“Promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pela Universidade FM, e com o apoio do COMPETE e da Ciência Viva, o projeto elegeu como prioridade ampliar o papel da Universidade na promoção da cultura científica e tecnológica dos jovens e da população em geral, recorrendo ao uso dos media e de novas tecnologias de informação, oferecendo novas competências à sociedade, relacionadas com o empreendedorismo, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável”, revela Carla Maria do Amaral, coordenadora do projeto.
O apoio do COMPETE “revelou-se fundamental, pois permitiu que a produção pudesse contactar universidades de todo o país, divulgando a ciência que é feita não só na UTAD, promotor, tendo contribuído para criar uma imagem real do conhecimento e investigação feita no ensino superior”, acrescentou ainda a coordenadora do projeto.
O projeto promoveu a realização de 75 programas de rádio, com a duração de 50 minutos, a serem difundidos a nível nacional, mas cujos conteúdos podem também ser obtidos via internet.
1. Enquadramento no COMPETE |
O projeto é apoiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade e por fundos nacionais, através da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Trata-se de um projeto no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico, na área da divulgação científica e tecnológica, com um investimento elegível de 157.700 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 134.045 euros. |
2. Síntese |
O “Ciência em Sintonia” é um programa de rádio promovido pela UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e UFM que visa a divulgação e um conhecimento mais próximo da ciência que se faz em Portugal e dos seus protagonistas, pretendendo responder a questões simples como sejam:
> Que ciência se faz em Portugal? > Quem são os nossos jovens cientistas? > Como trabalham, em que condições e principais motivações? > O que investigam? > Que resultados obtêm?
Os programas produzidos foram organizados por temáticas, versando as áreas mais diversas, para fornecer uma imgem realista da ciência que se faz em Portugal. |
3. Descrição
Os programas realizados, estão divididos em momentos com rubricas distintas. O programa inicia-se com uma rubrica de Notícias, onde se apresenta um noticiário científico que englobe os mais recentes avanços científicos; Na rubrica Jovens investigadores, promove-se a divulgação dos novos rostos da ciência em Portugal, apresentando uma síntese dos jovens investigadores com relevância e o seu trabalho desenvolvido; Englobando uma componente de empreendedorismo vocacionada para demonstrar o papel da inovação e do conhecimento para a criação de novas empresas e no fomento do auto-emprego criou-se a rubrica Emprendedorismo e Ciência; Na rubrica História da Ciência, pretende-se dar a conhecer a evolução do conhecimento científico, a génese das diferentes ciências e os momentos relevantes para a sua evolução; Quase a terminar surge o Tema da semana, que incluirá entrevistas e reportagens sobre temas de actualidade científica, sendo o momento mais significativo e com mais tempo do programa; Finalmente, na rubrica Momentos de ciência, foca-se a divulgação de temas científicos com importância no quotidiano, de uma forma simples e acessível, dando a conhecer de que forma pequenas experiências sustentam os grandes avanços científicos.
As emissões do programa já iniciaram de forma regular em muitas rádios dispersas por toda a área do continente. Inicialmente, a difusão seria efetuada apenas pela UFM, mas durante a vigência do projeto, e dado o interesse suscitado, estabeleceu-se uma cooperação com estações de rádio regionais, e com a ARIC (Associação de Rádios de Inspiração Cristã), para que os programas fossem difundidos a um público mais numeroso. Neste momento, a UFM, difunde o programa aos domingos das 12 às 13h, e repete o mesmo programa às terças-feiras das 19h às 20h. A produção dos programas esteve a cargo da empresa Carlos Raleiras – PGM Projetos Globais Média Unipessoal, Ltd. Na página web da empresa produtora, poderão ser consultados e ouvidos os programas (http://www.pgm.pt/radio.php ).
4. Resultados atingidos
A difusão dos programas produzidos vai permitir alcançar os objetivos iniciais que guiaram a criação e concepção desta ideia. A equipa do projeto (constituída por investigadores, docentes, técnicos, funcionários não docentes) considera que os programas permitiram, e permitirão:
- Desenvolver a cultura científica e tecnológica das populações, como condição estratégica para o desenvolvimento de uma cidadania activa;
- Reconhecer socialmente a ciência e a tecnologia como motores de inovação e competitividade;
- Melhorar cientificamente os conhecimentos da sociedade em geral, utilizando formas de comunicação de elevada difusão na sociedade;
- Reconhecer e promover a importância dos media na promoção da cultura cientifica e tecnológica;
A emissão dos programas continua em UniversidadeFM (104.3 Hz/FM em Vila Real - http://www.universidade.fm/)
5. Links
• UniversidadeFM: http://www.universidade.fm/
Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito da Ciência e Conhecimento (SAESCTN), consulte o menu Áreas/Os Projetos que Apoiamos.
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem
|