PROMOTOR: Associação para o Desenvolvimento do Departamento de Física da Universidade de Coimbra (ADDFUC/FCT/UC)
LOCALIZAÇÃO: Centro
INVESTIMENTO APROVADO: 100.00,00 euros
INCENTIVO APROVADO: 70.000,00 euros
DESCRIÇÃO DO PROJECTO:
Há muitas dificuldades na interpretação detalhada, em qualquer medição de fluxo laser Doppler na pele humana, para estimar a profundidade que está a ser amostrada, assim como incertezas na interpretação da fracção de fotões que sofre desvio Doppler da que não sofre desvio. Estas incertezas levam a ambiguidades na interpretação da fracção da luz dispersada pelas camadas superficiais (circulação nutricional) e profundas (circulação termoregulatória) da pele.
De acordo com a fisiologia da pele humana, 10% do fluxo sanguíneo está presente na microcirculação nutricional e 90% nos vasos maiores e mais profundos da camada termoregulatória e das áreas com fluxo de maiores velocidades. A profundidade de penetração da luz laser nos tecidos depende do comprimento de onda da luz, visto que diferentes comprimentos de onda têm diferentes profundidades de penetração nos tecidos, da largura de banda com que o sinal é filtrado, do design da sonda e das propriedades ópticas dos tecidos.
A aplicação da componente teórica para construir um novo fluxómetro laser Doppler irá permitir a diferenciação entre os compartimentos microcirculatórios, permitindo a discriminação do fluxo sanguíneo capilar e do fluxo sanguíneo nos “shunts” vasculares. Quando aplicado em pacientes com diabetes, ou pacientes com úlceras nas pernas, o novo fluxómetro laser Doppler dará aos clínicos um conhecimento mais aprofundado sobre a localização das complicações trazidas pelas patologias. Um tratamento mais apropriado poderá ser aplicado para reduzir a patologia ou aumentar o conforto do paciente. Os resultados do estudo também podem conduzir à avaliação da profundidade de tecido queimado.
O projecto centra-se na construção de um novo monitor da perfusão sanguínea laser Doppler com capacidade para discriminar em profundidade o fluxo capilar sanguíneo e o fluxo nos “shunts” vasculares (interconexões entre vénulas e arteríolas que podem ser encontradas em áreas periféricas como dedos, nariz, etc.).
RESULTADOS ESPERADOS:
Construção de um novo monitor da perfusão sanguínea laser Doppler com capacidade para discriminar em profundidade o fluxo capilar sanguíneo e o fluxo nos “shunts” vasculares (interconexões entre vénulas e arteríolas que podem ser encontradas em áreas periféricas como dedos, nariz, etc.).