Além disso, o projeto visa divulgar as empresas portuguesas prestadoras destes serviços junto dos principais analistas influenciadores – e decisores internacionais do setor.
Enquadramento no COMPETE
Apoiado pelo COMPETE (Programa Operacional Fatores de Competitividade) no âmbito do SIAC (Sistema de Apoio às Ações Coletivas), o projeto “Future Nearshore” envolveu um investimento elegível na ordem dos 122 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 98 mil euros.
Segundo o Eng.º Vasco Lagarto, Presidente da Comissão executiva do TICE.PT “para estar na linha da frente no universo das Tecnologias de Informação, comunicação e eletrónica só é possível com a ação determinante e determinada do COMPETE.”
Projeto “Future Nearshore”
O Pólo de Competitividade TICE.PT e o Centro de Computação Gráfica (CCG), copromotor do projeto, acreditam no potencial que o setor dos serviços de Information technology / business process outsourcing têm para as empresas nacionais e para a economia nacional.
Foi por acreditar neste potencial que as entidades desenharam o projeto.
Atividades
O projeto foca-se em 5 vertentes:
1ª Estudo de Benchmarking e Research Internacional - Destina-se a identificar e disseminar tendências globais do mercado das TICE e ITO/BPO, com recurso a research e benchmark internacional, para conhecimento de experiências noutros países que permitam simultaneamente estabelecer o estado da arte em Portugal, as suas debilidades e os seus fatores competitivos; para uma consequente sensibilização dos atores públicos e agentes económicos para a melhoria dos fatores de competitividade de Portugal no setor, e consensualizar bases para uma atuação estratégica e concertada para o desenvolvimento do ITO/BPO em Portugal, e da melhoria da classificação do país nos rankings internacionais da especialidade. |
2º Peer Networking - destina-se a identificar e disseminar tendências globais do mercado das TICE e ITO/BPO, com recurso à participação em eventos de peer networking com representantes de entidades internacionais de referência do setor e de empresas prestadoras de serviços, para conhecimento de experiências noutros países e de tendências no setor, que permitam simultaneamente estabelecer o estado da arte em Portugal, as suas debilidades e os seus fatores competitivos; para uma consequente sensibilização dos atores públicos e agentes económicos para a melhoria dos fatores de competitividade de Portugal no setor.
|
3º Caracterização de perfis de RH - destina-se a:
> Disseminar modelos inovadores de sustentabilidade de criação e capacitação de profissionais qualificados e especializados; > Definir perfis de competências para o desempenho de atividades base no processo de outsourcing; > Definir roteiros para a aquisição das competências definidas, partindo de um conjunto de competências base.
|
4º Estudo Nearshore One-Stop-Shop - destina-se a promover Portugal como um destino atrativo e competitivo para atividades de BPO /nearshore outsourcing, que valorize a oferta nacional e divulgue os fatores competitivos do país neste setor, segundo uma estratégia consensualizada de atração de investimento e de internacionalização, com a definição dos requisitos fundamentais para a criação em Portugal de um serviço de “one-stop-shop” para estas atividades, que promova as capacidades de Portugal em nichos específicos e que estruture a implementação de projetos de localização de nearshore outsourcing no país. |
5ª Workshops Incoming - Organização de Workshops com participação de analistas de referência e representantes das entidades copromotoras, com empresas portuguesas do setor das TICE, representantes de entidades governamentais e representantes de entidades responsáveis pela promoção internacional e captação de investimento estrangeiro para Portugal, que visam o fortalecimento da relação com analistas especialistas e de referência na área do ITO/BPO e influenciados internacionais do setor. |
Objetivos
O Future Nearshore tem como objetivos estratégicos capacitar, promover e divulgar internacionalmente Portugal enquanto plataforma de excelência para a localização de centros de serviços partilhado/centros de competências no país e de prestação de Serviços de TIC/BPO (Business Process Outsourcing) de valor acrescentado.
O atual projeto, em resposta às insuficiências diagnosticadas e procurando potenciar os elementos competitivos deste setor, tem os seguintes objetivos operacionais:
- Valorizar a oferta nacional no setor da indústria de serviços de BPO;
- Sistematizar e divulgar os fatores competitivos de Portugal;
- Consensualizar as bases para uma atuação estratégica e concertada para o desenvolvimento do setor do BPO em Portugal;
- Fomentar o crescimento da penetração das atividades de BPO no mercado nacional;
- Sensibilizar os atores públicos e os agentes económicos para a melhoria dos fatores de competitividade de Portugal no setor e consequente classificação nos índices internacionais;
- Promover Portugal como um destino atrativo e competitivo para atividades de nearshore outsourcing;
- Identificar e disseminar tendências globais do mercado das TICE e ITO/BPO, com recurso a research e benchmark internacional;
- Consensualizar uma estratégia de internacionalização e promoção do ecossistema nacional de serviços no setor das TICE, da indústria de serviços de BPO e de valor acrescentado, e da oferta de serviços nacional;
- Disseminar modelos inovadores de sustentabilidade de criação e capacitação de capital humano qualificado e especializado;
- Promover as capacidades de Portugal em nichos específicos neste setor;
- Definir os requisitos fundamentais para a criação, em Portugal, de um serviço de one-stop-shopping para estas atividades;
- Fortalecer o relacionamento com os principais analistas na área do ITO/BPO e influenciadores de decisão internacionais do setor;
- Capacitação e sensibilização de profissionais para competências essenciais e relevantes para o setor;
- Disponibilizar mecanismos de aproximação e match-making entre profissionais e empresas.
Links
Site: http://www.tice.pt/
Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem |