1. Enquadramento
• Promotores
O EMPREENDER+ é um projeto privado promovido, em parceria, entre a AIDA - Associação Industrial do Distrito de Aveiro e a ANEME - Associação Nacional das Empresas Metalúrgicas e Eletromecânicas.
|
• Financiamento
Apoiado pelo COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade, o projeto insere-se no Sistema de Apoio a Acções Colectivas (SIAC). O projeto “Empreender +” envolveu um investimento elegível de cerca de 438 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de cerca de 307 mil euros.
|
• Testemunho do promotor
Segundo as palavras de Elisabete Rita, Directora Geral da AIDA, "o EMPREENDER+, projeto apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, tem desenvolvido um conjunto de ações, visando dinamizar uma atitude empreendedora junto de atuais e futuros empresários, sensibilizá-los para a implementação de práticas de gestão orientadas para a criação de valor e diferenciação, através da inovação sistemática em marketing, organização, processos, produtos e serviços, como fatores determinantes na manutenção e reforço da sua competitividade internacional, bem como para a adoção de práticas de I&D e propriedade industrial.
A realização deste projeto, possibilitou, à AIDA e à ANEME um melhor conhecimento da realidade das empresas ao nível da certificação I&DI e Propriedade Industrial, através da realização de Inquéritos de diagnóstico, bem como o desenvolvimento de manuais de apoio à implementação destas práticas.
De referir que, tratando-se de temáticas ainda pouco valorizadas pela grande maioria das PME Portuguesas, sem o financiamento por parte do COMPETE, seria uma missão “quase impossível” captar empresas para a participação nas várias iniciativas (workshops, sessões interempresariais e seminários de boas práticas). De destacar o workshop e sessões interempresariais realizadas nas próprias empresas, que têm proporcionado um contacto direto com a sua realidade, projetos, experiências, organização, ambições e dificuldades, bem a partilha de conhecimento entre os empresários presentes.
O apoio do COMPETE a este projeto tem sido, assim, essencial no sentido de disseminar conhecimento e boas práticas de gestão, entre o tecido empresarial, de introduzir na cultura empresarial um espírito de maior abertura para o trabalho em parceria e cooperação empresarial, reforçando a capacidade competitiva das PME e de resposta à exigência dos mercados de consumo."
|
2. Descrição do projeto
Cofinanciado pelo COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade e pelo FEDER, o projeto EMPREENDER+ enquadra-se no domínio de intervenção Inovação e Empreendedorismo, dentro das áreas de intervenção Empreendedorismo e espírito empresarial, Inovação tecnológica, organizacional e de marketing, e Propriedade Industrial do SIAC (Sistema de Apoio às Acções Colectivas).
> Objetivos Estratégicos:
- Criar um conjunto de ações e dinâmicas que, pela sua natureza e grau de notoriedade, permitam dinamizar uma atitude empreendedora junto de atuais e futuros empresários, e torná-los sensíveis à necessidade de uma aceitação do risco como algo intrínseco da dinâmica atual da economia global;
- Sensibilizar os empresários para práticas de gestão orientadas para a criação de valor e diferenciação, através da inovação sistemática em marketing, organização, processos, produtos e serviços, como factores determinantes na manutenção e reforço da sua competitividade internacional;
- Sensibilizar os empresários para a adoção de práticas de investigação e desenvolvimento, valorização da sua atuação e cooperação em rede e com entidades do SCT (Sistema Cientifico e Tecnológico), e de proteção através de patentes e outros meios, da propriedade industrial fruto desse esforço. Estas práticas inserem-se no reforço da criação de valor ao nível sobretudo de processos e produtos, contribuindo para a competitividade destas empresas.
> Objetivos Operacionais:
- Sensibilizar empresários para a importância de uma atitude empreendedora e de inovação sistemática nas empresas;
- Contribuir para o início de processos de internacionalização de novas empresas;
- Contribuir para a criação de novas empresas e spin-off de empresas existentes;
- Divulgar boas práticas de gestão no tecido empresarial sobre empreendedorismo, internacionalização e gestão da I&DI;
- Criar redes de partilha de conhecimento, experiências e cooperação entre empresas;
- Apoiar PME no processo de transição para adoção de novas práticas de gestão em linha com os objetivos do projeto;
- Fomentar a partilha de informação e aprendizagem contínuas como uma atitude e necessidade intrínseca no que respeita a sustentabilidade dos negócios.
> Atividades
Visando a concretização dos objetivos acima referidos serão desenvolvidos 3 grandes grupos de atividades, a saber:
1. Empreendedorismo e espírito empresarial;
2. Inovação tecnológica, organizacional e marketing;
3. Propriedade Industrial.
Atividade 1: Empreendedorismo e Espírito Empresarial
Esta atividade tem o objetivo de difundir boas práticas e metodologias de ação para a criação de desenvolvimento de negócios com enfoque no mercado global, quer através do desenvolvimento de workshops, quer da realização de sessões de trabalho, em empresas, consideradas um exemplo ao nível da criação e internacionalização do seu negócio. Pretende-se, assim, proporcionar um contacto direto com a realidade de empresas de sucesso e a partilha de conhecimento entre os empresários presentes e especialistas em criação e internacionalização de empresas.
|
Atividade 2: Inovação tecnológica, organizacional e marketing
Esta atividade visa obter uma caracterização da situação atual das empresas, em termos de certificação de I&DI, dificuldades, e vantagens decorrentes, bem como desenvolver um estudo que servirá para disseminar estas boas práticas de gestão no tecido empresarial nos domínios da I&DI, e definir um guião, passo a passo, sobre como implementar processos de gestão conducentes à obtenção de uma certificação da empresa em I&D.Serão ainda realizadas sessões interempresariais, que visam a partilha de conhecimento entre empresários e especialistas e sessões de apresentação e disseminação de casos de boas práticas de modelos de negócios inovadores, sendo convidados empresários, que venham contar a sua história de sucesso empresarial, na perspetiva de como o processo de gestão orientado para as práticas de I&DI lhes permitiu atingir resultados de maior competitividade da empresa em mercados externos.
|
Atividade 3: Propriedade Industrial
Esta atividade visa sensibilizar e informar o tecido empresarial para as vantagens da adoção de boas práticas nesta área, através da realização de sessões de sensibilização, bem como elaborar um inquérito com a finalidade de obter um perfil de caracterização da sua situação atual em termos da gestão da propriedade intelectual e registo de patentes. Esta atividade vai culminar na elaboração de um relatório de inquérito, e servirá para disseminar as boas práticas de gestão no tecido empresarial nestes domínios.
|
> Resultados Esperados
A articulação entre estas ações permitirá ao projeto EMPREENDER + imprimir uma forte dinâmica, no território e junto dos atuais e futuros empresários, em torno da importância do empreendedorismo, inovação e I&D como forma de aquisição de vantagens competitivas sustentadas que lhes permitam competir no mercado global.
Esta dinâmica resultará de ações de networking, sensibilização e disseminação de informação, visitas e conhecimento de boas práticas, e de uma acentuada partilha de conhecimento e experiências em rede entre empresários.Neste contexto, os resultados que se pretendem com a globalidade do projeto é que as empresas e empresários, ao adquirirem mais informação nos domínios das diferentes áreas de intervenção do projeto, comecem a assimilar e interiorizar essas práticas nas suas empresas, tornando-as endógenas, contínuas e sistemáticas.
> Links
Visite o site do projeto em http://aida.pt/projectos/empreendermais.html
Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem
|