O COMPETE já apoiou 1891 projectos com um investimento elegível de 274,6 milhões de euros e um financiamento de 201,9 milhões de euros no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN) em prol do crescimento e reforço do sistema científico e tecnológico nacional, tornando-o mais competitivo e agilizando a articulação entre os centros de saber e as empresas.
Em 2010 foram abertos 8 concursos no âmbito do SAESCTN, 7 dos quais dirigidos a projectos de Investigação Ciêntifica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) e um inserido na tipologia Promoção da Cultura Científica e Tecnológica, orientado para a produção de conteúdos para divulgação científica e tecnológica nos média.
Em 2011 foram já abertos 3 concursos para apresentação de projectos de IC&DT, um dos quais dirigido a projectos estratégicos de interesse público.
Da distribuição dos projectos de IC&DT aprovados por domínio científico principal constata-se uma forte incidência de candidaturas aprovadas nas Ciências Naturais (com especial destaque para projectos nas áreas das Ciências Biológicas e Biotecnologia, Química e Bioquímica e Engenharia Informática), Engenharia e Tecnologia (destacando-se Engenharia Mecânica, Ciências e Tecnologias do Ambiente e Ciência e Engenharia dos Materiais) e Ciências da Saúde.
No âmbito dos projectos de IC&DT do SAESCTN foram apoiadas 72 entidades, das quais se destacam 48 Instituições do Ensino Superior. Em termos de projectos aprovados, constata-se igualmente uma forte preponderância das Instituições de Ensino Superior, responsáveis por 80% e 79% dos projectos e do financiamento aprovado, respectivamente. Em segundo plano surgem as instituições de I&D de natureza privada sem fins lucrativos.
Destaca-se ainda o facto de um número significativo de candidaturas (737 projectos) serem promovidas por instituições em associação, potenciando uma cooperação alargada entre diferentes grupos de investigação e a complementaridade de competências em equipas multidisciplinares.
Quanto à localização dos projectos SAESCTN aprovados, constata-se que a região Norte concentrou 56% do financiamento atribuído, enquanto os promotores da região Centro absorveram 40% dos apoios.
No final de Junho de 2011, encontravam-se contratados 1.670 projectos de IC&DT, representando uma taxa de contratação, face aos projectos aprovados, de cerca de 88%.
No que respeita à tipologia Promoção da Cultura Científica e Tecnológica do SAESCTN, em 2010 foi lançado o primeiro concurso para apresentação de projectos com este enquadramento, o qual assumiu uma natureza temática orientado para a produção de conteúdos de ciência e tecnologia, dirigidos ao público em geral, para difusão através da comunicação social.
Este concurso teve como objectivos a promoção de uma sociedade mais qualificada e o reconhecimento social da Ciência e da Tecnologia como motores de inovação e competitividade, bem como capitalizar o potencial gerador da produção de conteúdos de Ciência e Tecnologia nas instituições do Sistema Científico e Tecnológico Nacional. No âmbito deste concurso, foram aprovados 29 projectos, envolvendo um investimento elegível de 6,5 milhões de euros e um financiamento do COMPETE no montante de 4,5 milhões de euros.