Enquadramento
Trata-se de um projecto apoiado pelo COMPETE (Programa Operacional Factores de Competitividade) no âmbito do Sistema de Apoio às Acções Colectivas, com um investimento elegível de 513 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de 359 mil euros.
Projeto SUSTENTAR 2.0
A eficiência e diversificação energéticas, o ambiente e a responsabilidade social são hoje fatores de sustentabilidade empresarial.
Neste contexto surge o projeto Sustentar 2.0 - “As PME e o desafio da eficiência energética, do ambiente e da responsabilidade social”. Promovido pela AIMinho, o Sustentar 2.0 visa promover a sensibilização e a cooperação interempresarial para a eficiência e diversificação energética e ambiental nas empresas, promovendo a sustentabilidade nas vertentes – eficiência energética, ambiente e responsabilidade social.
Assim, o foco do projeto está nos fundamentos do desenvolvimento sustentável das empresas, motivando novas práticas e mais responsáveis, mas também a criação de novas oportunidades. Proporcionar o intercâmbio de ideias e de experiências e propor alternativas e ações concretas, ao nível da eficiência energética, do ambiente e da responsabilidade social, são outras das finalidades do Sustentar 2.0.
O projeto SUSTENTAR 2.0 divide-se em três áreas de intervenção:
- Eficiência e diversificação energética
- Ambiente e Desenvolvimento Sustentável
- Promoção da Responsabilidade Social
|
|
Objetivos
O SUSTENTAR 2.0 rege-se por um conjunto de objetivos específicos, os quais sustentam as três áreas de intervenção do projeto:
1. Eficiência e diversificação energética:
- Sensibilizar as empresas para a implementação de novas práticas relativas à eficiência e diversificação energética;
- Promover a utilização eficiente dos recursos energéticos disponíveis nas empresas, através da cooperação interempresarial e da adoção de medidas e práticas conjuntas;
- Fornecer informação e ferramentas práticas às empresas que facilitem o cumprimento dos objetivos em termos de energia;
- Potenciar a maximização dos recursos energéticos alternativos endógenos a cada região;
- Reduzir os impactes ambientais negativos associados à atividade das empresas;
- Reforçar a posição competitiva das empresas.
2. Ambiente e Desenvolvimento Sustentável:
- Promover o ambiente como fator de sustentabilidade e competitividade das empresas;
- Sensibilizar as empresas para boas práticas ambientais;
- Aportar ferramentas práticas às empresas no seu trajeto para a sustentabilidade ambiental;
- Promover a cooperação interempresarial e o aproveitamento de sinergias ambientais entre empresas;
- Divulgar diferentes realidades e boas práticas de gestão ambiental das empresas;
- Contribuir para o desenvolvimento das competências internas das empresas ao nível da gestão ambiental;
- Reforçar a posição competitiva das empresas.
3. Promoção da Responsabilidade Social:
- Promover a responsabilidade social como fator de sustentabilidade e competitividade das empresas;
- Sensibilizar as empresas para as boas práticas sociais e para a implementação de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social;
- Aportar ferramentas práticas às empresas no seu trajeto para a implementação de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social;
- Promover o cumprimento dos requisitos da SA 8000 junto das empresas, aportando-lhes conhecimentos e competências adequadas para a implementação de práticas promotoras da igualdade de oportunidades e da responsabilidade social;
- Reforçar a posição competitiva das empresas.
Atividades
Serão promovidas atividades nas diferentes áreas de intervenção, com o objetivo de sensibilizar as empresas para as respetivas temáticas.
Atividade 1: SUSTENTAR a Cooperação Energética Interempresarial
Ao nível da eficiência e diversificação energética, o nome da atividade é “Sustentar a Cooperação Energética Interempresarial” e tem como objetivo promover a sensibilização e a cooperação interempresarial para a eficiência e diversificação energética nas empresas.
O resultado final desta atividade é o desenvolvimento de uma plataforma informática de georreferenciação na área da energia (Plataforma de Gestão Energética Interempresarial). A plataforma terá por base a identificação e estudo de 12 parques empresariais (seis na região norte e seis no centro).
A plataforma será composta, pelos seguintes conteúdos:
- Apresentação geral das regiões; - Apresentação geral dos parques; - Apresentação de mapas de energia; - Rede Social Energética Interempresas.
|
Atividade 2: SUSTENTAR a Cooperação Ambiental Interempresarial
A atividade SUSTENTAR a Cooperação Ambiental Interempresarial tem como objetivo sensibilizar as empresas para a adoção de novas práticas ambientais.
Tal como na primeira atividade, também aqui será desenvolvida uma plataforma informática, desta vez de georreferenciação ambiental – Plataforma de Gestão Ambiental Interempresarial. Esta plataforma terá por base a identificação e estudo de 12 parques empresariais (seis na região Norte e seis na região Centro).
A plataforma será composta, pelos seguintes conteúdos:
- Apresentação geral das regiões; - Apresentação geral dos parques; - Apresentação de mapas de energia; - Rede Social Ambiental Interempresas.
|
Atividade 3: SUSTENTAR os Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social
Por fim, a terceira atividade – “Sustentar os Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social”, tem como finalidade sensibilizar e promover a implementação de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social utilizando como referencial a norma SA 8000.
Para o efeito, será criada uma ferramenta de diagnóstico, implementação e gestão empresarial das práticas de responsabilidade social, com particular enfoque nas que se relacionam com a igualdade de oportunidades. A utilização da ferramenta permitirá às empresas medir o grau de implementação dos requisitos da norma SA 8000, bem como prepará-las para a implementação de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social e para uma posterior certificação.
|
Ferramentas
No âmbito deste projeto serão criadas duas plataformas informáticas online de georreferenciação nas áreas da energia e do ambiente e uma ferramenta de apoio aos Sistemas de Gestão de Responsabilidade Social.
- Plataformas de Gestão Energética e Ambiental Interempresarial
Com um caráter totalmente inovador, estas duas plataformas promovem uma nova e diferenciada abordagem das empresas relativamente à gestão energética e ambiental das suas atividades, assentes na cooperação e colaboração interempresarial.
As Plataformas de Gestão Energética e Ambiental Interempresarial terão por base o estudo a 12 parques empresariais das regiões Norte e Centro, podendo no futuro ser alargado o seu âmbito geográfico e empresarial. As duas ferramentas terão como promotores e utilizadores as instituições e empresas, no sentido de criar duas Eco Business Zones. Estas Eco-Business Zones baseiam-se no conceito de que as empresas ou grupos de empresas localizadas em parques empresariais podem estabelecer relações de sinergia a todos os níveis, nomeadamente ambiental e energético, tornando-se mais eficientes e eficazes e, consequentemente, mais rentáveis e competitivas.
- Ferramenta Sistemas de Gestão Responsabilidade Social
A Ferramenta Sistemas de Gestão Responsabilidade Social é um instrumento que permite às empresas efetuar o diagnóstico, a implementação e a gestão empresarial das práticas de responsabilidade social, com particular enfoque para as que se relacionam com a igualdade de oportunidades. Esta ferramenta tem em conta a norma mais utilizada a este nível, a SA 8000.
A ferramenta assume duas vertentes fundamentais. Por um lado, permite o diagnóstico de situação com a emissão do respetivo relatório e, por outro, o apoio à implementação e gestão de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social.
A utilização desta ferramenta permitirá às empresas medir o grau de implementação dos requisitos da norma SA 8000, tendo em vista uma gestão socialmente responsável, assim como vem sustentar a implementação e gestão da mesma norma, utilizando um guia de boas práticas com exemplos demonstrativos.
Resultados
• Webinquérito
A AIMinho está a realizar um webinquérito que permitirá caracterizar os parques empresariais. O objetivo é recolher informação sobre as empresas e respetivos parques empresariais, ao nível ambiental e energético.
A informação reunida por este inquérito vai servir de base à criação de uma plataforma online intitulada “EcoPark – Plataforma de Eficiência Energética e Ambiental”, que irá promover a sensibilização e a cooperação interempresarial para a eficiência e diversificação energética e ambiental, através de georreferenciação nas áreas da energia e do ambiente. Esta plataforma potenciará, assim, a competitividade das regiões Norte e Centro, nomeadamente dos parques empresariais e das empresas.
O inquérito visa três áreas fundamentais:
- a organização (identificação da empresa);
- a informação energética (dados energéticos da empresa);
- e a informação ambiental (aspetos relacionados com o ambiente).
• Fórum de Acompanhamento
A AIMinho constituiu o Fórum de Acompanhamento do projeto Sustentar 2.0 – As PME e o Desafio da Eficiência Energética, do Ambiente e da Responsabilidade Social. Este Fórum reúne atores políticos, empresariais e académicos do norte e centro do país, que irão trabalhar em conjunto para potenciar a competitividade empresarial destas regiões.
As entidades reuniram para melhor conhecer o projeto e dar o seu contributo para tornar a estratégia de intervenção do Sustentar ainda mais eficaz.
O Fórum de Acompanhamento do Projeto deverá constituir-se como um órgão de divulgação e promoção da economia sustentável baseada nesta plataforma, através da participação na aproximação e envolvimento das empresas afetas à sua região e áreas de intervenção. Estas ações resultarão em melhorias ao nível da produtividade, e em última análise, à criação de “empregos verdes”, aportando-lhes competitividade e fatores diferenciadores.
• Colaboração no desenvolvimento de conteúdos
Ao abrigo da atividade de Gestão da Responsabilidade Social do projeto SUSTENTAR 2.0, foram convidadas várias entidades nacionais para colaborarem no desenvolvimento de conteúdos de suporte à implementação de Sistemas de Gestão de Responsabilidade Social. Para além de abranger entidades portuguesas, o projeto contará ainda com a participação de empresas internacionais, provenientes de países como a Espanha, Reino Unido, Brasil, México, Costa Rica e Colômbia.
Síntese
A implementação deste projecto constitui um importante contributo para o desenvolvimento sustentável das regiões de intervenção (Norte e Centro), na medida em que o seu principal objectivo é de o de sensibilizar as empresas para a introdução e adopção de novas e inovadoras práticas de diversificação e eficiência energéticas, gestão ambiental e responsabilidade social.
Trata-se de um projecto ambicioso e de grande dimensão, não só no seu âmbito geográfico, uma vez que envolve levantamentos georreferenciados e a caracterização de 12 parques empresariais, atendendo aos seus principais sectores, como também nos objectivos e metas a atingir e nos actores envolvidos, nomeadamente, empresas, municípios, associações empresariais.
Estamos, assim, perante um projecto ambicioso e com várias configurações de natureza inovadora.
A inovação é assegurada, antes de mais, pelo facto de ser um projecto que abarca três áreas de intervenção, possibilitando assim às empresas e entidades das regiões de abrangência do projecto a identificação das problemáticas existentes e as medidas que permitem solucionar ou melhorar a sua actual situação face à energia, ambiente e responsabilidade social. Aborda, assim, o desenvolvimento sustentável como um todo.
No que diz respeito às actividades, estas imbuem-se de um carácter inovador na medida em que procuram disponibilizar às empresas um conjunto de ferramentas de fácil e prática utilização e que sustentarão o seu desenvolvimento sustentável.
As duas primeiras actividades, traduzindo-se no desenvolvimento de plataformas informáticas de georreferenciação com vista à cooperação empresarial em matéria de energia e ambiente, trazem um diferenciado e totalmente novo conceito ao mundo empresarial e a estas temáticas.
A terceira actividade é inovadora porquanto sensibiliza e promove a temática da responsabilidade social nas empresas através da disponibilização de uma ferramenta prática e facilitadora da adopção de novas práticas. O objectivo desta actividade é o de criar uma ferramenta que seja intuitiva e fácil de utilizar por qualquer empresa, possibilitando assim a sua utilização massiva.
Por outro lado, todo o projecto assenta nos sistemas de informação e nas novas tecnologias, o que lhe confere actualidade de recursos e meios e inovação ao nível das ferramentas e metodologias utilizadas.
Ficha Resumo
Âmbito |
Promover a sensibilização e a cooperação interempresarial para a eficiência e diversificação energética e ambiental nas empresas, promovendo a sustentabilidade nas vertentes – eficiência energética, ambiente e responsabilidade social.
|
Destinatários |
Empresas e público em geral, a trabalhar ou interessados pela área da eficiência e diversificação energética, ambiente e desenvolvimento sustentável e promoção da responsabilidade social.
|
Objetivos |
- Promover a sensibilização e a cooperação interempresarial para a eficiência e diversificação energética e ambiental nas empresas;
- Promover o ambiente como fator de sustentabilidade e competitividade das empresas;
- Sensibilizar as empresas para as boas práticas sociais e para a implementação de Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social;
- Proporcionar o intercâmbio de ideias e de experiências e propor alternativas e ações concretas, ao nível da eficiência energética, do ambiente e da responsabilidade social.
|
Área geográfica |
Norte e Centro do país (NUT II), não obstante a participação gratuita de empresas e entidades de outras regiões que manifestem interesse em participar no projeto.
|
Parques Envolvidos |
Da região Norte: o Parque Industrial de Celeirós (Braga), o Parque Industrial de Adaúfe (Braga), o Parque Industrial de Neiva (Viana do Castelo), a Zona Industrial de Gemieira (Ponte de Lima), o Parque Industrial do Socorro (Fafe), e o Parque Industrial de São João de Ponte (Guimarães).
Da região Centro: o Parque Empresarial do Camponês (Ansião), o Parque Industrial Manuel da Mota (Pombal), a Zona Industrial da Formiga (Pombal), a Zona Industrial Cova das Faiais (Leiria), a Zona Industrial Casal do Lebre (Marinha Grande), a Zona Industrial da Marinha Grande (Marinha Grande).
|
Contactos |
Av. Dr. Francisco Pires Gonçalves, 45 – Ap. 99 4711-954 Braga Telf. 253 202 500 Fax. 253 276 601 E-mail: sustentar2.0@aiminho.pt Horário de funcionamento: 09h00 às 12h30 - 14h00 às 18h00
|