1. Enquadramento
Promovido pela APICER -Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica e apoiado pelo COMPETE (Programa Operacional Factores de Competitividade) no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), o projeto Cerâmica – Informar e Acrescentar Valor envolveu um investimento elegível de 377 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 264 mil euros.
O projeto visou promover a melhoria da competitividade do sector cerâmico, em alinhamento com o objetivo central da Estratégia de Eficiência Coletiva associada ao Cluster Habitat Sustentável.
2. O projeto
- Âmbito
Tendo como documento enquadrador o “Plano Estratégico para o Sector da Cerâmica em Portugal”, o projeto propôs a concretização de atividades que dessem resposta aos seguintes fatores críticos:
- a desvalorização da imagem «Made in Portugal» face a outros produtores europeus,
- o reduzido valor acrescentado dos produtos,
- a reduzida focalização no utilizador final e no serviço,
- a baixa produtividade face a países concorrentes,
- a reduzida integração de conhecimento para obtenção de novas soluções de elevado valor acrescentado e o potencial de melhoria dos processos.
Desta forma, o projeto visou uma auscultação profunda e dinâmica da realidade dos mercados internacionais, designadamente no que concerne a:
- visão estratégica das empresas,
- tendências de consumo e nos comportamentos dos consumidores,
- boas práticas de negócios e gestão.
Só assim seria possível melhorar a competitividade do sector cerâmico português e reforçar a sua notoriedade, designadamente ao nível dos mercados externos.
- Objectivos:
- Melhorar as competências de gestão das PME do sector;
- Compreender a visão estratégica das empresas em 4 países de referência (Alemanha, Espanha, França e Itália) considerados relevantes (do ponto de vista da oferta);
- Partilhar boas práticas internacionais do sector (e dos subsectores) de maneira a que as empresas portuguesas as possam enquadrar nas suas decisões estratégicas.
- Ficha Resumo
Designação do Projecto: |
CERÂMICA - Informar e Acrescentar Valor |
Domínio de Intervenção: |
Informação e representação de PME |
Área(s) de Intervenção: |
• Informação de gestão orientada para PME • Observação e vigilância para evolução de actividades económicas • Representação em organizações comunitárias e internacionais
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Área(s) de Projecto: |
• Informação sobre mercados, tecnologias e financiamento; • Programas de observação e vigilância de base regional ou sectorial; • Participação e realização de actividades de organizações internacionais. |
Actividades:
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• Guia de Boas Práticas de Gestão Estratégica na Indústria Cerâmica Europeia; • Portal Cerâmica.net; • Participação em organismos europeus. |
- Descrição
• 1. Guia de Boas Práticas de Gestão Estratégica na Indústria Cerâmica Europeia
Tendo por objetivo apoiar as empresas do sector da cerâmica na definição das suas opções estratégicas, bem como ajustar a atuação da sua estrutura associativa, a APICER desenvolveu um trabalho de pesquisa ao nível das práticas de gestão adotadas no sector em quatro países europeus relevantes para a indústria portuguesa: Alemanha, França, Itália e Espanha.
Embora se tratem de realidades diferentes, particularmente no que respeita ao comportamento dos mercados e dos respectivos agentes económicos, foi possível agregar um conjunto de informações relevantes que permitiu elencar recomendações de extrema utilidade para as empresas, orientando-as no seu trajeto de desenvolvimento e internacionalização.
O Guia contém ainda uma contextualização desses mercados, fornecendo ao leitor uma visão atual da tipologia de consumos e dos principais produtos comercializados nos vários subsectores da cerâmica, assim como as tendências import/export.
2. Portal Cerâmica.net
O Portal da Cerâmica, disponível em www.ceramica.pt é uma plataforma tecnológica capaz de proporcionar às empresas do sector da cerâmica e às suas estruturas de apoio, o conhecimento e a interacção entre profissionais, clientes, parceiros e fornecedores que compartilham de interesses comuns nos mais variados domínios, divulgando informação de carácter estrutural e conjuntural necessária à transformação dos seus modelos de negócio e ao aumento da competitividade.
O Portal está também disponível em Inglês nos principais menus de consulta, permitindo o acesso à informação por parte de qualquer entidade estrangeira, pelo que poderá constituir uma importante ferramenta no processo de internacionalização do sector.
O Portal é um instrumento dinâmico e interactivo, integrando várias funcionalidades, que incluem:
- Informações relevantes sobre o sector (caracterização e perspectivas de evolução), mercados (nacionais e internacionais) e produtos;
- Directório de Empresas dividido por subsectores e por localização, onde se pretende divulgar informações de carácter geral das empresas, possibilitando o estabelecimento de contactos directos;
- Estudos publicados pela APICER e projectos desenvolvidos no sector da Cerâmica de interesse para o tecido empresarial, promovidos por diversas entidades ligadas ao sector, o que permite a utilização e potenciação de toda a documentação produzida, a nível nacional e internacional, pela disseminação dos produtos concebidos e partilha de informação;
- Links e contactos úteis ao sector da cerâmica.
Com o objectivo de apoiar as empresas na alteração dos seus modelos de gestão e opções estratégicas, o Portal da Cerâmica disponibiliza uma ferramenta inovadora – uma análise comparativa –, baseada nos princípios de benchmarking. Trata-se de um sistema de avaliação de desempenho ao nível de vários domínios da gestão que possibilita às empresas, em qualquer momento, por comparação com outras do mesmo sector e dimensão ou outras, orientar as suas opções estratégicas de desenvolvimento.
Destacam-se ainda duas funcionalidades que se revestem de uma relevância estratégica: o Observatório para a Competitividade e o Observatório de Emprego e Formação, que funcionam como plataformas de informação e conhecimento da evolução do sector e das empresas.
O Portal contém ainda uma Plataforma de Negócios, um espaço privilegiado de comercialização a nível nacional e internacional. Esta Plataforma coloca em contacto potenciais clientes de todo o mundo com empresas nacionais através de um sistema de divulgação de oportunidades de negócios aos quais as empresas podem responder despoletando a subsequente negociação.
As ações - “Portal Cerâmica.net” e “Guia de Boas Práticas de Gestão Estratégica na Indústria Cerâmica Europeia” foram concluídas durante o mês de Outubro de 2012.
3. Resultados e Impacto
No contexto da União Europeia Portugal é o principal produtor de cerâmica de mesa e de louça sanitária, o quarto produtor de pavimentos e revestimentos e o sexto produtor de telha cerâmica. No entanto, a sua importância reduz-se significativamente quando avaliada em termos do valor da sua produção.
Através deste projeto aliou-se a tradição da cerâmica portuguesa a boas práticas de gestão, à inovação dos processos e dos produtos, ao melhor conhecimento dos mercados, de novos nichos e tendências de consumo, à aposta no marketing, comunicação e comércio eletrónico, à alteração de estratégias de negócio e dos referenciais de gestão.
Quer seja pela dimensão, pela importância estratégica no sector - a nível europeu e até mundial - pelo volume de negócios ou pela dinâmica comercial e concorrencial das suas empresas, este projeto abrangeu, conforme já referido, quatro mercados de referência, designadamente, Alemanha, Espanha, França e Itália.
As ações desenvolvidas são distintas mas complementares e permitiram ter duas aproximações de uma mesma realidade:
- a auscultação da visão das principais associações empresariais sobre o sector e sobre as principais decisões estratégicas já tomadas para ultrapassar problemas das empresas do respectivo país;
- a visita a empresas de referência, de cada país, de forma a observar, discutir e avaliar as respostas concretas que as empresas já estão hoje a dar em mercados mais evoluídos.
O âmbito da investigação incidiu em áreas em que as empresas portuguesas evidenciam maiores carências: tendências, estratégia, comercial, marketing, recursos humanos, logística, produção, inovação, energia ou ambiente.
A compreensão desta realidade é um apoio fundamental para uma reflexão aprofundada sobre caminhos possíveis para o desenvolvimento do sector.
De referir que a pesquisa com uma dupla abordagem - empresas e associações empresariais - permitiu um aumento considerável da qualidade da informação e dos conhecimentos disponíveis sobre o mercado europeu (e até mundial).
4. Links
Portal da Cerâmica www.ceramica.pt
Site da APICER www.apicer.pt
Por: Cátia Silva Pinto