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Portuguese Fashion News | Associação virtuosa entre a inovação tecnológica, o design e a criatividade

13.02.2012
  • Acções Colectivas

Um projecto que envolve a organização de um conjunto de acções com o objectivo de promover a melhoria da competitividade da indústria da Moda, particularmente a que incorpora têxteis técnicos e inteligentes, conjugando-os com um design actual de modo a caírem na categoria de produtos de Moda.

O projecto denominado Portuguese Fashion News 2010-2011, inclui uma grande variedade de acões, todas elas orientadas para a melhoria da economia nacional, por via do aumento das exportações das empresas da área da Moda, através da subida na escala de valor, por incorporação de inovação, tecnologia, qualidade e design/Moda. 

Resultante de uma parceria entre a Associação Selectiva Moda, a ANIVEC/APIV e o CENIT, o projecto apresentava por missão última melhorar a competitividade das empresas intervenientes na área da Moda nacional e foi considerado enquadrado nas Ações Coletivas, envolvendo um investimento elegível de 3.5 milhões de euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 2.5 milhões de euros.

Transformar um sector considerado de tradicional, num sector inovador com grande incorporação de tecnologia não é fácil, e exige grande esforço na abordagem das soluções.

Este projecto procurou fazê-lo atuando a dois níveis: a inovação que ocorre no desenvolvimento de matérias, produtos ou soluções e que estão na base da grande maioria dos eventos propostos, e novas formas de abordar a comunicação e a divulgação, quer como meio para apresentação dos resultados da inovação e para partilha de experiências, quer utilizando ferramentas inovadoras nos Fóruns de divulgação, no Espaço Netíssimo ou no Roteiro da Moda.

Os resultados mais tangíveis do projecto consistem em maior informação na indústria sobre os últimos desenvolvimentos científico-tecnológicos, sobre as novas tecnologias e processos, os novos materiais e produtos, as novas aplicações. Mas também, o conhecimento aprofundado sobre segmentos de mercado, particularmente no Universo da Criança, na área Náutica, na área da Segurança e da Protecção Individual.

A ação Roteiro da Moda pretendeu facilitar a interpretação da informação disponível às empresas com menos recursos humanos qualificados ou que têm maior dificuldade a incorporar avanços tecnológicos nos seus produtos.

A realização do concurso de Novos Criadores permitiu a apresentação de novos valores e de novos trabalhos de relevo.

Na componente da Children's Fashion from Portugal procurou-se potenciar uma marca nacional que identifica claramente todas as outras que direccionam os seus produtos e/ou serviços, em parte ou na sua globalidade, para o público infantil. Para uma correcta definição estratégica da marca, foi elaborado um estudo/plano de marketing próprio, que se quer facilmente actualizável e moldável às constantes alterações do mercado mundial.

Relativamente à componente Porto Fashion Show 2010 pretendeu-se aumentar a notoriedade externa da Moda portuguesa, através de uma operação de imagem, que visa uma formatação com o máximo de transversalidade e complementaridade e dar continuidade e fomentar o interesse na participação manifestado por algumas das mais conceituadas escolas de design de Moda europeias, dando a conhecer a capacidade e as potencialidades de Portugal em termos de Moda.

O modelo de apresentação das inovações deve ser igualmente inovador, pelo que a acção de Inovação & Desfile, teve grande adesão dos participantes, tal como o Fashion Tech, que tenta associar tecnologia e têxteis técnicos e inteligentes a produtos de Moda.

. As entidades promotoras do projecto:

A Associação Selectiva Moda foi constituída em 1992, como Associação sem fins lucrativos, resultante de um acordo de parceria entre a APIM -  Associação Portuguesa das Indústrias de Malhas e de Confecção e a Federmaille. É formada actualmente pela ATP - Associação Têxtil e Vestuário de Portugal e pela ANIL - Associação Nacional indústria de Lanifícios.

O principal objectivo desta Associação foi, desde o início, o de valorizar a fileira têxtil portuguesa num contexto internacional.

A Associação Selectiva Moda actualmente agrega à sua volta as mais importantes Associações dos segmentos da fileira têxtil: - a ATP, Associação Têxtil e Vestuário de Portugal resultante da fusão entre a APIM e a APT; - a ANIL, Associação Nacional da Indústria de Lanifícios; o Citeve - Centro Tecnológico da Indústria Têxtil e Vestuário de Portugal e - a APPICAPS, com quem já fez algumas experiências no passado, ao nível do Salão Modtíssimo, e com quem partilhou algumas das acções internacionais.

A Associação Selectiva Moda é a única entidade exclusivamente vocacionada para a internacionalização da ITV, e cumpre a sua missão através da dinamização, qualificação e organização de acções colectivas da ITV.

As principais actividades da ASM estão relacionadas com a promoção, realização de eventos para a divulgação da Moda Portuguesa, dos sectores Têxtil e Vestuário dos quais se destaca o Salão Modtissimo.

As entidades promotoras têm uma actividade complementar e coordenada na área da Moda e na dinamização da indústria nacional. Foram concertadas as diversas componentes da sua actuação neste domínio, pelo que o resultado obtido da respectiva integração, usando a via da co-promoção, seria a mais indicada e a que optimizaria a gestão dos recursos e o prosseguimento dos resultados das acções.

Acresce que as entidades em causa têm, concertado a sua actuação e validado os seus planos de intervenção, em plataformas diversas de reunião do ITV, mais recentemente institucionalizadas no Pólo de Competitividade das Indústrias da Moda. A este nível, as entidades que agora se apresentam ao SIAC nesta modalidade têm desenvolvido um trabalho de racionalização e articulação das suas intervenções que também contribuiu para a opção da apresentação do projecto em co-promoção.

Registe-se ainda o facto de as 3 instituições já terem realizado intervenções complementares noutras ocasiões, tendo neste domínio uma prática e uma vivência feitas, com desenvolvimento de trabalhos em parceria e em equipa, desenvolvido com o mesmo propósito de identificarem e amplificarem o conjunto de resultados que se propõem atingir.