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COMPETE promove as empresas portuguesas

12.09.2011
  • Acções Colectivas

COMPETE apoia a presença de empresas nacionais na 2.ª edição de 2011 da Maison & Objet.

Decorre de 9 a 13 de Setembro, em Paris a Maison & Object, uma das principais mostras de decoração, que marca as tendências para os profissionais dos sectores confluentes (nomeadamente, mobiliário, iluminação, design de interiores, têxteis lar).

O seu posicionamento de alta gama e a sua oferta única em todos os sectores que abrange, permite a este evento atrair cada vez mais novos expositores e alcançar a lealdade dos expositores frequentes. A Feira Maison & Objet não se apresenta apenas como uma mostra para os novos produtos de cada estação, mas também como uma plataforma de negócios, sendo para muitos expositores as únicas alturas do ano onde se torna possível contactar todos os seus clientes.

A sua relevância no universo decorativo justifica a aposta das empresas nacionais ali presentes (49), e o apoio do COMPETE através de 3 projectos conjuntos e de um projecto individual, no âmbito da Sistema de Incentivos Qualificação PME, garantindo 55% do total das empresas presentes.

São 14 as empresas agregadas ao projecto da APIMA| INTERFURNITURE 2011: A.F.S.C/SERIP; NOVIBELO; CARVING; COLUNEX; PRECIOUS CHOICE; RECUPERADORES PACHINHA; HOMES IN HEAVEN; JLC- J.M. LEITE DE CASTRO; JOÃO ANDRADE E SILVA; MAMBRO FACTORY; MORDOMIAS; PAULO RAMUNNI; POLO JCP; TRASTES E CONTRASTES.

A Associação Portuguesa das Indústrias de Mobiliário e Afins (APIMA) surgiu em 1984 e representa Portugal na UEA (Union Europeenne de L' Ameublement). Esta confederação europeia da indústria de mobiliário e presidente da WFO (World Furniture Organization), fornece importantes dados estatísticos sobre o posicionamento actual de cada país neste sector. A sua rede de "networking" permite também aceder a importantes bases de dados actualizadas sobre os principais compradores referenciados em cada país, de acordo com cada estilo de mobiliário, o que contribui de forma efectiva, eficaz e complementar aos serviços que a APIMA coloca ao serviço da indústria.

O projecto INTERFURNITURE 2011, onde se insere a presença na Maison & Object pretende contribuir para o aumento de competitividade das PME e do sector que a APIMA representa, mediante um conjunto estruturado de acções no plano internacional (participação em feiras internacionais e a realização de missões empresariais).

O slogan do INTERFURNITURE (Portugal, a name to remember) é elucidativo daquilo a que se propõe: afirmar Portugal como um país produtor por excelência para que, no momento de tomada de decisão de compra, o Made In/Made By Portugal esteja no topo das preferências. 

A Associação dos Industriais Portugueses de Iluminação (AIPI) é responsável pela mobilização de 8 empresas: CANDIBAMBU; CCASTRO LIGTHING; CUTIPOL; G.MEXIA; MANUEL MARQUES HERDEIROS; IVO CUTELARIAS; LATOARIA PONTE ROL; SILAMPOS.

Constituída 1997, a AIPI definiu a internacionalização das empresas portuguesas do sector, como uma das grandes linhas orientadoras da sua actividade, dado ser esta uma das necessidades prementes do sector em virtude da dependência da grande maioria das empresas do mercado nacional.

A participação na Maison & Object reveste particular importância uma vez que o mercado francês ocupa o 1º lugar no topo do ranking das exportações do sector, com uma quota de 37%, pelo que é estratégia das empresas dar continuidade à sua presença neste certame, com o objectivo de aqui consolidar e aumentar as suas vendas.

São 4 as empresas que aceitaram o convite FROM PORTUGAL da Selectiva Moda - Associação de Promoção de Salões Internacionais de Moda (ASM). Esta entidade foi constituída em 1992, como entidade sem fins lucrativos, resultante de um acordo de parceria entre a APIM - Associação Portuguesa das Indústrias de Malhas e de Confecção e a Federmaille. Depois da fusão entre associações nacionais da área do têxtil, é participada actualmente pela ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e pela ANIL - Associação Nacional indústria de Lanifícios.

O projecto onde se integra esta participação na 2ª edição de 2011 da Maison & Objet, tem por objectivo incrementar as exportações nacionais, através da promoção internacional de empresas da área do sector têxtil e de vestuário nacional, dos têxteis técnicos e no geral da Fileira da Moda, incluindo o têxtil-lar e as suas diversas aplicações na Casa e na decoração, dos tecidos, dos fios e da cordoaria e ainda áreas conexas como a cerâmica, a cutelaria, e outros produtos em que o Factor Moda é essencial e que complementam o produto têxtil, como por exemplo, produtos para o banho.

A presença da Docofil – Sociedade Têxtil, Lda, na Maison & Objet considera a estratégia de internacionalização da empresa. A empresa constituída 1987, dedicando-se desde logo à fabricação de produtos têxteis para o lar.

Tendo definido no seu plano estratégico de evolução como primordial o acesso aos mercados externos numa gama média/alta, todos os investimentos realizados obedecem a esse plano, apostando sempre na aquisição de equipamentos tecnologicamente inovadores que lhe permitam elevada produtividade, flexibilidade e qualidade e a fabricação de artigos que tenham um significativo valor acrescentado, evitando a concorrência com produtos de baixo preço.

O mercado externo (Europa e EUA) representa mais de 90% do volume de vendas da DOCOFIL.