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Portugal Fashion | Afirmação internacional de Portugal como criador e produtor de excelência na Moda

10.02.2012
  • Acções Colectivas

O Portugal Fashion é hoje mais que um acontecimento de moda. O Portugal Fashion concebe toda a sua estratégia sob o desígnio de potenciar a imagem externa de Portugal, associando o País aos conceitos de moda, modernidade, inovação,irreverência, design, empreendedorismo e cultura.

Miguel Vieira Spring Summer 2012 from Portugal Fashion on Vimeo.

A Moda é um elemento fulcral na vida económica e social contemporânea, pelo menos nos países desenvolvidos. A nível pessoal, o acompanhamento, ou a rejeição, das tendências de Moda desempenha um papel fundamental na construção da identidade social do indivíduo e na determinação dos seus padrões de consumo.

O mundo da Moda exala glamour mas a indústria fashion respira economia. É neste contexto que o projecto Portugal Fashion tem sido uma aposta concretizada no seu enquadramento nas Ações Coletivas do COMPETE.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da ANJE, desenvolvido em parceria com a ATP e que conta com o apoio do QREN, no âmbito do Programa Compete – Programa Operacional Factores de Competitividade e para o período de 2008 a 2014, envolve um total de investimento elegível de 35 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 13 milhões de euros.

O projecto teve a sua primeira edição em  1995, tornando-se desde logo um dos eventos de moda mais dinâmicos e prestigiados do panorama ibérico. Em 16 anos, o Portugal Fashion tornou-se um dos maiores eventos de moda ibéricos e promoveu as criações portuguesas nas mais consagradas passerelles do mundo, assumindo-se assim como uma referência de cosmopolitismo, criatividade e sofisticação estética do nosso país face ao exterior.

O Portugal Fashion tem cumprido o seu objetivo principal de promover, nacional e internacionalmente, a Fileira da Moda portuguesa, a internacionalizada da economia portuguesa, constituída por 17.000 empresas e 200 mil postos de trabalho e que coloca no exterior 75% da sua produção com um valor global de 5.000 milhões de euros.
Mas há toda uma dinâmica envolvendo o Portugal Fashion que transcende as baias da promoção de moda tout court, para se instalar no campo da cultura contemporânea enquanto organizadora de estilos de vida, padrões de comportamento e movimentos sociais.

Graças à sua experiência na organização de eventos de moda e no desenvolvimento de estratégias de promoção da fileira a nível internacional, o Portugal Fashion promoveu um relacionamento mais próximo e profícuo entre o tecido industrial e os criadores. Estes últimos, que representam a vertente mais criativa da fileira, passaram a beneficiar do respaldo de uma indústria capaz de fazer chegar as coleções de atelier ao mercado, a preços competitivos e com qualidade de produção, capacidade de distribuição e estratégias de marketing. Por seu turno, o tecido industrial ganhou competitividade com o design moderno, diferenciador e fashionable aportado pelos criadores de moda.

O projeto Portugal Fashion tem criado nas empresas a consciência da necessidade de evoluir para a criação de marcas próprias, pela incorporação de design e de qualidade nos seus produtos. Inclusivamente, tem demonstrado a vantagem dessa estratégia através da dinamização de parcerias entre jovens criadores e indústrias, numa relação simbiótica tal como aconteceu no passado com as parcerias promovidas pelo Programa Aliança.

No quadro deste diálogo entre indústria e designers, o Portugal Fashion assume-se primordialmente como promotor das colecções de criadores e marcas nacionais junto de um target muito específico: imprensa especializada e generalista, profissionais de moda, agentes de compras, investidores, opinion makers e outros players do mercado.

O principal propósito é afirmar internacionalmente Portugal como produtor e criador de moda, através do reforço de capacidades e competências nacionais ao nível de factores como o design, a inovação, a criatividade e a competitividade empresarial.

O Portugal Fashion actua com reconhecido sentido estratégico em matéria de indústria exportadora, através de um plano de marketing que acrescenta valor. Tudo isto se traduz, por exemplo, na introdução de design qualificado na indústria e na criação de ligações operativas com resposta ao longo da cadeia de valor. Aqui se reconhece a capacidade do Portugal Fashion de estrategicamente valorizar os vários sectores do sistema, de maneira a que este seja mais coeso e mais forte na sua oferta.

Neste contexto, personalizando os exemplos com base na evolução dos criadores nacionais apoiados e promovidos pelo Portugal Fashion, será de destacar o sucesso de Felipe Oliveira Baptista, com negócios em diversos mercados mundiais. O trabalho do criador português, que participa na Semana de Prêt-à-Porter de Paris com suporte do PF (e é um dos principais nomes da edição nacional do certame), ganhou expressão global e o corolário de toda essa notoriedade foi a sua nomeação para diretor criativo da conceituada marca de vestuário Lacoste.
Referência também à expansão da marca Ana Salazar para o Brasil, mercado onde o trabalho desenvolvido pela criadora beneficiou da projeção inerente aos desfiles organizados pelo Portugal Fashion na São Paulo Fashion Week. Fátima Lopes, que recentemente abriu uma loja em Luanda e que tem desenvolvido relações comerciais interessantes com o mercado turco, é um outro exemplo incontornável dos resultados de todo o esforço promocional levado a cabo pelo Portugal Fashion, quer em Portugal, quer em Paris, cidade que transporta a criadora para o palco mediático internacional. Aliás, Fátima Lopes teve já honras de abertura da Semana de Prêt-à-Porter de Paris, feito ao alcance de um restrito grupo de criadores.

Referira-se ainda o caso do criador Júlio Torcato, que tem também vindo a desenvolver estreitas relações com a indústria têxtil, e que se encontra atualmente em negócios com o mercado angolano. Outro exemplo a destacar, entre muitos outros, assenta na parceria recente de Miguel Vieira com a empresa Crispim & Abreu.

A vertente internacional do Portugal Fashion é uma das grandes linhas de acção do projecto uma vez que, devido à exiguidade do nosso mercado interno, a moda portuguesa só pode crescer expandindo as suas actividades para o exterior e comercializando aí as suas propostas.

Por isso, nos últimos anos, o Portugal Fashion tem desenvolvido um trabalho de continuidade com criadores e marcas que apresentam, à partida, não apenas colecções de qualidade, mas também capacidade de produção, distribuição e comercialização para o mercado externo.

As passerelles internacionais onde o Portugal Fashion marca presença assídua (como Paris e São Paulo) constituem-se como montras para o mundo da imagem de Portugal. Centros nevrálgicos também de negócios para os quais confluem todos os profissionais da comunicação social, opinion makers e agentes de compras que importam no mercado da moda. Players agora habituados, e graças ao trabalho desenvolvido nos últimos anos pelo Portugal Fashion, a colocar a moda portuguesa na primeira divisão mundial do cluster da moda.

A aposta em jovens criadores é outro dos pilares estratégicos do Portugal Fashion. O projeto da ANJE procura funcionar como alavanca de talentos emergentes, de forma a renovar o panorama da moda nacional, a facilitar a integração de novos designers no mercado de trabalho e a preencher lacunas que empresas do sector revelam ao nível do design. Para tanto, o Programa Aliança foi concebido, em 2005, precisamente com o propósito de dar aos jovens criadores a oportunidade de apresentarem as suas coleções ao grande público e de estabelecerem parcerias com a indústria.

Mais recentemente, o Portugal Fashion integrou no seu programa de desfiles o Espaço BLOOM. Afastando-se do conceito tradicional de passerelle, o Espaço BLOOM é dedicado exclusivamente a novos criadores e possibilita-lhes a realização de performances de moda num ambiente informal, urbano e multiartístico. O Espaço BLOOM foi, portanto, idealizado com o propósito de dar visibilidade ao trabalho de jovens saídos das escolas de moda e que revelam potencial (proporcionando-lhes um primeiro contacto com o público, agentes e media), bem como de consolidar os resultados do esforço promocional que tem sido feito em criadores emergentes e já com participações anteriores no Portugal Fashion.

Ao lançar novas promessas, o Portugal Fashion está também a dinamizar todo o circuito da moda nacional. Mais criadores no mercado significam valor acrescentado para a produção industrial e um volume maior de atividades na Fileira da Moda (desfiles, showrooms, feiras, castings…), com tudo o que isso implica em termos de meios humanos (manequins, cabeleireiros, aderecistas, maquilhadores, técnicos de som e luz, fotógrafos…) e materiais.

O Estudo de Avaliação do Impacto do Portugal Fashion permitiu concluir que a iniciativa do Portugal Fashion cumpre muitos dos objectivos necessários, para ultrapassar a situação actual da área da Moda em Portugal. Os seus vários eventos contribuem para a criação da imagem de um País, relacionada com moda e criadores de moda e não só de um país com competências produtivas para as principais marcas internacionais.

O Portugal Fashion ajudou a moda portuguesa não só a tornar-se uma actividade pluridisciplinar mas também a ganhar grande repercussão pública, como comprova o forte impacte mediático dos eventos nesta área. Os desfiles de moda organizados, tanto nas edições nacionais do evento como nas grandes passerelles internacionais, concitam o interesse dos meios de comunicação social especializados e generalistas, quer portugueses, quer estrangeiros.

O último estudo de impacte financeiro de uma só edição do Portugal Fashion contabiliza um total de 600 notícias, que se traduzem em 3.686.744 euros. Destaque ainda para o elevado índice de favorabilidade das notícias: 4.2 numa escala de 1 a 5.

Acresce que os media portugueses apoiam, por princípio, os objetivos do Portugal Fashion, na tentativa de aproximar Indústria e Criadores e na tentativa de lançar novos talentos, dando oportunidades aos mais novos e, ainda, na internacionalização da moda portuguesa.

A nível nacional, o Portugal apresenta duas edições anuais: na primeira, em Março, são reveladas as coleções Outono/Inverno, enquanto na segunda, em Outubro, sobem à passerelle as coleções Primavera/Verão. Esta organização temporal permite ao Portugal Fashion acompanhar o circuito da moda internacional, o que confere ao evento uma maior capacidade e abrangência promocionais. A próxima edição será já entre 21 e 24 de Março.

No plano internacional, o Portugal Fashion estará, nos próximos dias 28 e 29 de Fevereiro na Semana de Prêt-à-Porter de Paris, participação que se repetirá em Outubro.

Na sequência da estratégia seguida pelo Portugal Fashion desde o primeiro evento, que marcou o início da sua internacionalização, em São Paulo, em Novembro de 1999, os eventos de moda programados para o biénio 2012/2014 contemplam, a par dos habituais desfiles nacionais, a consolidação efectiva da moda portuguesa nos principais mercados internacionais, nomeadamente em PARIS. No entanto, e por se tratar de um dos mais importantes centros difusores da Moda ao nível mundial (as melhores marcas, os costureiros e os criadores mais prestigiados continuam a fazer a apresentação das suas colecções nas passerelles parisienses), os efeitos das acções a realizar não se circunscrevem a este mercado.

A itinerância que se pretende imprimir às campanhas de promoção da moda portuguesa no biénio 2012-14 tem como objectivo ultrapassar a situação actual do sector do vestuário em Portugal. Os seus vários eventos contribuem, pois, para a criação da imagem de um País com moda e criadores de moda e não só de um país com competências produtivas para as principais marcas internacionais. A notoriedade conseguida pelos desfiles realizados nos principais palcos da moda é um dos caminhos para o incremento da nossa imagem a nível internacional e mesmo nacional.