Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Projecto "Cer Responsável"

04.10.2011
  • Acções Colectivas , SIAC

A Responsabilidade Social como factor crítico de competitividade. É este o mote para o projecto desenvolvido pela APICER e apoiado no âmbito das Acções Colectivas do COMPETE.

Logótipo do Projecto Cer Responsável
Logótipo do Projecto Cer Responsável

A competitividade sustentável depende do forte envolvimento das empresas e a adopção de práticas de sustentabilidade também podem ser um excelente negócio, seja porque a implementação de boas práticas de eficiência permite reduzir custos e mitigar riscos e as acções de responsabilidade social melhoram a produtividade, pois motivam os trabalhadores e aumentam o good-will da empresa.

Neste contexto a APICER (Associação Portuguesa da Indústria de Cerâmica), está a desenvolver o projecto CER Responsável, apoiado no âmbito das Acções Colectivas do COMPETE, envolvendo um investimento de elegível de 194.312,50 € e um incentivo FEDER de 136.018,75€.

O projecto CER Responsável assume uma intensa relevância para o desenvolvimento do sector da cerâmica, considerando o seu peso e tradição na economia do País. Trata-se de um sector que tem apostado fortemente na qualificação das suas empresas e que muito tem investido em processos de inovação, novas tecnologias, empreendedorismo e internacionalização.

A estratégia de internacionalização que tem vindo a ser desenvolvida no sector, com resultados visíveis nos indicadores da balança comercial, obriga as empresas a investirem nos factores de competitividade intangíveis que lhes proporcione uma diferenciação face aos seus concorrentes.
As forças da globalização, a melhoria constante e rápida na tecnologia e as mudanças dramáticas que ocorrem em todo o mundo causaram alguma confusão acerca do que é esperado das empresas. A emergência de uma nova classe de consumidores que segue princípios de ética e de cidadania nas suas opções de consumo exige repensar as estratégias de diferenciação do produto.

O projecto CER-Responsável preconiza para o sector um novo posicionamento no mercado como eco-fornecedor internacional de soluções integradas e multifuncionais, numa actuação focalizada na proximidade ao cliente e antecipando as tendências premissas obrigatórias para a renovação das actividades industriais do Sector, contemplando também a necessidade de se fomentar uma mudança profunda no paradigma de gestão das empresas através da difusão de uma cultura baseada nos princípios da Responsabilidade Social.

A integração dos princípios subjacentes à Responsabilidade Social nomeadamente no que concerne o relacionamento e as preocupações das empresas com os seus stakeholders como colaboradores, clientes, fornecedores, sociedade e comunidade, surge como um importante contributo para o desenvolvimento sustentável do sector, qualificando a sua perfomance social e ambiental e possibilitando às empresas vencer os desafios atrás identificados, com base na transparência nos seus negócios com vista a um aumento da rentabilidade.

O projecto pretende ter resultados e impacto ao nível dos diversos stakeholders:

  • Empresas e PME: impacto significativo nas estratégias de governação das empresas, pela introdução das preocupações associadas ao desenvolvimento sustentável e à coesão social, na missão e nos valores da organização, com vista ao aumento dos níveis de produtividade;
  • Clientes e fornecedores: impacto na transparência dos negócios e na inserção da RSE na cadeia de valor;
  • Colaboradores: impacto nos modelos de organização, relações laborais, igualdade de oportunidades e do género, melhoria das condições de trabalho;
  • Comunidade: impacto na imagem corporativa e notoriedade das empresas, valorizando iniciativas de voluntariado que promovam, no seio da comunidade, a empresa e os produtos a ela associados.

Para alcançar estes objectivos a APICER delineou uma metodologia de trabalho, já no terreno, que envolve o diagnóstico do sector, na identificação de práticas inovadoras de RSE, passando pela pesquisa documental, até ao benchmarking estratégico com vista a estabelecer comparações de práticas e comportamentos com base num referencial de elevado nível de intervenção. Este trabalho envolve a colaboração com entidades externas com experiência no desenvolvimento de projectos de natureza empresarial, integradas em redes nacionais e participantes em fóruns de Responsabilidade Social (veja-se portfolio GRACE).

A criação de um Manual de Comunicação interna e externa de RSE é pioneiro neste sector de actividade e constitui uma importante ferramenta de apoio às empresas na incorporação da responsabilidade social nos seus valores, manifestados pela adopção das orientações nele publicadas.

O acompanhamento e controlo do projecto será baseado numa metodologia de Focus Group da equipa da APICER e consultores externos, complementada pela monitorização periódica dos indicadores e metas ao longo da execução, permitindo reajustamentos com vista à melhoria contínua dos resultados, sem contudo, desviar dos objectivos estratégicos e operacionais consubstanciados no plano de actividades.

Paralelamente o projecto vai ser sujeito a uma avaliação do impacto de resultados nos subsectores intervencionados, entre outros pela adesão das empresas e contributos para o desenvolvimento das actividades, sustentando o processo de divulgação e disseminação de resultados, numa óptica de incorporação e transferibilidade para outros agentes económicos que comungam as mesmas preocupações de desenvolvimento sustentável do País.