Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Competitividade Responsável

14.05.2012
  • Acções Colectivas

Potenciar as sinergias existentes entre empresas industriais e instituições das fileiras têxtil, vestuário e calçado, contribuindo para a sua sustentabilidade e competitividade à escala global.

Competitividade Responsável

Na Semana da Competitividade Responsável (CR), de 28 de Maio a 3 de Junho, divulgam–se os resultados do projecto Competitividade Responsável (CR), promovendo simultaneamente o debate e a partilha de experiências e conhecimento em torno das cinco áreas temáticas abrangidas pelo projeto.

Um projecto estruturante no âmbito do Pólo da Moda, procura estimular a cooperação entre entidades que atuam e têm fortes competências nos sectores de actividade da fileira moda, disponibilizar às empresas do sector um conjunto de instrumentos que potenciem a sua competitividade.

Apoiado no âmbito das Acções Colectivas do COMPETE, o projecto envolve um investimento de 2.4 milhões de euros, correspondendo a 1.5 milhões de euros de incentivo FEDER, é promovido pelo Centro Tecnológico do Calçado de Portugal (CTCP) em parceria com Centro Tecnológico das Industrias Têxtil e Vestuário de Portugal (CITEVE), a Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção (ANIVEC/APIV) e a Associação Nacional dos Jovens Empresários.

O projecto tem por objectivos gerais : aumentar a competitividade da Indústria da Moda de valor acrescentado no mercado global; consolidar e manter o ritmo de crescimento de certos segmentos da Indústria da Moda Portuguesa; contribuir para o lançamento de novos produtos de elevado valor acrescentado pelas empresas de modo a entrarem em novos mercados e consolidarem a posição nos actuais; consolidar e dinamizar as relações/parcerias inter-empresas e empresas e entidades do sistema científico e tecnológico; contribuir para o lançamento de novos serviços pelas entidades do sistema científico e tecnológico dirigidos e adequados às entidades industriais.

Para concretizar estes objectivos identificaram-se áreas prioritárias de intervenção nas empresas do sector da moda: Responsabilidade Social, Desenvolvimento Sustentável, Eficiência Energética, Certificação de Empresas e Produtos Ferramentas para a Produtividade.

Nestas áreas são desenvolvidos e às empresas do sector da moda um conjunto de ferramentas, guias, estudos, soluções que contribuam claramente para a competitividade responsável. É também objeto do projeto criar condições para que no futuro as empresas continuem a ter um acesso simplificado e célere à informação e à integração na sua atividade dos instrumentos disponibilizados.

Para a operacionalização das atividades e ações definidas serão colocadas em prática pelas entidades envolvidas, um conjunto de valências técnicas e humanas, e físicas,  que garantem o alcance das metas e objetivos propostos com sucesso.

Sendo a indústria da moda nacional e europeia são alvo de grandes transformações a nível produtivo e de modelos de negócio, assim como de uma feroz concorrência, de um vasto conjunto de segmentos de mercado e de uma exigente e diferenciada paleta de consumidores bastantes fugazes e sazonais e em alteração constante. Este projeto responde a este desafio dando-lhes mecanismos e ferramentas que permitirão às empresas e entidades do sector atuar de modo competitivo responsável e sustentável no conjunto de áreas de intervenção e as quais deverão no final conduzir à obtenção de resultados positivos.