a Plataforma para a Construção Sustentável promove o seminário “Estratégias de Crescimento e Internacionalização no Cluster Habitat Sustentável” no dia 16 de Novembro, no Porto.

Este evento insere-se num ciclo de seminários promovidos no âmbito do projeto âncora Centro de Competências para a Sustentabilidade do Habitat.

A Plataforma para a Construção Sustentável é a entidade gestora do Cluster Habitat Sustentável em Portugal, reconhecido desde 2009 no âmbito das Estratégias de Eficiência Coletiva (POFC/QREN). O cluster associa as atividades das indústrias da construção e da reabilitação urbana sustentável, envolvendo todas as fileiras que contribuem para a construção do nosso habitat. Adota o tema da sustentabilidade como mote para a inovação e reforço da competitividade, agregando em rede empresas de diferentes sectores, entidades do sistema cientifico-tecnológico, municípios e outros agentes.

A construção, abrangendo quer o acto de construir quer o ambiente construído, possui uma importância económica e social da maior relevância. Paralelamente, a pressão humana e os impactes ambientais das actividades construtivas e do ambiente construído existem a integração do conceito de sustentabilidade na construção. Este conceito é definido por Charles Kibert como a “criação e gestão responsável de um ambiente construído saudável, tendo em consideração os princípios ecológicos e a utilização eficiente dos recursos”.


É nesta perspectiva que actua o cluster Habitat Sustentável através da promoção de iniciativas e projectos de inovação e desenvolvimento, envolvendo em rede instituições do tecido científico e tecnológico, autarquias, associações sectoriais e a comunidade empresarial do cluster Habitat na afirmação duma especialização na área da Construção Sustentável, a contribuição para a valorização empresarial e social do conhecimento como elemento dinamizador de inovação no referido domínio, a promoção de acções de divulgação e demonstração na área da construção sustentável e das melhores práticas no uso da mesma, bem como a disponibilização de serviços no âmbito da sustentabilidade da construção.


O objectivo central para este Cluster é desenvolver uma dinâmica concertada que procure, através da inovação, da qualificação e da modernização das empresas, o reforço da sua competitividade, mobilizando para o efeito um conjunto de actores-chave, focados em áreas específicas e críticas para o desenvolvimento do Cluster. Uma questão transversal a todo o conjunto de actividades  prende-se com a sustentabilidade do ambiente construído. Entende-se que este tema é um factor crucial de promoção da inovação e competitividade no Cluster Habitat Sustentável, pelo reforço de competitividade das empresas condicionada também por um grau de exigência maior nesta área, trazida pela integração destes conceitos nos agentes de desenvolvimento do territário (as autarquias).

Este projecto é um dos 3 projectos âncora do cluster Habitat Sustentável e que complementa, como suporte para os processos de inovação com base na sustentabilidade, os outros dois projectos âncora do cluster um na área das tecnologias de construção sustentável e o outro na área dos materiais de construção sustentáveis, integrando os conceitos de sustentabilidade e reforçando a qualificação do cluster.

Pretende este projecto âncora desenvolver actividades que visam reforçar os factores de competitividade, inovação e internacionalização do Cluster Habitat Sustentável que, simultaneamente, acrescentem valor, reforcem o sector e contribuam decisivamente para a formalização de um Centro de Competências em Sustentabilidade do Habitat.

Os objectivos principais são:

  • Desenvolver um conjunto de competências em sustentabilidade do ambiente construído no cluster Habitat.
  • Mobilizar e intervir nas empresas e autarquias em termos da integração dos conceitos da sustentabilidade na construção e no planeamento urbano.
  • Recolher e disponibilizar informação estruturada com referência às boas práticas internacionais para a construção sustentável.
  • Promover a integração nas empresas de recursos qualificados para o tema para a exploração de um novo posicionamento no mercado nacional e externo.


As sinergias geradas pela criação e dinamização deste cluster permitem o estabelecimento de um ambiente propiciador de troca de conhecimentos e experiências, onde ganham consistência as questões ligadas à melhoria de competitividade, à criação de novos produtos, processos, negócios, oportunidades, internacionalização, e ao favorecimento de parcerias, numa lógica de complementaridade e proximidade.