> Castelo Branco | José Miguel Gago da Silva, Professor Doutorado em Design | ESART - IPCB
“Este projeto serviu para despertar nos alunos o interesse pelo Design como ferramenta social. A disciplina de Design numa aplicação para além da vertente estética. Por meio de fases que envolveram um diagnóstico ás empresas e seus produtos os alunos puderam intervir sobre um problema e assim dar um contributo valioso para o tecido empresarial. O realce é dado ao processo de Design utilizado na definição de um problema seguido por todo um projeto munido de ferramentas conceptuais e técnicas capazes de apresentar um contributo com mais valor acrescido não só na comunicação, mas também no modelo de negócio da empresa. O programa Design + valor entra em linha com um novo posicionamento do Designer, não um mero profissional com competências baseadas apenas numa vocação mas um profissional com uma sólida base de projeto orientado para serviços de consultadoria cada vez mais especializados.”
> Évora | José Fialho, Diretor Comercial | Fialho & Irmão, Lda.
“Considero o projeto +Design +Valor um projeto inovador pelas características de aproximação do meio empresarial à Universidade, com o desenvolvimento de uma parceria que visava fundamentalmente intervenções assertivas, numa perspetiva de valorização de competências específicas na área do Design, facultando novas ferramentas que potenciem uma melhoria da empresa , tanto ao nível da sua imagem corporativa como também dos meios de divulgação da empresa.”
> Portalegre | Daniela Conceição | Terrius, Marvão
“O Projeto +Design +Valor teve as suas mais-valias para nós, alunos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Portalegre, como também para as empresas.
Com este projeto podemos ter uma primeira experiência profissional, um primeiro contacto com uma empresa/cliente e uma excelente oportunidade do nosso trabalho ser divulgado. Como alunos do último ano de licenciatura tivemos em conta que teríamos de ter o máximo de profissionalismo e adotar todo o nosso conhecimento nestes três anos, pois só assim poderíamos mostrar o que valemos enquanto designers.
Em relação às empresas, criou-se a oportunidade de experimentarem uma intervenção de Design e, desta forma, poder mostrar-lhes o quão é valiosa esta intervenção e o próprio Designer, pois são uma ajuda para a divulgação tanto da própria empresa como dos seus produtos e serviços.
Na minha opinião, foi uma boa experiência pois pode-se considerar que foi uma preparação para a realidade empresarial.”
> Portalegre | Ana Paula Gaspar, coordenadora da Licenciatura em Design de Comunicação
“O projeto + Design + Valor serve de ponto de partida para uma maior interligação entre as empresas e as escolas superiores em cuja oferta formativa se lançam no mercado de trabalho um número considerável de potenciais profissionais que permitem impulsionar novos modos de pensar e de tornar possível um país empreendedor e com maior capacidade de respostas ao nível da aquisição de saberes e de produção qualificada.
Assim este projeto poderá ainda ter um maior impacto se as próprias empresas contribuírem elas próprias para esta dinâmica que +Design +Valor adquirem na sociedade.
Contudo, a iniciativa tem a sua mais-valia e demonstra um esforço por criar interdisciplinaridade entre instituições de ensino e os potenciais empregadores ou futuros empreendedores.”
|