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Green Biz | Projeto apoiado pelo COMPETE promove negócios mais verdes e responsáveis

19.06.2014
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  • Acções Colectivas

Promovido pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, o Green Biz foi desenhado com o intuito de alertar empresários, gestores e colaboradores para a crescente necessidade das empresas pautarem a sua atividade por princípios de desenvolvimento sustentável. 

Projeto Green Biz
Projeto Green Biz

Entre os paradigmas veiculados destacam-se, ao nível da sustentabilidade, aqueles que impedem que a competitividade ultrapasse as preocupações sociais e, ao nível ambiental, aqueles que encaram a produção e utilização de energias renováveis como um dever empresarial. 

1. Apoio do COMPETE

a. Financiamento

Com início em maio de 2009 e término em abril de 2011, o projeto “Green Biz” envolveu um investimento elegível no valor de 455.225 euros, a que corresponde um incentivo FEDER de 318.657 euros.

b. Enquadramento

O projeto “Green Biz” foi promovido pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade, inserindo-se no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas. 

c. Testemunhos do Promotor

Segundo Mário Genésio, da ANJE, “o projeto Green Biz revelou-se uma excelente via de promoção do empreendedorismo sustentável. Concluído este vasto programa, que atuou sobretudo junto das PME e dos jovens empresários, a ANJE congratula-se por ter despertado na comunidade empresarial a consciência de que a redução dos impactos ambientais da atividade económica, além de necessária, deve ser considerada um fator de competitividade para as empresas e até uma oportunidade de negócio para os empreendedores.O Green Biz revelou-se ainda um sucesso ao nível ao nível da promoção da diversificação energética e da divulgação de boas práticas empresariais. De resto, o projeto diferencia-se também pelas marcas que deixa, não apenas no que concerne aos bons exemplos empresariais reconhecidos, mas também no que respeita ao material informativo produzido, com especial ênfase para os manuais práticos e para o Código de Ética produzido. Este último promete, inclusive, permanecer enquanto referencial e modelo comportamental da nova geração de empresários”. 

 

2. Âmbito 

O projeto “Green Biz” teve como objetivo promover no universo das PME a reflexão sobre as suas práticas organizacionais, no quadro da Eficiência Energética e Responsabilidade Social, evidenciando e estimulando a adoção de práticas mais responsáveis, indutoras do desenvolvimento sustentável das organizações e da sociedade.Domínio de intervenção: Energia, Ambiente e Responsabilidade Social. 

Áreas de Intervenção: 

  • Eficiência e diversificação energéticas.
  • Ambiente e desenvolvimento sustentável.
  • Promoção de responsabilidade social das empresas.

As atividades desenvolvidas no âmbito do projeto “Green Biz” enquadraram-se em dois grandes eixos de intervenção: 

  • Ambiente - na perspetiva de explorar novas fontes de energias renováveis, com vista ao desenvolvimento sustentável.
  • Responsabilidade Social das Empresas - na perspetiva de um país competitivo, mas socialmente responsável.


3. Objetivos: 

a. Gerais:

  • Promoção e difusão de novas oportunidades de produção de energias renováveis.
  • Campanhas de sensibilização para a eficiência energética.
  • Sensibilização para novas práticas ambientais em empresas.
  • Campanhas de promoção da responsabilidade social de empresas.
  • Preparação de empresas para novos requisitos comunitários e nacionais.

b. Específicos:

Ação I - Conferência "TAG - THINK & ACT GREEN"

> Disseminação de boas práticas ao nível da eco-eficiência de forma a melhorar, de modo contínuo, o desempenho ambiental das empresas portuguesas, procurando também prevenir e reduzir duma maneira sistemática os respetivos impactes ambientais e privilegiando a adoção das melhores técnicas disponíveis.

> Apreender novas formas de utilizar, racional e eficientemente, os recursos naturais e a energia.

> Apreender novas formas de minimizar a produção de resíduos e privilegiar a valorização dos resíduos gerados, assegurando que os restantes são encaminhados para destino final adequado.

> Disseminação do espírito eco eficiente entre os empresários, contribuindo para a adoção de comportamentos e práticas ambientalmente responsáveis e fazendo deles agentes de influência sobre fornecedores de produtos e serviços.

> Contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas ou privadas e de programas governamentais neste âmbito.

Ação II – Produção de publicações e manuais práticos

> Informar e disseminar os novos requisitos comunitários e nacionais derivados da regulamentação ambiental para que a empresa integre a gestão ambiental na gestão global da empresa, assumindo a eco-eficiência como referencial de gestão.

> Contribuir para que as empresas portuguesas compreendam e cumpram a legislação e regulamentação ambiental aplicável e os compromissos ambientais que tenham subscrito, procurando preparar-se antecipadamente para a aplicação de novos requisitos legais.

> Atender à integração dos valores ambientais na avaliação de novos projetos e na tomada de decisões relevantes para a evolução dos negócios.

> Auxiliar os empresários sobre a maneira de medir, monitorizar e avaliar continuamente o desempenho ambiental da sua empresa, à luz da regulamentação ambiental.

Ação III – Ações de Promoção da RSE

> Envolver o tecido empresarial português em torno das temáticas da ética e da responsabilidade social.

> Evidenciar a necessidade da incorporação dessas temáticas no quotidiano da atividade empresarial.

> Evidenciar e valorizar o trabalho efetuado por empresas nacionais neste âmbito.

> Estimular o desenvolvimento de boas práticas.

> Incutir no tecido empresarial nacional a necessidade de adoção de práticas mais responsáveis.

Ação IV - Mostra de Tecnologias Sustentáveis

> Instrumento de fomento e difusão de boas práticas empresariais no âmbito da sustentabilidade ambiental.

> Instrumento de difusão massiva de informação e conhecimentos sobre as tecnologias sustentáveis disponíveis no mercado.

Ação V – Prémio Green Biz 

> Reconhecer, estimular e premiar empresas que adotaram práticas inovadoras, no seu quotidiano, com o intuito de otimizarem o sem desempenho ao nível da eficiência e sustentabilidade ambiental.

 

4. Destinatários:

O projeto “Green Biz” destinou-se a jovens empreendedores das regiões Norte, Centro e Alentejo.



5. Principais Ações:

Ação I - Conferência "Tag - Think & Act Green"

Conferência que contribuiu para a sensibilização de novas práticas empresariais nas empresas, uma vez que a ANJE apostou numa componente prática com o intuito de recriar um espaço profícuo para a comunicação, a aprendizagem, o intercâmbio e a troca de experiências entre os vários intervenientes.
Esta ação decorreu num formato informal, organizado em quatro painéis temáticos, através da apresentação de boas práticas empresariais no quadro do desenvolvimento sustentável.

Neste âmbito, foram identificados os oradores cujo perfil e curriculum melhor se ajustaram aos objetivos delineados no projeto. Por tudo isto, a conferência suscitou bastante interesse por parte de todos os participantes e obteve um impacto significativo na sociedade civil, pois conseguiu despoletar um debate alargado sobre a necessidade de construção de uma sociedade mais sustentável. 

A ANJE está convicta de que a reflexão dos temas abordados contribuiu para o esclarecimento das diversas questões relacionadas com o desenvolvimento sustentável, a eco-eficiência e o desempenho ambiental para o consumo consciente. Foi ainda um contributo importante para o reconhecimento, por parte da comunidade empresarial e da sociedade civil, da necessidade de uma postura mais proactiva e interveniente nestas questões. 

Tema: “TAG – THINK AND ACT GREEN”

Data: 27/04/2011 

Local: Sede da Associação Nacional de Jovens Empresários

N.º de sessões: 4 sessões

N.º oradores: 12 oradores

N.º moderadores: 4 moderadores

N.º de participantes: 150

Ação II – Produção de publicações e manuais práticos

Esta ação teve como objetivo a produção de dois Manuais Práticos, destinados a espelhar uma filosofia de atuação assente na promoção do desenvolvimento sustentável e na aposta na preservação ambiental, enquanto trunfos decisivos para o êxito dos negócios e para a afirmação das empresas junto da comunidade.

Os manuais produzidos consubstanciam e destacam práticas que instituem processos de melhoria contínua da qualidade e do desempenho ambiental, através da implementação de Sistemas de Gestão Ambiental. 

A incorporação destas premissas propõe às empresas a materialização de melhores índices de produtividade e competitividade, assim como um melhor posicionamento na cadeia de valor.

Temas dos manuais:

Regulamentação Ambiental: Um Caminho para Alcançar Melhores Índices de Produtividade e Competitividade.

Politica Ambiental VS Desenvolvimento Sustentável.

Apresentação dos manuais:

Datas e locais de apresentação dos manuais: 

o “Politica Ambiental VS Desenvolvimento Sustentável” 

> 25 de maio 2010 – Trofa 

> 01 de junho 2010 – Aveiro

> 02 de julho 2010 – Évora

o “Regulamentação Ambiental: Um Caminho para Alcançar Melhores Índices de Produtividade e Competitividade”

> 22 de fevereiro 2011 – Aveiro 

> 01 de março 2011 – Évora

> 04 de março 2011 – Porto 

N.º de oradores: 26 oradores

Ação III - Ações de Promoção da RSE

Esta ação dividiu-se em duas grandes partes:

> Ciclo de Workshops – iniciativa inserida no amplo propósito de promover, junto dos jovens empresários, a reflexão sobre as suas práticas organizacionais, no quadro da responsabilidade social, evidenciando e estimulando a adoção de práticas mais responsáveis que contribuam para o desenvolvimento sustentável das organizações e da sociedade.

Neste sentido, pretendeu-se atuar ao nível da sensibilização, do esclarecimento e da promoção das boas práticas de responsabilidade social, sublinhando este como o caminho para a longevidade e competitividade das organizações.

Nº de workshops: 4 workshops

N.º de oradores: 25 oradores

Temas, Datas e Locais dos workshops:

“Gestão Estratégica para a Sustentabilidade”:

> 20 de abril 2010 – Porto 

> 02 de julho 2010 – Évora 

“Construir Negócios Sustentáveis: Como lucrar com a Responsabilidade Social?”:

o 13 de abril 2010 – Aveiro 

o 22 de abril 2010 – Évora 

> Criação do Código de Ética do Jovem Empresário – criação de um Código de Ética, que foi promovido, junto dos jovens empresários portugueses, os quais se revelaram bastante recetivos ao cumprimento do mesmo. O objetivo deste código passa por enquadrar os princípios e valores estruturantes da atuação dos empresários num conjunto de regras éticas, que se impõem à consciência coletiva como modelo comportamental e que devem ser observadas na ação quotidiana como instrumento de melhoria de desempenho das organizações. Aliás, os jovens empresários devem ser incentivados a produzir os seus próprios códigos de ética, de forma a aplicar à realidade da sua empresa os princípios definidos neste código. 

Ação IV - Mostra De Tecnologias Sustentáveis

A mostra de tecnologias sustentáveis posicionou-se como um importante palco de disseminação de informação e conhecimentos sobre as tecnologias sustentáveis disponíveis no mercado, visando a sua difusão e impulsionamento do seu uso, quer pela sociedade em geral quer pelas empresas. Esta ação pretendeu estimular as organizações públicas e privadas a intensificarem o desenvolvimento, produção e uso dessas tecnologias sustentáveis e amigas do ambiente.

N.º de mostras: duas mostras

Datas e Locais das mostras:

o 23 de junho a 04 de julho de 2010 – Évora (Feira de S. João)

o 18 a 20 de novembro de 2010 – Porto (Alfândega do Porto)

N.º de empresas participantes nas mostras: 10 empresas em cada mostra

N.º de visitantes: 200.000 visitantes na mostra em Évora e 20.000 visitantes na mostra no Porto

 

Ação V - O Prémio Green Biz

O prémio Green Biz visou reconhecer publicamente as melhores práticas empresariais no domínio da sustentabilidade ambiental. 

Indiferente ao setor de atividade, o prémio Green Biz premiou a excelência e inovação das empresas nacionais que se evidenciaram através da incorporação de medidas efetivas de eco-eficiência e pelo seu contributo real no domínio do desenvolvimento sustentável.

O prémio Green Biz afigurou-se como um instrumento de divulgação e promoção das empresas nacionais e do seu contributo imprescindível ao nível do combate às alterações climáticas, da preservação da diversidade, da diminuição dos problemas decorrentes da poluição e da utilização responsável dos recursos naturais.

Categorias do prémio Green Biz:

Green Innovation Product

Green Energy 

Green Biz Empresas

Finalistas:

Zmar Eco Campo Resort & Spa

T & T Multieléctrica, Lda.

Ecoinside

Greendet

Envienergy

Ecologicalkids

Ecotours

Empresas Vencedoras: 

Zmar Eco Campo Resort & Spa (vencedora do prémio Green Innovation Product)

Ecoinside (vencedora dos prémios Green Energy e Green Biz) 


6. Links

 

 

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.