Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Proteja o que tem de mais valioso, o resultado das suas ideias

06.05.2013
  • Compete
  • Acções Colectivas

É esta a assinatura do projeto + Valor PME - Apoiar, Difundir e Organizar a Propriedade Industrial (PI), apoiado pelo COMPETE no âmbito do Sistema de Apoio a Acções Colectivas.

Projeto +Valor PME
Projeto +Valor PME

Âmbito

O projeto + Valor PME - Apoiar, Difundir e Organizar a Propriedade Industrial tem como objetivo aumentar o conhecimento e a utilização da Propriedade Industrial (PI) nas regiões Norte e Centro do País, visando promover a inovação e a competitividade do tecido empresarial nacional. 
Esta iniciativa constitui-se como um instrumento colocado à disposição das empresas no seu trajeto para a adoção e monitorização de processos inovadores na vertente da proteção dos direitos da PI.

 

Enquadramento no COMPETE

O projeto da AIMinho, em parceria com o CEC- Conselho Empresarial do Centro/CCIC - Câmara de Comércio e Indústria do Centro, prevê apoiar mais de 1 400 empresas do Norte e Centro do País.Trata-se de um projeto no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, com um investimento elegível de 290 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 203 mil euros.
DescriçãoSensibilizar as Pequenas e Médias Empresas (PME) para a questão da Propriedade Industrial, visando a promoção da inovação e da competitividade do tecido empresarial nacional, é o objetivo do + Valor PME.

 
Objetivos Estratégicos

 

  • Promover uma maior aproximação e sensibilização das PME na área da PI, apostando em novas metodologias que privilegiem os contactos de proximidade;
  • Implementar atividades de suporte à difusão e partilha de informação sobre PI, contribuindo para o reforço do Sistema de Propriedade Industrial;
  • Levar a PI ao público local, estreitando os laços de cooperação com estruturas geográficas representativas dos interesses económicos regionais;
  • Promover a utilização e valorização da PI de cariz tecnológico, fomentar o seu registo por parte das grandes empresas e das PME inovadoras e definir um conjunto de boas práticas neste domínio;
  • Contribuir para o desenvolvimento de competências profissionais na área da PI, em recursos humanos altamente qualificados na área da investigação, melhorando as qualificações existentes;
  • Definir estratégias de avaliação de tecnologias e ativos intangíveis e de gestão de portfólios de PI.

 

 

Atividades 

 

  • Gabinete de Apoio Técnico e Aconselhamento

 

É uma estrutura de suporte às empresas que pretende fomentar uma cultura de inovação, através da disseminação de informação e da organização de iniciativas, no âmbito da Propriedade Industrial. Este Gabinete tem uma rede de trabalho e assistência às PME alargada, nas regiões Norte e Centro do País, apoiada pela AIMinho, em Braga, e pelo CEC/CCIC, em Coimbra.

 

  • Rede de Apoio à Propriedade Industrial

 

A Rede de Apoio à PI, criada com o propósito central de gerar e sistematizar informa¬ção de base, destinada a melhorar o conhecimento do sistema de PI português, conta já com a colaboração de relevantes estruturas/instituições.
O objetivo é promover uma mais alargada utilização efetiva da PI em Portugal, modificando a atitude das empresas sobre o interesse prático desta relevante matéria.

 

  • Plataforma Colaborativa da Rede de Apoio à PI

 

Instrumento fundamental para que a AIMinho e o CEC/CCIC, em estreita colaboração com os principais atores (redes, empresários e potenciais empresários), possam garantir a gestão e disseminação de conhecimento e informação estratégica de suporte ao planeamento, programação, execução e avaliação de iniciativas a promover.
A Plataforma Colaborativa, criada no âmbito do Projeto + Valor PME: Apoiar, Difundir e Organizar a Propriedade Industrial, já está disponível em: www.maisvalorpme.pt

 

  • Estudo de Benchmarking Internacional

 

Realização de estudo para identificar, no mercado internacional, dois países líderes no desenvolvimento de diferentes metodologias de apoio à Propriedade Industrial, bem como reconhecer exemplos positivos de práticas que devem guiar o planeamento estratégico de toda a “cadeia global” da PI.

 

  • Estudos de Caso e de Boas Práticas no âmbito da PI

 

Elaboração de relatório que reúne casos de sucesso empresarial nacionais na área da Propriedade Industrial, seja pela notoriedade da marca alcançada, pela patenteabilidade de um produto de sucesso ou pelo registo de design. Neste relatório de cariz nacional será dada particular atenção às empresas que, pela via da Propriedade Industrial, conseguiram inovar ou renovar a sua imagem empresarial, com o objetivo de replicar boas práticas.

 

  • Seminários de Disseminação de Resultados

Realização de um ciclo de 10 seminários organizados pela AIMinho e pelo CEC/CCIC, em colaboração com as entidades pertencentes à Rede. Estas iniciativas constituem-se como uma estrutura de interface com o tecido empresarial e institucional, tentando impulsionar, incentivar e facilitar a utilização da PI pelas empresas.

Resultados

 

No âmbito do projeto +Valor PME; a AIMinho e o CEC apostam em novas metodologias que privilegiam os contactos de proximidade, enquanto implementam atividades de suporte à difusão e partilha de informação sobre a PI, reforçando o Sistema da Propriedade Industrial nacional.Além de assessoria especializada na elaboração das estratégias das empresas em matéria de proteção das suas criações empresariais, o Gabinete de Apoio Técnico e Aconselhamento dará apoio nos processos de proteção das empresas e na obtenção de direitos de exclusividade, entre outros serviços. A Rede de Apoio à Propriedade Industrial conta já com 19 entidades relevantes do Norte e Centro do País mas pretende-se, ainda, alargar. O + Valor PME – Apoiar, Difundir e Organizar a Propriedade Industrial constitui-se, assim, como um instrumento colocado à disposição das empresas no seu trajeto para a adoção e monitorização de processos inovadores na vertente da proteção dos direitos da PI. 


 

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Imagem e Comunicação