Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Projeto “DiMarkets”:

11.03.2014
  • Compete , Pólos e Clusters
  • Acções Colectivas

Uma Aposta na Diversificação de Mercados e na Consolidação de uma Imagem de Prestígio Internacional.

Projeto DiMarkets
Projeto DiMarkets

1. Síntese

O projeto “DiMarkets” visou reforçar a intervenção do Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling junto da Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais, potenciando a este Sector conhecimento para uma abordagem mais eficaz e eficiente a novos mercados e na identificação de novas oportunidades de negócio que permitam uma redução consolidada do peso dos seus mercados tradicionais.

Esta iniciativa pretendeu também reforçar a campanha de imagem da Marca “Engineering & Tooling from Portugal” em novos mercados e junto de áreas e sectores industriais de elevada complexidade e maior valor acrescentado, assim como a consolidação da rede de interacção do Sector no mercado externo, quer junto de organizações similares, quer junto de entidades dinamizadoras de iniciativas inovadoras e agregadoras de cariz internacional (ex: ISTMA; ManuFuture ou a European Tooling Platform).

O “DiMarkets” integrou o domínio de intervenção, “Informação e Representação de PME”, visando contribuir, de forma sustentada, para a disseminação de conhecimento orientado para o mercado, para as suas opções tecnológicas e tendências de evolução a todos os actores que integram e interagem no Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling. 

Objetivos

As iniciativas tiveram como principais objetivos:

  • Produzir, analisar e difundir informação que permita apoiar a preparação das empresas na abordagem a novos mercados geográficos;
  • Analisar, produzir e difundir informação, sob a forma de estudos, que permita apoiar as empresas na diversificação da sua actividade para novos sectores industriais;
  • Dinamizar a participação dos agentes empresariais e institucionais na criação de uma rede de partilha e transferência de Conhecimento;
  • Recolher, tratar e difundir informação referente à Indústria de Engineering & Tooling, a nível nacional e internacional;
  • Desenvolver atividades que dinamizem e reforcem a visibilidade e importância do Sector a nível internacional, nomeadamente na Confederação Europeia e Mundial da Indústria do Tooling, ISTMA, mas também junto da Comissão Europeia.

Mérito do Projeto

No âmbito da Estratégia de Eficiência Coletiva consagrada para o Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling, o projeto “DiMarkets”, surgiu como complemento da intervenção efectuada no âmbito do Projeto Conjunto de Promoção Internacional “Engineering & Tooling from Portugal”, dinamizado pela CEFAMOL, e do Projeto “BtM – Branding to Market”, promovido pela Associação Pool-net, potenciando a intervenção efectuada na abordagem a novos mercados e a identificação de novas oportunidades de negócio.

Este projeto estimulou a produção de conhecimento de nível tecnológico e, principalmente, de mercado, com uma natureza coletiva, abrangente e não discriminatória, possibilitando a todos os agentes do tecido empresarial acesso e apropriação da informação gerada.

Com o plano de ações preconizado pretendeu-se identificar potenciais clientes, mercados e/ou sectores industriais nos quais a Indústria de Engineering & Tooling possa gerar riqueza, suprindo deste modo algumas das falhas de mercado diagnosticadas no Plano Estratégico para a Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais e aumentando consideravelmente a sua competitividade internacional.

Pretende-se que este Sector explore novas oportunidades focalizando a sua intervenção em três “mercados estratégicos”:

  • Sectores de elevada incorporação tecnológica que mantenham as suas operações nos mercados tradicionais da nossa Indústria (ex: indústria automóvel);
  • Os mercados emergentes com altas taxas de crescimento, as quais representam novas oportunidades de desenvolvimento e diversificação;
  • Novas áreas industriais com alto potencial de crescimento, tecnologicamente evoluídas e inovadoras (ex: indústria médica, aeronáutica, energia e ambiente).

2. Enquadramento no COMPETE

O projeto “DiMarkets” foi promovido pela CEFAMOL – Associação Nacional da Indústria de Moldes em cooperação com a Associação Pool-net – Portuguese Tooling Network, entidade gestora e coordenadora do Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling, tendo sido desenvolvido no período entre 01 de fevereiro de 2009 e 31 de janeiro de 2011.

O “DiMarkets” contou com o apoio do COMPETE – Programa Operacional Factores de Competitividade, no âmbito do SIAC (Sistema de Apoio a Acções Colectivas), sendo que o investimento elegível é de 205 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 202 mil euros.

De acordo com Manuel Oliveira, Secretário Geral da CEFAMOL, o apoio do COMPETE “foi fundamental para o desenvolvimento e consolidação de uma estratégia de conhecimento e diversificação de mercados de atuação (geográficos e setoriais) da Indústria de Moldes e Ferramentas Especiais e a sua disseminação perante o Sector. O apoio dado a este projeto permitiu ainda reforçar o posicionamento internacional da Indústria e das suas entidades representativas, nomeadamente junto de alguns dos seus stakeholders, como é o caso da ISTMA, da European Tooling Paltform, da Iniciativa Manufuture ou mesmo da Comissão Europeia e suas Direções Gerais”.

3. Resultados Atingidos

Ao nível da concretização dos objetivos propostos em candidatura para o projeto “DiMarkets”, salientamos os seguintes resultados:

1 - Produzir, analisar e difundir informação que permita apoiar a preparação das empresas na abordagem a novos mercados geográficos:

As Fichas de Mercados e os Seminários realizados sobre mercados não tradicionais para o Cluster de Engineering & Tooling, permitiram aos agentes empresariais do Sector recolher informação e discutir formas de intervenção que apoiem as suas decisões e orientações estratégicas de abordagem e diversificação de mercados a nível geográfico.

2 - Analisar, produzir e difundir informação que permita apoiar as empresas na diversificação da sua actividade para novos sectores industriais:

A grande dependência da Indústria Automóvel registada no Cluster de Engineering & Tooling, obriga o Sector a repensar o seu posicionamento no mercado e a identificar oportunidades para diversificar a sua área de intervenção. Partindo das competências, conhecimentos e experiência existentes, e de acordo com as orientações estratégicas definidas para este Pólo de Competitividade, é fundamental identificar novas áreas industriais onde tais atributos possam ser aplicados, aumentando o reconhecimento e valor acrescentado da oferta nacional.
Os estudos realizados no âmbito do Projeto “DiMarkets” sobre novas áreas industriais (aeronáutica, energia e ambiente, saúde e automóvel) e as tecnologias a utilizar para responder aos desafios das mesmas vão ao encontro deste objetivo, dando às empresas bases para melhor definirem a sua estratégia e posicionamento no mercado internacional. 

3 - Dinamizar a participação dos agentes empresariais e institucionais na criação de uma rede de partilha e transferência de Conhecimento:

A criação do Repositório Digital de informação, onde todos os outputs do Projeto foram colocados e acessíveis a todos os membros do Pólo, mas também a entidades externas a este, permitiram dinamizar a partilha e transferência de conhecimento no seio da Indústria e junto dos seus stakeholders. Por outro lado, também os vários seminários realizados ao longo do Projeto permitiram que os participantes obtivessem informação e conhecimento sobre diferentes temas, nomeadamente ligados a novos mercados, quer geográficos, quer sectoriais, mas também pudessem partilhar informação com outros participantes das sessões, para além dos oradores convidados e dos promotores desta iniciativa.

4 - Recolher, tratar e difundir informação referente à Indústria de Engineering & Tooling, a nível nacional e internacional:

A informação recolhida, tratada e difundida ao longo do projeto “DiMarkets” através dos diversos estudos e trabalhos desenvolvidos, permitiu traçar um perfil mais consistente sobre o actual posicionamento competitivo do Sector, perceber as suas tendências de desenvolvimento e criar ferramentas que permitam às empresas realizar exercícios de benchmarking para avaliar e comparar o seu actual posicionamento face aos seus congéneres nacionais ou internacionais.

5 - Desenvolver actividades que dinamizem e reforcem a visibilidade e importância do nosso sector a nível internacional, nomeadamente na Confederação Europeia e Mundial da Indústria do Tooling (ISTMA).

As ações contempladas no projeto “DiMarkets” permitiram consolidar o papel e o reconhecimento da Indústria Portuguesa de Engineering & Tooling e das entidades suas representantes, permitindo o estabelecimento de redes e ações de colaboração com entidades congéneres internacionais e o aprofundamento do relacionamento com stakeholders internacionais da indústria, onde se destaca a Comissão Europeia e as suas Direcções Gerais ou a Plataforma ManuFuture.

Destaca-se, nesta vertente, a Presidência Portuguesa da ISTMA World – Confederação Mundial da Indústria de Tooling, assumida pela CEFAMOL, também o Secretariado desta Confederação cumulativamente com o da Associação Europeia do Sector – ISTMA Europe e ainda a Presidência da European Tooling Plataform – sub-plataforma da Iniciativa ManuFuture através de representantes nacionais.

Em consonância com os pontos acima citados, o projeto “DiMarkets” apresentou uma abordagem inovadora na sua intervenção e em conformidade com os objectivos propostos, nomeadamente ao nível de:

  • Criação de um Sistema de Vigilância de Mercados e Tecnológica referente à Indústria de Engineering & Tooling, a nível nacional e internacional;
  • Promoção da diversificação de mercados geográficos e sectoriais junto do tecido empresarial que compõem o Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling;
  • Dinamização da participação dos agentes empresariais e institucionais na criação de uma rede de partilha e transferência de informação e conhecimento através dos Fóruns de Discussão e do Repositório Digital.

4. Avaliação e Disseminação de Resultados

Conforme definido em candidatura, também as atividades realizadas, nomeadamente aquelas em que intervieram representantes das empresas do Sector, e onde se destacam os vários seminários promovidos, foram avaliadas pelos participantes, o que permitiu auscultar opiniões e recolher sugestões que possibilitam a realização de ações de melhoria e a orientação de novas ações para as expectativas dos participantes.

Dos inquéritos de avaliação efetuados nas diversas ações de disseminação realizadas, e conforme se pode constatar nos indicadores apresentados, constatámos que na maioria das sessões os participantes apreciaram a informação disponibilizada e a partilha de conhecimentos e experiências desenvolvida. Estas ações contribuíram ainda para a discussão e validação dos produtos desenvolvidos, fomentando a reflexão e a recolha de sugestões para novas iniciativas.

De referir que todos os produtos e serviços gerados no âmbito deste projeto foram amplamente publicitados, demonstrados e disseminados pelo tecido empresarial, não havendo lugar à apropriação ou criação de vantagens para uma empresa ou grupo restrito de empresas.

As atividades de disseminação de informação e conhecimento tiveram como principal objetivo reforçar e facilitar o aumento de competitividade internacional das PME que compõem o Sector de Engineering & Tooling, assim como reforçar a sua notoriedade e reconhecimento no mercado, no entanto, as mesmas foram abertas a agentes empresariais ligados a outras áreas profissionais e de negócio. Desta forma, as ações realizadas têm um reflexo positivo na capacidade de intervenção do Cluster de Engineering & Tooling Portuguesa que, certamente, se repercutirá na economia nacional, devido ao efeito multiplicador que o Sector possui.

Os resultados deste projeto poderão ser utilizados e usufruídos por outros destinatários e não apenas as PME e outras entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional que integram o Pólo de Competitividade e Tecnologia Engineering & Tooling, contribuindo desta forma para difundir novas práticas e soluções inovadoras no tecido económico nacional. Também as ferramentas criadas para partilha e transferência de conhecimento poderão dinamizar a participação de agentes empresariais e institucionais ligados a diferentes áreas ou sectores nacionais.

Em síntese, e em termos de relevância dos resultados alcançados no âmbito do projeto, relevamos o facto de os mesmos permitem apoiar as empresas na sua definição estratégica de actuação no mercado internacional. Salienta-se o contributo dado para reduzir a dependência actualmente existente dos mercados da Europa Ocidental (Alemanha, Espanha, França), em termos geográficos, ou da Indústria Automóvel, em termos sectoriais.

5. Conclusão

A análise estratégica e prospetiva do Cluster de Engineering & Tooling que tem vindo a ser efetuada, e para que muito contribuiu o projeto “DiMarkets”, abriu novos cenários de desenvolvimento através dos estudos realizados, que apresentam mercados onde esta Indústria pode consolidar um crescimento sustentado, destacando-se ainda as discussões realizadas no âmbito das tecnologias disponíveis e necessárias para fazer face aos desafios mencionados.

De referir que o tecido empresarial que compõe este Cluster contempla essencialmente PME e microempresas, normalmente sem muita disponibilidade ou apetência para a pesquisa de informação e para o seu tratamento, pelo que a disponibilização dos bens públicos desenvolvidos no âmbito do projeto, assegurará a interação entre os utilizadores e potenciais utilizadores dos estudos com os autores e os promotores do Projeto, garantindo assim a sustentabilidade dos produtos lançados. Acresce ainda o facto de que, existindo informação que melhore ou actualize os trabalhos desenvolvidos, esta será incluída, passando a fazer parte integrante do mesmo, tornando os documentos vivos e dinâmicos.

Por fim, salientamos a intervenção realizada no âmbito deste Pólo de Competitividade e Tecnologia, com o objetivo de melhorar o posicionamento das empresas, mantendo a sua vocação exportadora, melhorando a performance das empresas em geral e contribuindo a nível nacional, para a melhoria da balança tecnológica, das exportações e da competitividade do nosso País.

6. Links

www.cefamol.pt
www.toolingportugal.com
http://repositório.toolingportugal.com

Para conhecer mais projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC (Sistema de Apoio a Acções Colectivas), consulte o menu "Áreas/Acções Colectivas/Os projectos em que apostamos".
 
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.