1. Contexto
A Reabilitação Urbana é, mais do que nunca uma prioridade transversal a todos os quadrantes da sociedade. As potencialidades que este mercado encerra são unanimemente reconhecidas, ultrapassando, em muito, o setor da construção.
Está em causa um verdadeiro desígnio nacional, cuja concretização é igualmente assumida como fundamental pela “Agenda Europa 2020”. Tendo por base estes pressupostos, a (AICCOPN) Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas apresentou o projeto, designado por “Reabilitar o Passado, Construir o Futuro”, uma ação coletiva a qual, partindo de uma análise às potencialidades e oportunidades efetivas que se colocam ao tecido empresarial e ao País, procura contribuir para a criação de condições que permitam, através da Reabilitação Urbana, alavancar o crescimento económico e a criação de emprego.
No projeto são ilustradas as potencialidades e oportunidades, com exemplos de intervenções de reabilitação bem-sucedidas, cuja replicação poderá constituir um ponto de partida para futuras iniciativas tendo por objetivo a reabilitação de património degradado. Por outro lado, serão, de igual modo, identificados e apontados os constrangimentos a ultrapassar, sejam os relacionados com o enquadramento legal, com o investimento/financiamento ou com a capacitação técnica/organizativa das empresas e entidades promotoras.
2. Enquadramento no COMPETE
O projeto denominado “Reabilitar o Passado, Construir o Futuro” desenvolvido pela AICCOPN, foi aprovado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade, no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Ações Coletivas, com um investimento elegível de cerca de 166 mil euros e um incentivo de cerca de 116 mil euros.
3. Ponto de situação
A AICCOPN (Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas ) promoveu no âmbito do projeto “Reabilitar o Passado, Construir o Futuro” múltiplas iniciativas, destacando-se, designadamente seminários e workshops com temáticas relativas à Reabilitação Urbana e a promoção de visitas a património edificado reabilitado, amplamente reconhecido como casos de Reabilitação Urbana de sucesso. De igual modo, está em curso o desenvolvimento de um barómetro para monitorização deste mercado e a realização por parte da FEUP – Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, de um estudo prospetivo sobre a Reabilitação Urbana.
Desta forma, o presente projecto tem promovido um conjunto integrado de acções colectivas, de carácter geral destinadas a possibilitar o reforço das competências técnicas e humanas das empresas do Sector da Construção e do Imobiliário, nomeadamente orientando a sua actuação para a Reabilitação Urbana, ao mesmo tempo que se procura sensibilizar toda a sociedade para a importância das cidades e da reabilitação urbana na estratégia nacional de desenvolvimento económico.
Por fim, inserido ainda neste objetivo de colocar a Reabilitação Urbana na agenda prioritária das empresas, das famílias e do Estado, o projeto “Reabilitar o Passado, Construir o Futuro” foi concluído com a realização de um Seminário, em novembro de 2013, cujo objetivo foi a apresentação e disseminação dos resultados obtidos.
4. Ficha resumo
Designação do Projeto: Reabilitar o Passado, Construir o Futuro
Área(s) de Intervenção:
- Informação de gestão orientada para PME
- Observação e vigilância
Área(s) de Projeto:
- Informação sobre mercados, tecnologias e financiamento
- Estudos de diagnóstico prospectivo sobre a evolução de sectores e mercados
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.