Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

COMPETE aposta na internacionalização das regiões do Douro e Beira Interior

28.10.2014
  • Compete
  • Acções Colectivas

É esta a missão do projeto “Douro Estrela – In Tourism” promovido em co-promoção pelo NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda e a AETUR – Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes.

Projeto Douro Estrela – In Tourism
Projeto Douro Estrela – In Tourism

1. Síntese 

O “Douro Estrela – in Tourism”, inserido no âmbito do SIAC / COMPETE, é um projeto em co-promoção entre o NERGA – Associação Empresarial da Região da Guarda e a AETUR – Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes cujo objetivo é a promoção integrada dos territórios do Douro, Serra da Estrela e da Beira Interior, tendo por base o turismo, integrando nele os variados recursos e produtos de qualidade existentes nestas regiões.

Em 2013, o “Douro Estrela – in Tourism” contemplou diversas atividades, a saber, diversos seminários temáticos, uma visita de 25 prescritores às regiões envolvidas neste projeto e ainda, uma ação de promoção externa direcionada para o mercado norte-americano, com finalidade de promover o território Douro e Estrela, através dos seus produtos turísticos prioritários (Touring Cultural, Turismo de Natureza, Gastronomia e Vinhos).

Entre as iniciativas realizadas em 2014, destaca-se, a vinda em maio, de 25 agentes económicos, nomeadamente importadores e operadores turísticos ao território de intervenção deste projeto, com o objetivo de estabelecer parcerias comerciais com empresas turísticas e produtores regionais, em especial da fileira agroalimentar (vinhos, azeites, queijos ou enchidos).

Durante uma semana, este grupo teve oportunidade de conhecer também alguns dos mais emblemáticos locais dessas regiões, como os museus dos Descobrimentos, Judaico, de Lamego e do Douro, as aldeias históricas de Belmonte, Sortelha, Linhares, Almeida e Castelo Rodrigo, o Mosteiro de São João de Tarouca, as caves do Vinho da Murganheira, a reserva da Faia Brava, como ainda realizar uma viagem de comboio pela Linha do Douro.

A vinda desses agentes económicos permitiu alcançar já alguns resultados, como comprovam os vinhos exportados para a Colômbia ou os fumeiros e queijos expedidos para o Brasil e para os Estados Unidos da América.

Posteriormente a esta visita, o projeto Douro e Estrela – in Tourism promoveu, de 2 a 4 de junho, os vinhos produzidos nas regiões do Douro e da Beira Interior na London Wine Fair 2014, num importante incentivo para fomentar a comercialização dos néctares desses territórios.

Caves Santa Marta, Vinhos Martha, Álvaro Martinho e Vinhos Bom Viver, da Região Demarcada do Douro, Quinta dos Termos, Quinta dos Currais, Adega do Fundão, Quinta da Caldeirinha e Vinhos Andrade de Almeida da Beira Interior foram os produtores presentes neste certame internacional onde se reuniram mais de 12 mil profissionais do sector.

A participação dos produtores neste certame resultou num apreciável sucesso, dado o número de contatos estabelecidos e os negócios concretizados.

Raio-X ao projeto

Designação do Projeto: Douro Estrela - In Tourisme

Domínio de Intervenção: Internacionalização e Outros Fatores de Competitividade para as PME

Área (s) de Intervenção:

  • Promoção, divulgação e imagem de regiões e sectores
  • Cooperação interempresarial

Área(s) de Projeto:

  • Afirmação da imagem de Portugal e promoção internacional de regiões, sectores, clusters e pólos de competitividade e tecnologia
  • Promoção e criação de redes e outras formas de cooperação entre empresas

 

2. Enquadramento no COMPETE

2.1 Cofinanciamento

O “Douro Estrela – in Tourism” foi aprovado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC).

O projeto envolveu um investimento elegível na ordem dos 452 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER na ordem dos 316 mil euros.

2.2 Testemunho do Promotor

“Os territórios que integram o projeto “Douro e Estrela in Tourism” evidenciam uma grande variedade de recursos de inegável apetência comercial e sobretudo turística, assentes no Vale do Douro Vinhateiro, no Parque Arqueológico do Vale do Côa, nos Parques Naturais do Alvão, d0 Montesinho, do Douro Internacional e da Serra da Estrela, onde os largos horizontes, a pureza do ar e os valores ambientais são elevados a um patamar grandioso.

Assim, estes valores naturais, corporizam, a par do Touring Cultural e Paisagístico e da Gastronomia e Vinhos, os produtos turísticos estratégicos em que se sustenta um território diverso e cultural compreendendo o património religioso, histórico-militar, com as fortalezas e castelos, a Rede de Aldeias Históricas e Vinhateiras, os Bens culturais Património da Humanidade, os recursos hídricos e termais, a grande variedade de produtos alimentares de qualidade, como os queijos, vinhos mundialmente reconhecidos, enchidos, azeite, compotas, doces e frutos secos, entre outros, que se expressam numa rica gastronomia e alojamento de elevada qualidade.

Dar visibilidade interna e externa a estes produtos e às empresas que os suportam constitui uma intervenção prioritária em termos de desenvolvimento territorial, procurando em paralelo qualificar os diversos agentes envolvidos neste processo, como as empresa e as associações.

Trazer opinnion maker´s e agentes económicos ao território e pô-los em contacto com toda esta realidade e colher as suas impressões sobre a valia destes produtos, traduzida em artigos de opinião e novas encomendas, bem como levar os produtos a Nova Iorque, Washington e Londres e envolver neste processo a prestigiada National Geografic, é porventura o melhor apoio que se pode dispensar aos múltiplos atores que aqui persistem no desenvolvimento das atividades atrás referidas, abrindo, como está a acontecer, firmes oportunidades ao empresariado destas regiões.

Importa ainda realçar que só numa abordagem territorial alargada como a presente, faz sentido estruturar este tipo de intervenções, as quais, entre outras virtudes, implicam maior aproximação na cooperação entre um variado leque de entidades públicas e privadas, aliás matéria reconhecidamente assumida pelo COMPETE que muito tem valorizado este modelo cooperativo”.

Álvaro Estêvão, Secretário Gera do NERGA


3. Links

Para melhor conhecer este projeto, sugere-se a visita ao site e à página no facebook.

Site: www.projeto.douroestrela.com

Facebook: www.facebook.com/douro.estrela

 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem 

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.                                                                   

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem