O futuro das indústrias da moda e a sua capacidade para resistir à concorrência internacional passa, inevitavelmente, por um reforço da sua capacidade de geração de valor. Neste contexto, o Portugal Fashion aposta na prossecução de um conjunto de objectivos:
- Introduzir novas valências, que permitam reforçar os resultados obtidos até agora, consolidando os elementos inovadores do projecto.
- Apostar em factores decisivos para a Indústria da Moda (reforço da clusterização, exploração de novos mercados, desenvolver políticas de marketing das empresas, aposta na criação de novos produtos), no sentido de aumentar a capacidade competitiva e potenciar uma imagem que permita um melhor posicionamento estratégico do sector na economia nacional e nos mercados internacionais, traduzido num incremento de volume e principalmente de valor nas
exportações portuguesas.
- Manter o empenho na promoção da Moda e da Indústria Portuguesa, contribuindo para o aprofundamento de uma cultura de Moda nacional, com novos agentes, metodologias e abordagens, na produção e na criação, e com uma consequente estratégia de crescimento nacional e internacional de todo o sector.
- Manter a aposta na projecção da imagem nacional e das marcas portuguesas no exterior, apresentando Portugal como um país dinâmico, moderno, europeu, com um tecido económico competitivo e inovador, nomeadamente, através da qualidade do têxtil e da moda nacionais, que aposta em factores competitivos como o design, a criatividade e a qualidade.
- Reforçar e afirmar, quer no mercado nacional quer no mercado internacional, as marcas industriais portuguesas, contribuindo desta forma para a criação de produtos de maior valor acrescentado.
- Sustentar uma dinâmica estável e permanente entre Criadores e Indústrias no sentido do fomentar o aparecimento de novas marcas nacionais.
- Alargar a novos mercados, não comunitários, contribuindo para a extensão da promoção da imagem de Portugal e para o aumento das exportações do têxtil nacional.
O Portugal Fashion é um projecto público-privado com uma participação pública do FEDER por via do SIAC - Sistema de Apoio às Acções Colectivas do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que o financia em 70 por cento, sendo que os restantes 30 por cento são assumidos por autofinanciamento da entidade e empréstimo a instituições de crédito. No total, representa um investimento de 8.782.839,53 euros.
O Portugal Fashion desenvolveu um conjunto integrado de acções, que passam por desfiles individuais de criadores consagrados e jovens criadores, pela participação nos principais calendários de moda internacional, pela dinamização de espaços para apresentação do que de melhor e mais inovador se faz ao nível da Moda nacional, em Portugal e no estrangeiro, pela organização de concursos de design, exposições e acções de promoção do uso do design, pela orientação e definição das estratégias integradas das acções de internacionalização, disponibilizando informação essencial para esse processo e pela acção permanente de promoção de Portugal como um produtor de excelência de produtos diferenciados, de maior valor acrescentado.
O projecto integra a seguinte tipologia de actividades:
- Desfiles em Paris: Alta-Costura e Prêt-à-Porter
- Showrooms em Paris: Alta-Costura e Prêt-à-Porter
- Desfiles em São Paulo (São Paulo Fashion Week)
- Showrooms em São Paulo
- Desfiles no Porto
- Desfiles de Jovens Criadores
- Programa Aliança / Parcerias Criadores – Indústria
O projecto Portugal Fashion é desenvolvido pela ANJE- Associação Nacional de Jovens Empresários que tem por objecto a representação dos interesses dos jovens empresários e o fomento do empreendedorismo. É uma associação empresarial de direito privado, de âmbito nacional, fundada em 1986, sedeada no norte de Portugal, no Porto.
Todos os indivíduos com idade inferior a 41 anos que sejam sócios ou accionistas de sociedades, colectiva ou individual, bem como empresários em nome individual, de qualquer sector de actividade económica, podem ser suas associadas. Actualmente, a ANJE conta com cerca de quatro mil associados, mais de meia centena de colaboradores, uma dezena de áreas operacionais e vários núcleos regionais.
A ANJE desenvolve uma actividade de relevância pública, sendo considerada por lei como parceira social, o que constitui um inequívoco reconhecimento do seu papel na realidade empresarial portuguesa.