Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

PEMAS | Associação do setor aeronáutico submete candidatura ao COMPETE

03.12.2012
  • Acções Colectivas

O projeto visa a melhoria da competitividade do setor aeronáutico português, promovendo a geração e ampla divulgação de informação do sector, a nível nacional e mundial.

O projeto é submetido pela PEMAS - Associação para a Valorização e Promoção da Oferta das Empresas Nacionais para o Sector Aeronáutico, representante de um número alargado de empresas do sector Aeronáutico Nacional, com sede em Coimbra.

O objetivo é claro: melhorar a competitividade do sector aeronáutico português, designadamente, porque tem como âmbito a geração e divulgação de informação relevante para a competitividade do sector e de acções de natureza colectiva.

Enquadramento

O sector Aeronáutico é hoje um dos sectores estratégicos para qualquer país, uma vez que potencia o desenvolvimento socioeconómico e desenvolve sistemas críticos para a segurança nacional. De facto, atravessando transversalmente todas as áreas de actividade económica, a aeronáutica, devidamente enraizada numa economia nacional, tem um efeito multiplicador muito acentuado na competitividade, e consequente na criação de valor numa economia, contribuindo decisivamente para o seu crescimento.

O mercado aeronáutico em Portugal caracteriza-se pela falta de escala para competir a nível global, uma vez que as empresas representativas deste sector são, na sua maioria, PME. Estas empresas encontram-se num estágio inicial da sua existência com necessidade de recursos especializados para crescer, com processos organizacionais pouco eficientes e com ausência de canais de distribuição no mercado global. Por outro lado, existe uma falta de cultura de implementação de boas práticas que permita induzir um desenvolvimento contínuo nos produtos/serviços a lançar para o mercado.

Tendo em conta estes constrangimentos, torna-se imperativo potenciar uma actuação estruturante no sector da aeronáutica, promovendo a agregação informações tácticas e estratégicas e criado contactos globais tendo em vista o auxílio de PME internacionalizáveis e especializadas.

Uma actuação sincronizada dos diversos actores no sector promoverá vantagens competitivas para o sector e para o País. A visão de futuro da aeronáutica nacional, depende fortemente das acções a empreender para reforço da competitividade.

É necessário:

  • Encarar a Internacionalização como um processo de longo prazo, fulcral tendo em conta as características do mercado nacional e a necessidade das empresas do sector aeronáutico atingirem um ponto de afirmação internacional, em particular no caso das soluções de elevada especialização incorporada, com uma reduzida dimensão.
  • Fomentar a actividade intensiva de Investigação e Desenvolvimento (I&D) de modo a continuamente identificar e ir ao encontro das necessidades e das expectativas dos seus consumidores e das partes interessadas - colaboradores, clientes, fornecedores, proprietários e sociedade - para atingir vantagens competitivas e fazê-lo de forma eficaz e eficiente.

Deste modo, através da de um plano de acção dirigido ano sector aeronáutico e potenciando as oportunidades subjacentes à medida SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas a PEMAS pretende implementar um conjunto de iniciativas que promovam a geração e a ampla divulgação de informação de natureza colectiva (até à data inexistente ou muito incipiente) e que simultaneamente:

- Promovam e reforcem a competitividade do sector aeronáutico;

- Potenciem os resultados e complementem os incentivos de iniciativas individuais ou conjuntas levadas a cabo pelas empresas do sector;

- Obtenham um leque de fontes de informação sobre o sector aeronáutico nacional e mundial: estado actual, tendências, factores críticos de sucesso e oportunidades de desenvolvimento. 

Projeto

É apresentado por uma Associação Empresarial sem fins lucrativos, a PEMAS - Associação para a Valorização e Promoção da Oferta das Empresas Nacionais para o Sector Aeronáutico, representante de um número alargado de empresas do sector Aeronáutico Nacional, com sede em Coimbra.

O projeto envolveu um investimento elegível de 243 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 170 mil euros.

Visa a melhoria da competitividade do sector aeronáutico português, designadamente, porque tem como âmbito a geração e divulgação de informação relevante para a competitividade do sector e de acções de natureza colectiva, centradas no domínio de intervenção - Informação e representação de PME sendo previstas na candidatura as seguintes áreas de intervenção:

  • Informação de gestão orientada para PME - Informação sobre mercados, tecnologias e financiamento;
  • Observação e vigilância - Programas de observação e vigilância de base regional ou sectorial;
  • Representação em organizações comunitárias e internacionais - Participação e realização de actividades de organizações internacionais.

 

Visão

 

  • Aumento da competitividade do sector aeronáutico português
  • Âmbito específico: geração e ampla divulgação de informação competitiva relevante
  • Proporciona ações específicas de divulgação e análise sectorial estruturadas e numa lógica de potenciação de uma estratégia comum de cluster integrado num mercado mundial, procurando identificar e realizar sinergias para melhorar a competitividade do sector aeronáutico nacional, principalmente as suas PME.

 

Objetivos

Os principais objectivos deste projeto são:

 

  • Gerar uma dinâmica de actuação conjunta - Acção Colectiva - sistematizadora e facilitadora da eficiente persecução dos principais vectores de intervenção para o aumento da competitividade sector aeronáutico;
  • Partilha colectiva de informação, de experiências e de formas de actuar nos diversos vectores de intervenção, mas também de sensibilização às dificuldades e às soluções encontradas para ultrapassar os problemas; 
  • Efeito sinérgico na aprendizagem (formação), na reflexão (riscos, receios, barreiras) e na criatividade (melhores acções a realizar) conjunta;
  • Criar iniciativas conjuntas, junto de organizações internacionais, adequadas aos interesses e prioridades das PME do sector.

Acções de Divulgação

Importa divulgar este projecto ao maior número possível de empresas, de modo a sensibilizá-las para a relevância do mesmo e conseguir a sua adesão ao mesmo.

 

Os mecanismos de difusão e de inclusão aberta de participantes previstos no projecto permitem que o mesmo não seja passível de apropriação privada ou de conferir vantagem a uma empresa individualmente considerada ou a um grupo restrito de empresas. Pelo contrário, pretende-se que o projecto possa abranger o maior número possível de interessados neste sector, tendo impacto para além dos actuais associados PEMAS, sendo especialmente relevante, a criação de condições para disponibilizar informação de gestão orientada para PME e start-ups que consistam em Spin-offs de Universidades e centros de investigação associados ao promotor ou dos seus associados actuais.

De modo a potenciar o tempo disponível estão previstas acções de contacto directo e individual com as empresas, workshops específicas e sessões de divulgação.

Prevê-se o uso de meios digitais de contacto, nomeadamente Mailing, Newsletter e Web Site, bem como redes sociais (Linkedin, Facebook, Twitter e outros, populares como redes de negócios e entre estudantes) mas também a realização de Sessões de Divulgação nas Universidades e de Seminários de modo a:

 

  • Sensibilizar o sector, o Estado e especialistas para a importância das acções identificadas;
  • Conhecer casos de sucessos de outras empresas para os principais vectores potenciadores do aumento da competitividade sector aeronáutico: como o fizeram, as dificuldades com que se depararam, entre outros assuntos de relevância;
  • Dar a conhecer o estado do sector em Portugal e os desafios inerentes ao seu desenvolvimento;
  • Dar a conhecer os instrumentos (de todo o tipo, não apenas financeiros) que poderão utilizar para as suas acções individuais ou conjuntas.

 

Os resultados obtidos com as diferentes acções identificadas serão processados e divulgados, de modo a permitir a partilha de informação, de experiências e de boas práticas, convertendo este conhecimento em melhoramentos contínuos do sector aeronáutico.

Métodos e instrumentos utilizados na demonstração e disseminação das actividades

Os resultados obtidos durante todo o processo de actividades serão processados de modo a promover a respectiva divulgação e assim permitir a partilha de experiências e de boas práticas. O registo de visitas à página de Internet onde estas actividades serão divulgadas e onde se fará um registo alargado dos eventos e conclusões será de extrema importância para o posterior contacto com um público-alvo alargado, na medida que será necessário o registo, embora gratuito, para aceder à informação. Deste modo será criada uma base de dados que possibilitará a disseminação ainda mais alargada da informação. 

Desta forma, a PEMAS prevê o seguinte plano de divulgação de resultados e de disseminação de boas práticas:

 

  • Marketing Directo
    • Mailing: será realizada uma acção de mailing directo (e-mail) para todo o conjunto de empresas do sector, meio científico e entidades públicas, numa base nacional;
    • Contacto Telefónico: de modo a garantir o follow-up da acção de mailing será realizada uma acção de marketing directo, através do contacto telefónico, com todas as entidades que foram contactadas via e-mail de modo a: reforçar o conteúdo do mailing enviado; prestar informações adicionais e esclarecer dúvidas existentes; divulgar a realização dos Seminários e promover a respectiva participação;
  • Seminários: está prevista a realização de várias sessões de divulgação do Programa de Acção a todo o Sector aeronáutico nacional, através da realização de Seminários. 

 

Está previsto o uso de meios de divulgação de largo espectro que permitam garantir a divulgação das acções do projecto e seus resultados que, deste modo, potenciem noutras PME e noutros sectores, a vontade de formarem parcerias. Serão criados instrumentos de divulgação de informação (ex: informação sobre as participações em feiras internacionais), devidamente estruturados e apelativos, que serão usados de modo a potenciar a divulgação e disseminação dos resultados:

  • Newsletter Digital para anexar aos mailings de divulgação ou utilizar sempre que necessário numa comunicação digital, nomeadamente como link de outras Newsletters Digitais;
  • Web site PEMAS: integração no site da PEMAS de uma área (em 4 línguas: Castelhano, Francês, Inglês enquanto idioma universal e português) para divulgação científica, com informação relativa à experiencia, de modo a proporcionar o acompanhamento do projecto por membros e outras entidades interessadas e ainda para informar as acções de divulgação, como por exemplo os Seminários. Este site terá links directos os sites AIP (Associação Industrial Portuguesa), AEP (Associação Industrial de Portugal) e CIP (Confederação da Industria Portuguesa) - de modo a potenciar este meio de comunicação e divulgar para outros o sectores de actividade;
  • Integração de informação do projecto (relatórios e resultados) num site colaborativo de acesso gratuito para os participantes;
  • Criação e divulgação de vídeos do projecto em redes sociais.

Actividades

 

  • INFOGES - Informação de gestão orientada para PME - Informação sobre mercados, tecnologias e financiamento
  • OBSV - Observação e vigilância - Programas de observação e vigilância de base regional ou sectorial 
  • ORG INT EU - Representação em organizações comunitárias e internacionais - Participação e realização de actividades de organizações internacionais
  • VISION - Visão Estratégica Futura (Informação de gestão orientada para PME e Observação e vigilância)
  • GEST - Gestão de projecto, disseminação e reporting

 

Resultados

Os objectivos inerentes a este projecto consistem em mitigar ou reduzir de falhas de mercado e de organização do sector, encontram-se em sintonia directa com as prioridades estabelecidas para a Agenda da Competitividade:

 

  • Qualificar o tecido produtivo, por via do upgrading do perfil de especialização e dos modelos empresariais - através de acções de informação sobre financiamentos e prospectiva;
  • Aumentar os processos de internacionalização e promover um melhor conhecimento dos mercados (eficácia) - através de todas as acções indicadas para obter uma melhor informação e coordenação do sector, focada na internacionalização das suas empresas;
  • Incentivar o espírito empresarial e a dinâmica empreendedora, especialmente a mais qualificada - ao prover mais informação sobre o processo de gestão com prospectiva, sobre financiamentos e providenciando visões estratégicas para o sector que podem inspirar o espírito empresarial e a dinâmica empreendedora;
  • Promover a utilização de fontes alternativas de financiamento, nomeadamente o capital de risco e as garantias - o projecto vai explicitar e organizar informação sobre várias fontes de financiamento num repositório gratuito;
  • Diminuir os custos de contexto do tecido empresarial - através das economias de escala na participação em organizações e eventos internacionais, sempre na óptica de disseminar gratuitamente a informação para o sector nacional;- Promover uma economia baseada no conhecimento e na inovação - este projecto vai promover diversas iniciativas cujo resultado final será a concretização de novos projectos internacionais de I&D e inovação.

 

Síntese

A execução deste projecto permitirá ao promotor agir concertadamente com o sector, PME, empresas, Universidades e demais organizações públicas e privadas relevantes de modo a suprir as deficiências detectadas e mitigar a fraqueza relativa da indústria nacional face ao exterior.

O projecto permitirá responder a problemas comuns, de modo que os seguintes aspectos se verifiquem por sua acção directa:

 

  • Observação de tendências de mercado, evolução de tecnologias e oportunidades realizado sistematicamente e ao nível do sector;
  • Acompanhamento sistemático do I&D realizado internacionalmente e existência de meios de suporte sistemático ao aproveitamento de fundos comunitários dirigidos ao sector - estabelecer troca de informação e coordenação no sector;
  • Realização de actividades de prospectiva tecnológica e/ou estratégica ao nível macro, e obter e difundir informação competitiva (i.e. business intelligence) especificamente para o sector;
  • Realizar uma participação coerente e sistemática e consequente em organizações Europeias e Internacionais relevantes, realizando a divulgação de informação relevante sobre as mesmas para o sector;
  • Criar um repositório de informação para empresas, com dados sobre os mercados internacionais, cadeias de valor, clusters e empresas principais. Tal informação é particularmente relevante para PMEs e start-ups nos seus processos de internacionalização;
  • Criar uma estrutura para analisar e abordar mercados com foco na descoberta de oportunidades e nichos que possam ser atacados por empresas individuais e/ou grupos nacionais;
  • Auxiliar a integração do sector nacional ao procurar convergir para uma situação de integração sistemática das empresas, e formação regular de consórcios para marcar presença em concursos e projectos internacionais no sector;
  • Propor uma estratégia e uma visão comum para o sector Aeronáutico Português.

 

Em suma, os benefícios esperados na melhoria da competitividade do sector Aeronáutico do País consistem nos seguintes resultados e impactos:

 

  • Notas informativas trimestrais sobre mercados/países; 
  • Estudos de mercado alargados sobre os 10 países principais do sector;
  • Aumento de 20% no número de contratos dos beneficiários, nos países/mercados focados durante o curso do projecto;
  • Relatórios trimestrais sobre as tecnologias relevantes e, quando aplicável, projectos de I&D internacionais importantes;
  • Participação de empresas nacionais, a maioria das quais PME, em 3 propostas de projectos de I&D internacionais; criação de consórcios nacionais para a realização de 5 propostas de projectos de I&D/Inovação/Internacionalização a nível nacional ou em outros programas - as referidas propostas estarão centradas no desenvolvimento de novos produtos, processos e tecnologias. Aqui existe uma forte ligação com a parceria estabelecida com ASTM, EACP, conforme descrito nas tarefas relevantes;
  • Obtenção de um volume de financiamento global para a I&DT, durante o projecto SIAC, através do auxílio às referidas propostas, de 2,5 Milhões de Euros para a indústria nacional. Perspectiva-se que o impacto a médio prazo da inclusão nesses projectos de I&D possa potenciar a indústria nacional para aumentar o seu volume de negócios em 5 Milhões de Euros, derivados do desenvolvimento de novos produtos e processos;
  • Publicação mensal de informação sobre mecanismos de financiamento disponíveis;
  • Organização de toda a informação base e de suporte num directório online de acesso gratuito para os participantes no projecto;
  • Como a mera prestação de informação não é suficiente para causar impacto, vão ser realizadas acções de suporte proactivo e colaborativo junto de instituições, organizações e redes Europeias para facilitar a participação de PME em consórcios e iniciativas de investimento e financiamento do sector;
  • Realização de 3 workshops informativas sobre financiamento de I&D - o impacto esperado é a disseminação de um melhor conhecimento sobre os mecanismos de financiamento, que será aferido através de questionários próprios para o efeito;
  • Relatórios trimestrais sobre cenários prospectivos e realização de 4 Workshops sobre Prospectiva e Cenários | O impacto esperado é passar a ter 50 empresas a incorporar comprovadamente informação de prospectiva nos seus processos internos de inovação, para desenvolvimento dos seus produtos, processos ou serviços. Em alternativa, que passem a utilizar este tipo de informação nos seus processos de planeamento estratégico e/ou controlo de gestão. Pretende-se ainda que 10 empresas passem a participar no processo de Prospectiva colaborativa;
  • Relatórios trimestrais de Competitive Intelligence sobre a actividade detectada nos diversos clusters internacionais em observação;
  • Participação efectiva nas reuniões e grupos de trabalho Europeus, bem como o envolvimento em iniciativas que sejam promovidas nos mesmos; 
  • Beneficiar as empresas Portuguesas do sector através da disponibilização regular da informação obtida via grupos de trabalho Europeus e poupança de custos (quando comparada à participação das empresas nas reuniões e eventos). No entanto fazer a ponte com os Clusters Internacionais pelas empresas nacionais será o impacto mais relevante;
  • Será realizado um relatório por cada evento, reunião ou actividade de grupo de trabalho que sumarize a informação mais relevante para as empresas, de modo que as mesmas possam estar a par das evoluções dentro dos organismos Europeus e Internacionais de I&D relevantes para o sector;
  • Participação nas novas redes e projectos internacionais, no mínimo 3 novos projectos de teor sectorial e 2 com participação de empresas nacionais. Estes projectos consistiriam em redes e projectos de apoio, coordenação e suporte direccionados para o sector. Aqui existe uma forte ligação com a parceria estabelecida com ASTM, EACP, conforme descrito nas tarefas relevantes;
  • Relatório sobre os estudos e diagnósticos realizados anteriormente sobre a indústria Aeronáutica em Portugal;
  • Realização de 10 sessões de informação sobre este projecto, em diferentes localizações no país, dirigidas a PME e empresas, mas também a Universidades, Institutos, especialistas e estudantes do sector;
  • Relatório Estratégico, Visão para 2020 e plano de actividades 2013-2016;
  • Relatórios Anuais de Actividades, Resultados e Impactos.

 

 

Ficha resumo

Ficha Resumo

 

Designação do Projecto:  Informação e Representação de PME
Promotor:  PEMAs - Associação para a Valorização e Promoção da Oferta das Empresas Nacionais para o Sector Aeronáutico
Domínio de Intervenção: Informação e representação de PME
Área(s) de Intervenção:

 

  • Informação de gestão orientada para PME
  • Observação e vigilância para evolução de actividades económicas
  • Representação em organizações comunitárias e internacionais

 

Área(s) de Projecto:
  • Informação sobre mercados, tecnologias e financiamento
  • Programas de observação e vigilância de base regional ou sectoria
  • Participação e realização de actividades de organizações internacionais   

 

Dados do Promotor 

A PEMAs - Associação para a Valorização e Promoção da Oferta das Empresas Nacionais para o Sector Aeronáutico é uma associação para a cooperação de Pequenas e Médias Empresas e Instituições de Investigação e Desenvolvimento que encaram a indústria aeronáutica, numa perspectiva transversal, como um sector estratégico para o seu desenvolvimento.

A PEMAs tem como principais objectivos:

 

  • Promover a integração dos seus associados em cadeias de fornecimento nacionais e internacionais da indústria aeronáutica;
  • Promover, gerir e desenvolver programas e projectos aeronáuticos internacionais, particularmente na Europa, Estados Unidos e Brasil;
  • Contribuir activamente para a definição de políticas públicas transversais para a indústria aeronáutica. 

 

 

Por: Cátia Silva Pinto