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Healthy`n Portugal | Reforçar o posicionamento de Portugal como destino de excelência no segmento Turismo de Saúde

03.05.2012
  • Acções Colectivas , Pólos e Clusters

No próximo dia 8 de Maio realiza-se a sessão de lançamento do projecto Healthy’n , dinamizado pela AEP – Associação Empresarial de Portugal em estreita colaboração com o Health Cluster Portugal.

A AEP e o Health Cluster Portugal, desenharam o projeto Healthy’n Portugal – “Expansão do Mercado dos Cuidados Médicos e Turismo de Saúde em Portugal”, numa colaboração entre dois sectores da economia, o turismo e a saúde.

Desenvolver e operacionalizar uma parceria para o turismo de saúde em Portugal é o objectivo deste projecto a concretizar em dois anos apoiado pelo COMPETE no âmbito das Acções Colectivas.

Envolvendo um investimento elegível de 889 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 622 mil euros, este projecto quer tornar Portugal mais competitivo no segmento do turismo de saúde, apostando numa numa plataforma colaborativa que articula e orienta estrategicamente a respectiva cadeia de valor.

 O turismo de saúde compreende as deslocações de pessoas entre diferentes localidades cujo objectivo seja a procura de tratamento médico ou de recuperação da saúde, utilizando-se de forma parcial ou completa da infra-estrutura turística. Associa duas dimensões da economia: a saúde e o turismo.

Actualmente é um dos segmentos turísticos com maior taxa de crescimento e uma multiplicidade de factores convergem para que este crescimento se mantenha, nomeadamente o envelhecimento demográfico, a sensibilização para a procura de bem-estar e para a prevenção da doença, a oferta de cuidados de saúde com qualidade e assente em tecnologias de ponta por países em desenvolvimento, permitindo a acesso a cuidados de saúde de qualidade em locais com climas mais favoráveis, grande parte das vezes complementando com uma série de actividades de lazer, desporto, termas, paisagens e ambientes mais tranquilos.

Portugal apresenta vários factores diferenciadores que estabelecem uma posição preferencial no desenvolvimento do sector do Turismo de Saúde. Do lado da saúde, Portugal possui unidades de prestação de cuidados de saúde com padrões de qualidade e desempenho que se equivalem às melhores referências internacionais, dispostas numa rede nacional bem articulada onde operam os sectores público, privado e social, que o coloca no 12º lugar no ranking mundial da qualidade de saúde; detém uma reputação e reconhecimento internacional no domínio da capacidade de I&D nas áreas da saúde e das ciências da vida; no domínio de técnicas médicas diferenciadas, tais como transplantes, intervenções ao coração, oftalmologia, odontologia, estética, tem elevado reconhecimento internacional. Associam-se como cuidados complementares às intervenções de saúde, a existência de uma grande diversidade de estâncias termais com fins terapêuticos e um crescente aumento da oferta de SPAS e centros Wellness.

Na componente turismo está em curso um Programa de acção de Enfoque Temático no Turismo de Saúde e Bem-estar, e que aponta orientações estratégicas e tipologia de ações prioritárias para o sector, valorizando a oferta da região, devidamente enquadrada nos planos de desenvolvimento nacionais; existe uma oferta hoteleira de elevada qualidade com Spas & wellness com marcas mundialmente reconhecidas (mais de 50% dos hotéis de 5* possuem Spas).
O clima temperado de Portugal, a gastronomia equilibrada e rica e uma oferta cultural rica, são factores diferenciadores para os turistas.

É neste contexto que o projecto Healthy’n se enquadra procurando criar as condições para que o segmento do turismo de saúde nacional cresça de forma sustentada e capitalize as sinergias do mesmo, o que envolve, nomeadamente diagnosticar o sector do Turismo de Saúde global, com o intuito de identificar estratégias seguidas, segmentos alvo, perfil de consumidores, metodologias e boas práticas que permitam uma reflexão estratégica e a definição de um posicionamento para Portugal no mercado global; definir o modelo organizativo e de marketing mais adequado ao funcionamento da rede; promover a cooperação e a actuação em parceria dos operadores especializados com o Health Cluster Portugal, que se posicionam na cadeia de valor do Turismo de Saúde, visando a formação de uma rede colaborativa, capaz de competir no mercado internacional com sucesso.