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Bridging Book | Tocar, Ler e Brincar

10.05.2013
  • Ciência e Conhecimento

Projeto inovador que funde o livro eletrónico com o livro físico, oferecendo conteúdos dinâmicos e interativos que estendem o carácter estático da página do livro em papel gerando o interesse em simultâneo pelo ebook e pelo livro físico.

Bridging Book é a designação de um projeto inovador que funde o livro eletrónico com o
livro físico criado pelo Laboratório engageLab da Universidade do Minho. Trata-se de um projeto apoiado pelo COMPETE e pela FCT no âmbito do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN) que envolveu um investimento um investimento elegível de 79 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 67 mil euros.

Contexto

A imaginação, a curiosidade e a criatividade estão escondidas atrás de um virar de página. Um bom livro tem a imensa capacidade de estimular a curiosidade infantil, alimentar a sua imaginação e promover a sua criatividade. Desde tenra idade as crianças, se acompanhadas, crescem para os prazeres da leitura, o que lhes proporciona uma base consistente para a sua educação. Existem, no entanto, outras atividades que são mais imediatas e gratificantes a curto prazo, nomeadamente, a televisão, a internet e os jogos de computador. Os livros tendem a perder terreno quando comparados com os meios anteriores, no que diz respeito à atenção da criança. Este projeto visa dar ao livro argumentos que se possam igualar aos dos jogos, sem alterar a sua essência.

Nos últimos anos, os livros comerciais dedicados ao público infantil têm crescido em interatividade. O transporte de centenas de livros num dispositivo que cabe num espaço físico diminuto; a desmaterialização de interfaces físicos; e a facilidade de acesso e troca de informação em contextos informais, através de redes sem fios, são realidades da experiência humana contemporânea.

Projeto

O laboratório engageLab da Universidade do Minho criou um projeto inovador que funde o livro eletrónico com o livro físico, chamado Bridging Book. Trata-se de um livro híbrido, dirigido a crianças entre os 6 e 8 anos.

O sistema foi desenhado para permitir que um livro colocado junto a um dispositivo tablet ou smartphone despolete conteúdos sincronizados com o folhear das páginas do livro, através de uma aplicação desenvolvida para o efeito. Desta forma, torna-se possível oferecer conteúdos dinâmicos e interativos que estendem o carácter estático da página do livro em papel. Ou seja, gera-se o interesse em simultâneo pelo ebook e pelo livro físico. O livro não necessita de ligação física ao dispositivo nem de algum tipo de eletrónica, sendo por isso uma solução acessível em termos de produção.

Como funciona

O objetivo principal do Bridging Book é de fato o desenvolvimento abrangente do conceito de livro aumentado que permita uma experiência mais envolvente através da exploração do seu potencial narrativo e lúdico.

Este livro híbrido é constituído por páginas de papel físicas e um tablet. Manuseia-se como um livro tradicional, onde as páginas com sensores incorporados permitem a interação da criança com as personagens e textos que são destacáveis das páginas. Os personagens interagem com outros personagens, em determinadas áreas do livro, havendo um papel pré-definido que pode ser alterado pelas crianças, permitindo criar múltiplas variações sobre a narrativa inicial.

As ações que se realizam com as figuras refletem-se sobre a animação e a interação que terá lugar no tablet ao qual o livro está conectado. O hardware é constituído por um sistema eletrónico que conecta as páginas do livro ao tablet e por um software que comunica os valores dos sensores das páginas físicas ao tablet, permitindo visualizar a animação que a criança realiza ao manusear os livros e ao brincar com os personagens.

Investigação

Esta nova aproximação ao livro tradicional envolve os investigadores Ana Lúcia Pinto, Ana Carina Figueiredo, Pedro Branco, Eduarda Coquet, Ido Iurgel e Nelson Zagalo. O engageLab é um laboratório que cruza artes e tecnologia, servindo o Centro Algoritmi e o Centro de Estudos em Ciências da Comunicação (CECS) da UMinho.

A investigação foi selecionada para ser exibida na maior conferência internacional na área da interação Homem-computador, a CHI 2013, que decorre em Paris.