Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Ciência em Sintonia

16.09.2014
  • Ciência e Conhecimento

Programa de rádio dedicado à investigação que se faz em Portugal. São 50 minutos de viagem pelas universidades, institutos, laboratórios, escolas e empresas nacionais onde se produz conhecimento científico.

Projeto | Ciência em Sintonia
Projeto | Ciência em Sintonia

“Promovido pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e pela Universidade FM, e com o apoio do COMPETE e da Ciência Viva, o projeto elegeu como prioridade ampliar o papel da Universidade na promoção da cultura científica e tecnológica dos jovens e da população em geral, recorrendo ao uso dos media e de novas tecnologias de informação, oferecendo novas competências à sociedade, relacionadas com o empreendedorismo, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável”, revela Carla Maria do Amaral, coordenadora do projeto.

O apoio do COMPETE “revelou-se fundamental, pois permitiu que a produção pudesse contactar universidades de todo o país, divulgando a ciência que é feita não só na UTAD, promotor, tendo contribuído para criar uma imagem real do conhecimento e investigação feita no ensino superior”, acrescentou ainda a coordenadora do projeto.

O projeto promoveu a realização de 75 programas de rádio, com a duração de 50 minutos, a serem difundidos a nível nacional, mas cujos conteúdos podem também ser obtidos via internet.

1. Enquadramento no COMPETE
O projeto é apoiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional), no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade e por fundos nacionais, através da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Trata-se de um projeto no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico, na área da divulgação científica e tecnológica, com um investimento elegível de 157.700 euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 134.045 euros.

2. Síntese
O “Ciência em Sintonia” é um programa de rádio promovido pela UTAD (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro) e UFM que visa a divulgação e um conhecimento mais próximo da ciência que se faz em Portugal e dos seus protagonistas, pretendendo responder a questões simples como sejam:

> Que ciência se faz em Portugal?
> Quem são os nossos jovens cientistas?
> Como trabalham, em que condições e principais motivações?
> O que investigam?
> Que resultados obtêm?

Os programas produzidos foram organizados por temáticas, versando as áreas mais diversas, para fornecer uma imgem realista da ciência que se faz em Portugal.

3. D...

A Carregar...