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Ceramica - Informar e Acrescentar Valor

12.11.2012
  • Acções Colectivas , Pólos e Clusters

Conheça a estratégia e as ferramentas que permitiram melhorar a competitividade do sector cerâmico português e reforçar a sua notoriedade, designadamente nos mercados externos.

1. Enquadramento

Promovido pela APICER -Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica e apoiado pelo COMPETE (Programa Operacional Factores de Competitividade) no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC), o projeto Cerâmica – Informar e Acrescentar Valor envolveu um investimento elegível de 377 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 264 mil euros.

O projeto visou promover a melhoria da competitividade do sector cerâmico, em alinhamento com o objetivo central da Estratégia de Eficiência Coletiva associada ao Cluster Habitat Sustentável.


2. O projeto

- Âmbito

Tendo como documento enquadrador o “Plano Estratégico para o Sector da Cerâmica em Portugal”, o projeto propôs a concretização de atividades que dessem resposta aos seguintes fatores críticos:

  • a desvalorização da imagem «Made in Portugal» face a outros produtores europeus,
  • o reduzido valor acrescentado dos produtos,
  • a reduzida focalização no utilizador final e no serviço,
  • a baixa produtividade face a países concorrentes,
  • a reduzida integração de conhecimento para obtenção de novas soluções de elevado valor acrescentado e o potencial de melhoria dos processos.

Desta forma, o projeto visou uma auscultação profunda e dinâmica da realidade dos mercados internacionais, designadamente no que concerne a:

  • visão estratégica das empresas,
  • tendências de consumo e nos comportamentos dos consumidores,
  • boas práticas de negócios e gestão.

Só assim seria possível melhorar a competitividade do sector cerâmico português e reforçar a sua notoriedade, designadamente ao nível dos mercados externos.

- Objectivos:

  • Melhorar as competências de gestão das PME do sector;
  • Compreender a visão estratégica das empresas em 4 países de referência (Alemanha, Espanha, França e Itália) considerados relevantes (do ponto de vista da oferta);
  • Partilhar boas práticas internacionais do sector (e dos subsectores) de maneira a que as empresas portuguesas as possam enquadrar nas suas decisões estratégicas.

- Ficha Resumo

Designação do Projecto:   CERÂMICA - Informar e Acrescentar Valor  
Domínio de Intervenção:  Informação e representação de PME
Área(s) de Intervenção: • Informação de gestão orientada para PME
• Observação e vigilância para evolução de actividades económicas
• Representação em organizações comunitárias e internacionais
Área(s) de Projecto: • Informação sobre mercados, tecnologias e financiamento;
• Programas de observação e vigilância de base regional ou sectorial;
• Participação e realização de actividades de organizações internacionais.
Actividades:
• Guia de Boas Práticas de Gestão Estratégica na Indústria Cerâmica Europeia;
• Portal Cerâmica.net;
• Participação em organismos europeus.

- Descrição

• 1. Guia de Boas Práticas de Gestão Estratégica na Indústria Cerâmica Europeia

Tendo por objetivo apoiar as empresas do sector da cerâmica na definição das suas opções estratégicas, bem como ajustar a atuação da sua estrutura associativa, a APICER desenvolveu um trabalho de pesquisa ao nível das práticas de gestão adotadas no sector em quatro países europeus relevantes para a indústria portuguesa: Alemanha, França, Itália e Espanha.

Embora se tratem de realidades diferentes, particularmente no que respeita ao comportamento dos mercados e dos respectivos agentes económicos, foi possível agregar um conjunto de informações relevantes que permitiu elencar recomendações de extrema utilidade para as empresas, orientando-as no seu trajeto de desenvolvimento e internacionalização.

O Guia contém ainda uma contextualização desses mercados, fornecendo ao leitor uma visão atual da tipologia de consumos e dos principais produtos comercializados nos vários subsectores da cerâmica, assim como as tendências import/export.

2. Portal Cerâmica.net

O Portal da Cerâmica, disponível em www.ceramica.pt é uma plataforma tecnológica capaz de proporcionar às empresas do sector da cerâmica e às suas estruturas de apoio, o conhecimento e a interacção entre profissionais, clientes, parceiros e fornecedores que compartilham de interesses comuns nos mais variados domínios, divulgando informação de carácter estrutural e conjuntural necessária à transformação dos seus modelos de negócio e ao aumento da competitividade.

O Portal está também disponível em Inglês nos principais menus de consulta, permitindo o acesso à informação por parte de qualquer entidade estrangeira, pelo que poderá constituir uma importante ferramenta no processo de internacionalização do sector.

O Portal é um instrumento dinâmico e interactivo, integrando várias funcionalidades, que incluem:

  • Informações relevantes sobre o sector (caracterização e perspectivas de evolução), mercados (nacionais e internacionais) e produtos;
  • Directório de Empresas dividido por subsectores e por localização, onde se pretende divulgar informações de carácter geral das empresas, possibilitando o estabelecimento de contactos directos;
  • Estudos publicados pela APICER e projectos desenvolvidos no sector da Cerâmica de interesse para o tecido empresarial, promovidos por diversas entidades ligadas ao sector, o que permite a utilização e potenciação de toda a documentação produzida, a nível nacional e internacional, pela disseminação dos produtos concebidos e partilha de informação;
  • Links e contactos úteis ao sector da cerâmica.

Com o objectivo de apoiar as empresas na alteração dos seus modelos de gestão e opções estratégicas, o Portal da Cerâmica disponibiliza uma ferramenta inovadora – uma análise comparativa –, baseada nos princípios de benchmarking. Trata-se de um sistema de avaliação de desempenho ao nível de vários domínios da gestão que possibilita às empresas, em qualquer momento, por comparação com outras do mesmo sector e dimensão ou outras, orientar as suas opções estratégicas de desenvolvimento.

Destacam-se ainda duas funcionalidades que se revestem de uma relevância estratégica: o Observatório para a Competitividade e o Observatório de Emprego e Formação, que funcionam como plataformas de informação e conhecimento da evolução do sector e das empresas.

O Portal contém ainda uma Plataforma de Negócios, um espaço privilegiado de comercialização a nível nacional e internacional. Esta Plataforma coloca em contacto potenciais clientes de todo o mundo com empresas nacionais através de um sistema de divulgação de oportunidades de negócios aos quais as empresas podem responder despoletando a subsequente negociação.

As ações - “Portal Cerâmica.net” e “Guia de Boas Práticas de Gestão Estratégica na Indústria Cerâmica Europeia” foram concluídas durante o mês de Outubro de 2012.

3. Resultados e Impacto

No contexto da União Europeia Portugal é o principal produtor de cerâmica de mesa e de louça sanitária, o quarto produtor de pavimentos e revestimentos e o sexto produtor de telha cerâmica. No entanto, a sua importância reduz-se significativamente quando avaliada em termos do valor da sua produção.

Através deste projeto aliou-se a tradição da cerâmica portuguesa a boas práticas de gestão, à inovação dos processos e dos produtos, ao melhor conhecimento dos mercados, de novos nichos e tendências de consumo, à aposta no marketing, comunicação e comércio eletrónico, à alteração de estratégias de negócio e dos referenciais de gestão.

Quer seja pela dimensão, pela importância estratégica no sector - a nível europeu e até mundial - pelo volume de negócios ou pela dinâmica comercial e concorrencial das suas empresas, este projeto abrangeu, conforme já referido, quatro mercados de referência, designadamente, Alemanha, Espanha, França e Itália.

As ações desenvolvidas são distintas mas complementares e permitiram ter duas aproximações de uma mesma realidade:

  • a auscultação da visão das principais associações empresariais sobre o sector e sobre as principais decisões estratégicas já tomadas para ultrapassar problemas das empresas do respectivo país;
  • a visita a empresas de referência, de cada país, de forma a observar, discutir e avaliar as respostas concretas que as empresas já estão hoje a dar em mercados mais evoluídos.

O âmbito da investigação incidiu em áreas em que as empresas portuguesas evidenciam maiores carências: tendências, estratégia, comercial, marketing, recursos humanos, logística, produção, inovação, energia ou ambiente.

A compreensão desta realidade é um apoio fundamental para uma reflexão aprofundada sobre caminhos possíveis para o desenvolvimento do sector.

De referir que a pesquisa com uma dupla abordagem - empresas e associações empresariais - permitiu um aumento considerável da qualidade da informação e dos conhecimentos disponíveis sobre o mercado europeu (e até mundial).

4. Links

Portal da Cerâmica www.ceramica.pt
Site da APICER www.apicer.pt 

Por: Cátia Silva Pinto