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PORTUGAL FASHION 2008-2010

O PORTUGAL FASHION é hoje mais que um acontecimento de moda. É sinónimo de cultura, modernismo e de aposta na promoção da imagem nacional.
O Portugal Fashion concebe toda a sua estratégia sob o desígnio de potenciar a imagem externa de Portugal, associando o País aos conceitos de moda, modernidade, inovação, irreverência, design, empreendedorismo e cultura.

O futuro das indústrias da moda e a sua capacidade para resistir à concorrência internacional passa, inevitavelmente, por um reforço da sua capacidade de geração de valor. Neste contexto, o Portugal Fashion aposta na prossecução de um conjunto de objectivos:

  • Introduzir novas valências, que permitam reforçar os resultados obtidos até agora, consolidando os elementos inovadores do projecto.
  • Apostar em factores decisivos para a Indústria da Moda (reforço da clusterização, exploração de novos mercados, desenvolver políticas de marketing das empresas, aposta na criação de novos produtos), no sentido de aumentar a capacidade competitiva e potenciar uma imagem que permita um melhor posicionamento estratégico do sector na economia nacional e nos mercados internacionais, traduzido num incremento de volume e principalmente de valor nas
    exportações portuguesas.
  • Manter o empenho na promoção da Moda e da Indústria Portuguesa, contribuindo para o aprofundamento de uma cultura de Moda nacional, com novos agentes, metodologias e abordagens, na produção e na criação, e com uma consequente estratégia de crescimento nacional e internacional de todo o sector.
  • Manter a aposta na projecção da imagem nacional e das marcas portuguesas no exterior, apresentando Portugal como um país dinâmico, moderno, europeu, com um tecido económico competitivo e inovador, nomeadamente, através da qualidade do têxtil e da moda nacionais, que aposta em factores competitivos como o design, a criatividade e a qualidade.
  • Reforçar e afirmar, quer no mercado nacional quer no mercado internacional, as marcas industriais portuguesas, contribuindo desta forma para a criação de produtos de maior valor acrescentado.
  • Sustentar uma dinâmica estável e permanente entre Criadores e Indústrias no sentido do fomentar o aparecimento de novas marcas nacionais.
  • Alargar a novos mercados, não comunitários, contribuindo para a extensão da promoção da imagem de Portugal e para o aumento das exportações do têxtil nacional.

O Portugal Fashion é um projecto público-privado com uma participação pública do FEDER por via do SIAC -  Sistema de Apoio às Acções Colectivas do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), que o financia em 70 por cento, sendo que os restantes 30 por cento são assumidos por autofinanciamento da entidade e empréstimo a instituições de crédito. No total, representa um investimento de 8.782.839,53 euros.

O Portugal Fashion desenvolveu um conjunto integrado de acções, que passam por desfiles individuais de criadores consagrados e jovens criadores, pela participação nos principais calendários de moda internacional, pela dinamização de espaços para apresentação do que de melhor e mais inovador se faz ao nível da Moda nacional, em Portugal e no estrangeiro, pela organização de concursos de design, exposições e acções de promoção do uso do design, pela orientação e definição das estratégias integradas das acções de internacionalização, disponibilizando informação essencial para esse processo e pela acção permanente de promoção de Portugal como um produtor de excelência de produtos diferenciados, de maior valor acrescentado.

O projecto integra a seguinte tipologia de actividades:

  • Desfiles em Paris: Alta-Costura e Prêt-à-Porter
  • Showrooms em Paris: Alta-Costura e Prêt-à-Porter
  • Desfiles em São Paulo (São Paulo Fashion Week)
  • Showrooms em São Paulo
  • Desfiles no Porto
  • Desfiles de Jovens Criadores
  • Programa Aliança / Parcerias Criadores – Indústria

O projecto Portugal Fashion é desenvolvido pela ANJE- Associação Nacional de Jovens Empresários que tem por objecto a representação dos interesses dos jovens empresários e o fomento do empreendedorismo. É uma associação empresarial de direito privado, de âmbito nacional, fundada em 1986, sedeada no norte de Portugal, no Porto.

Todos os indivíduos com idade inferior a 41 anos que sejam sócios ou accionistas de sociedades, colectiva ou individual, bem como empresários em nome individual, de qualquer sector de actividade económica, podem ser suas associadas. Actualmente, a ANJE conta com cerca de quatro mil associados, mais de meia centena de colaboradores, uma dezena de áreas operacionais e vários núcleos regionais.

A ANJE desenvolve uma actividade de relevância pública, sendo considerada por lei como parceira social, o que constitui um inequívoco reconhecimento do seu papel na realidade empresarial portuguesa.