Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Engenharia num Minuto

25.03.2013
  • Ciência e Conhecimento

Promovido pela FEUP, com o apoio do COMPETE e da Ciência Viva, o projeto mostra como a engenharia está presente no dia-a-dia das pessoas.

Take_Programa_Engenharia_Minuto
Take_Programa_Engenharia_Minuto

Promovido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e com o apoio do COMPETE e da Ciência Viva, o projeto pretende mostrar como a engenharia está presente no dia-a-dia das pessoas.

Trata-se de um programa televisivo com vista à divulgação do conhecimento científico junto de públicos mais vastos e não especializados. Desmistifica a complexidade da Ciência e da Tecnologia, simplifica o conceito de engenharia, mostrando que está em todo o lado, ao longo da vida do ser humano e promove a cultura científica alargada, bem como a interação entre a sociedade e os especialistas.

Num total de 250 programas, a rubrica, de um minuto, passou diariamente na grelha da RTP Informação, na Rádio Nova e no Público Online. O “Engenharia num minuto” surge, assim, como um projeto de criação de conteúdos de ciência e tecnologia, dirigido ao público em geral e de natureza não comercial, para difusão através da comunicação social.

O desafio dos investigadores da FEUP que colaboraram no programa passou por conseguir “trocar por miúdos” algumas questões da atualidade (ex.: porque é que há umas casas que resistem aos sismos e outras não?), e ao mesmo tempo, dar a conhecer as últimas novidades e curiosidades tecnológicas. Sempre com o requisito de nunca ultrapassar um minuto.

Projeto “Engenharia num Minuto”

1. Enquadramento no COMPETE

O projeto “Engenharia num Minuto” da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto foi financiado por fundos nacionais através da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica (ANCCT) e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade.

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do SAESCTN e inserido da estratégia Ciência Viva, o projeto envolve um investimento elegível de 188 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 160 mil euros.

2. Síntese

O “Engenharia num Minuto” é um programa televisivo promovido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto com vista à divulgação da engenharia. O programa mostra como a ciência, nomeadamente a engenharia, está presente no dia a dia do mundo que nos rodeia, em episódios de curta duração, divulgados na RTP Informação, no jornal Público Online e na Rádio Nova.

Os programas abordaram questões ligadas à engenharia, mas não só, já que foram também consideradas as áreas que de alguma forma se relacionam com esta ciência. Por exemplo, no episódio dedicado aos implantes dentários pode perceber-se a engenharia envolvida no processo de criação destas próteses, mas também a sua importância para a medicina.

3. Descrição

O “Engenharia num Minuto” é um programa de divulgação científica centrado no tratamento de questões ligadas à engenharia, mas não só. Foram também consideradas as áreas que de alguma forma se relacionam com esta ciência. Ao longo de cerca de um ano de emissão diária, contam-se 250 programas de um minuto, aos quais se juntam 50 compactos semanais de aproximadamente 5 minutos. 

Os temas escolhidos foram sujeitos a critérios de seleção relacionados essencialmente com questões da atualidade e da história, inovações e curiosidades tecnológicas, bem como campos considerados de interesse para o público geral.

O uso de uma linguagem simplificada, apoiada por imagens e grafismos elucidativos permitiu alcançar públicos mais vastos que manifestem interesse pelas áreas abordadas. Assim, é possível visualizar uma rubrica de comunicação de ciência coerente, fluída e ao mesmo tempo bastante diversificada, contribuindo deste modo para desmistificar a complexidade da ciência e da tecnologia, promovendo a cultura científica alargada.

“Simplificar o dia-a-dia”, “trocar por miúdos” ou “revelar e desmistificar a ciência oculta” podem ser consideradas máximas seguidas de perto durante o trabalho de produção. É nesta fase que o trabalho dos especialistas envolvidos no “Engenharia num Minuto” se torna fundamental. Ninguém melhor do que os especialistas na matéria para darem a cara e o conhecimento por conteúdos com o devido rigor técnico e científico.

O lançamento dos temas ficou a cargo de uma jornalista com a missão de fazer uma abordagem introdutória apelativa para o público geral. Desta forma, pretendia-se que todos sentissem interesse em saber mais sobre os temas e percebessem, logo num primeiro contacto, qual o assunto que iria ser tratado.

Os 300 programas (250 individuais e 50 compactos) foram exibidos diariamente (com repetições), durante cerca de um ano (de 7 de novembro de 2011 a 23 de novembro de 2012), estando presentes na RTP Informação, na Rádio Nova e no Público Online.

4. Comunicação

A estreia do programa foi divulgada junto dos órgãos de comunicação social, em redes sociais e ainda no site dedicado ao projeto. O programa foi disponibilizado todos os dias na página oficial do “Engenharia num Minuto”, no youtube e todas as semanas na página do facebook da faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Além disso era também divulgado nas newsletters e publicações internas da faculdade.

5. Ponto de situação

O projeto levou a cabo a produção e a difusão de 300 programas (incluído diários e compactos semanais), para um total de 250 temas diferentes com o cunho da engenharia. A emissão terminou no final de 2012 e agora é o momento de avaliar e ponderar o futuro do projeto.

6. Resultados

No decorrer da rubrica notou-se um manifesto interesse tanto da parte dos participantes como de quem via os programas. No site dedicado ao projeto durante o ano 2012 registaram-se 28 978 visitas, das quais 14 351 foram visitantes únicos, com uma percentagem de novas visitas de 48,27%. Já no youtube, até ao momento, registou-se um total de 87 308 visualizações, 472 “gostos” e 42 comentários.

Estabeleceu-se ainda uma parceria com a STCP (Sociedade de Transportes Coletivos do Porto) e com o portal Zappiens, factos que revem o sucesso do projeto junto da sociedade.

Por: Cátia SIlva Pinto