No dia 30 de Setembro realizou-se, na Fundação Champalimaud, o 2º Congresso Mundial do Sobreiro e da Cortiça, onde se analisou o ponto de situação do sector, futuras estratégias de desenvolvimento e se apresentaram os resultados da campanha mundial InterCork.
O referido congresso está inserido no projecto Cork 2010 - Centro de Informação sobre Cortiça – desenvolvido pela Associação Portuguesa de Cortiça (APCOR) e apoiado pelo COMPETE no âmbito das Acções Colectivas, tendo por objectivo estratégico contribuir para que a APCOR se consolide como o principal centro mundial de informação e representação da cortiça no Mundo, posição semelhante à que detém na produção, transformação e comercialização da cortiça.
O sector da cortiça está especialmente carenciado ao nível da produção e gestão de informação relevante para o seu desenvolvimento económico e estratégico. A APCOR pela sua natureza assume-se como uma entidade especialmente vocacionada para esta missão: promover o conhecimento do sector para permitir opções estratégicas conducentes ao aumento da competitividade do mesmo.
Foi neste contexto que se realizou o 2º Congresso Mundial do Sobreiro e da Cortiça, onde se analisaram estratégias de desenvolvimento e se apresentaram os resultados dos 18 meses da Campanha mundial InterCork, um período marcado pela promoção global da cortiça em 8 mercados e pela atribuição de dois importantes prémios internacionais no mercado norte-americano e francês.
No âmbito da IAC - Internet Advertising Competition (Competição Anual de Publicidade na Internet), a campanha “100% Cortiça”, desenvolvida pela InterCork para o mercado norte-americano, foi galardoada com o prémio de Melhor Campanha Publicitária Integrada na Internet. Promovida pela Web Marketing Association, esta competição é a única no mundo que distingue as campanhas publicitárias na internet e os critérios que ditaram a escolha foram a criatividade, inovação, design, impacto e copywriting.
A InterCork foi ainda a vencedora do Prémio de Publicidade na categoria de plurimedia, no âmbito da campanha “Os Profissionais da Cortiça”, atribuído pela francesa TOPCOM- congresso de comunicação. O júri que atribuiu este galardão foi composto pelos mais ilustres profissionais da comunicação franceses, nomeadamente Marie-Xavière Hocquemiller, Directora de Marketing da Fédération International des Logis, Julien Le Bigot, Director de Marketing do Parc Asterix, e Ségolène Delfine, Directora de Marketing do KFC.
A reconquista do mercado norte-americano, o mais importante do sector vinícola a nível mundial, marca ainda o primeiro ano e meio de actividade da campanha InterCork - Promoção Internacional da Cortiça.
Em curso desde Setembro de 2009 e com um investimento de 21 milhões de euros, a InterCork é um projecto apoiado pelo QREN/Compete, que tem na sua génese a credibilização e valorização da cortiça enquanto matéria-prima de excelência, bem como a sua aplicação prática nos mais diversos sectores como o vitivinícola, da construção e decoração.
Projecto abrangente e multiplataforma, a campanha InterCork integra acções levadas a cabo no plano das relações públicas, eventos, comunicação, publicidade e redes sociais. Os mercados estratégicos são os Estados Unidos da América, Reino Unido, França, Itália e Alemanha, no que respeita à promoção da rolha de cortiça, e o Canadá, Alemanha, Rússia, Japão, Bélgica, Holanda, China e Emirados Árabes Unidos e, mais uma vez, os Estados Unidos, na divulgação dos materiais de construção e decoração.
A InterCork regista até hoje a publicação, a nível mundial, de mais de 7.000 artigos sobre a cortiça e a zona de montado e indústria portuguesa já foi visitada por cerca de 90 jornalistas, líderes de opinião e consumidores internacionais.
A campanha realizou também cerca de uma centena de eventos em várias cidades de cada um dos países e continua a difundir-se pela web, contando com 11 sítios na internet, mais de 80.000 fãs no facebook - só a página dos EUA Rolhas (100% Cork) conta com 6.6 milhões de interacções desde a sua implementação. O Twitter soma 3.000 seguidores e o no YouTube o número de visualizações é superior a 220.000.