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1. Síntese
Vocacionado para a área de internacionalização de empresas, especialmente PME e startups, o projeto Think Global, promovido pela ANJE - Associação Nacional de Jovens Empresários com o apoio do COMPETE, no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, assumiu o desígnio de esclarecer os jovens empresários e proporcionar-lhes o know-how, as ferramentas e os contactos necessários para a entrada noutros mercados.
A componente informativa deste programa foi complementada por uma atuação estratégica ao nível do networking e da cooperação internacional.
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2. Apoio COMPETE
a. Financiamento
O projeto “Think Global“ envolveu um investimento elegível de 316.371,29 €, correspondendo a um incentivo FEDER de 221.459,90 €.
b. Enquadramento
Projeto promovido pela ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários e apoiado pelo COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade, inserindo-se no âmbito do SIAC – Sistema de Apoio a Ações Coletivas. Este projeto teve início em abril de 2009 e terminou em março de 2011.
c. Testemunhos do Promotor
“Para a ANJE, o crescimento das empresas portuguesas só é possível, a partir de determinado estádio de desenvolvimento, por via das exportações e da internacionalização. Tal convicção, reforçada pela noção de que é também por esta via que as empresas podem contribuir para um verdadeiro impulso da economia nacional, orientou o desenho e operacionalização do projeto Think Global, que a associação levou a cabo com o apoio do Compete no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas.
Este apoio foi determinante para a ANJE materializar uma aposta concertada na disponibilização de informação empresarial de relevo sobre mercados, oportunidades e estratégias, de modo a ajudar as PME na construção de planos de internacionalização capazes de minimizar custos e riscos iniciais. No plano relacional, dialogando com organismos governamentais, económicos e culturais e encetando protocolos de colaboração com entidades nacionais e estrangeiras, o Think Global permitiu ainda aproximar os negócios nascentes de potenciais parceiros internacionais”.
Mário Vidal Genésio, membro do Conselho de Gestão da ANJE
3. Âmbito
O Think Global é um programa de apoio à internacionalização, assente nas seguintes áreas de intervenção:
• Informação de gestão orientada para PME;
• Observação e vigilância para evolução de atividades económicas;
• Representação em organizações comunitárias e internacionais.
4. Objetivos
• Promover, apoiar e acompanhar projetos de promoção externa dos produtos produzidos por empresas de jovens empresários;
• Incentivar a internacionalização de PME de jovens empresários, alertando os empresários para a importância de adotar estratégias de internacionalização;
• Disseminar as vantagens de adotar estratégias de internacionalização;
• Melhorar os canais de informação empresarial disponíveis para os jovens empresários.
5. Principais Ações
• Ciclo de Workshops
Esta ação teve como objetivo a aproximação aos mercados financeiros e organizações internacionais. Pretendeu-se, desta forma, esclarecer as PME e transmitir informação de relevo, à medida daquelas que são as suas necessidades aquando dos primeiros contactos internacionais.
Com a promoção de quatro workshops – dois no Porto, um em Aveiro e um outro em Évora – o Think Global partilhou conhecimento sobre mercados internacionais, nomeadamente ao nível económico, financeiro, laboral e fiscal.
Estas iniciativas revelaram-se também inspiradoras, pela relevância dos casos práticos apresentados, além de profícuas do ponto de vista das redes de contactos e criação de sinergias entre os participantes.
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• Portal Think Global
O portal Think Global é um instrumento de informação sobre internacionalização empresarial, que possibilita também a ligação a entidades congéneres. Esta iniciativa teve a colaboração de diversos players que partilham com a ANJE a necessidade de apoiar a internacionalização das empresas e dos jovens empresários. Nesta plataforma, são disponibilizados conteúdos sobre mercados, redes internacionais úteis aos empresários e ainda eventos e iniciativas pertinentes para quem pretende promover negócios além-fronteiras.
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• Centro de Recursos Informativos
No âmbito do Think Global, foram produzidos seis Guias de Mercado, em formato impresso e digital, que contêm um conjunto de informações essenciais sobre os mercados e setores definidos como prioritários:
• Alemanha,
• Angola,
• Brasil,
• Chile,
• Espanha
• e França.
Estes Guias de Mercado estão disponíveis no Portal Think Global e foram também disponibilizados nas ações físicas desenvolvidas no âmbito do projeto.
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• Cooperação com Entidades Congéneres
No campo da cooperação com entidades congéneres, o Think Global contemplou duas ações âncora: uma à escala europeia e uma outra no Brasil.
No velho continente, destaque para a reunião com a Federation des Entreprises et Entrepreneurs de France, que serviu para dinamizar e estreitar as relações bilaterais entre os dois países em matéria de fomento do empreendedorismo e da internacionalização de empresas.
No Brasil, evidencia-se a participação no evento “Líder Sudeste”, da Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje), onde participaram representantes de 23 Estados brasileiros e membros de quatro grupos internacionais de jovens empresários (Argentina, Paraguai, Portugal e Uruguai), com o fim de deliberar questões relacionadas com o empreendedorismo jovem.
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• Conferência Internacional “Think Global”
Ação executada a 28 e 29 de maio de 2009, no Centro de Congressos de Lisboa. Beneficiando de significativa exposição mediática e relevante notoriedade nacional e internacional, a conferência contou com a presença de diversas personalidades de instituições públicas e privadas, membros do Governo, empreendedores e jovens empresários.
Espanha, Guiné-Bissau, Moçambique, Cabo Verde, México e Bélgica foram as nações representadas, quer por empresários, quer por entidades ligadas ao associativismo jovem.
Esta iniciativa revelou-se, pois, muito profícua do ponto de vista do incentivo ao intercâmbio entre os empresários nacionais e estrangeiros, tendo permitido dar a conhecer aos nossos empresários novos mercados, novas formas de organização e novas tecnologias. Inversamente, constituiu uma ação estratégica para divulgar as potencialidades e oportunidades da Região Norte, Centro e Alentejo, de forma a captar Investimento Direto Estrangeiro (IDE).
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6. Links
Site da ANJE: http://www.anje.pt/
Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SIAC - Sistema de Apoio a Acções Colectivas, consulte o menu Áreas/Os Projetos em que Apostamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem
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