1. Síntese
O projeto visa a produção de meios audiovisuais para televisão sobre a temática biodiversidade urbana. Numa estreita parceria com a SIC Notícias, o programa de 13 episódios produzidos pela Terra Líquida Filmes conjuga filmagens num hipermercado real, da cadeia Jumbo, com personagens de animação 3D.
A Biodiversidade é geralmente considerada como a enorme variedade de espécies diferentes que existem numa floresta ou parque natural, distante das populações humanas. No entanto, nos meios urbanos, os supermercados e hipermercados são locais onde podemos encontrar uma enorme diversidade biológica, mas que não é vulgarmente reconhecida.
Com muita ciência e algum humor, a consciencialização do público para a biodiversidade é feita de num formato audiovisual atrativo, que reúne com rigor informação qualificada. Num local frequentado por todos, através da vasta gama de produtos com diferentes origens que se pode encontrar no hipermercado, o público é convidado a descobrir um pouco mais sobre as espécies que constituem a sua alimentação.
2. Apoio do COMPETE
"Biodiversidade no Hipermercado" é um projeto apresentado no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, para candidaturas a Projectos de Promoção da Cultura Científica e Tecnológica – Produção de Conteúdos para Divulgação Científica e Tecnológica nos Média.
Este projeto foi apoiado pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade e por fundos nacionais, através da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
O projeto "Biodiversidade no Hipermercado", com um investimento elegível de 293.962 euros correspondendo a um incentivo FEDER de 249.868 euros, reúne uma equipa de investigadores de diversas áreas da biologia e da comunicação de ciência da Universidade de Aveiro e é coordenado pelo Professor Paulo Renato Trincão.
Testemunho
“O apoio financeiro do programa foi determinante para a realização do projeto "Biodiversidade no Hipermercado". Permitiu reunir uma equipa que conjugou as capacidades de desenho animação e produção com as valências de ciência e comunicação dos promotores do projeto. A capacidade de poder corrigir a afetação financeira entre rubricas do projeto, permitiu maximizar e melhor a gestão.
Este apoio de características únicas, em muito contribuir para a produção de um conjunto diversos de produtos de comunicação científica destinados a públicos generalistas, contribuindo fortemente para a criação em língua portuguesas de novas ferramentas com elevada componente educacional”, refere Paulo Trincão, Diretor do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra.
3. As Personagens
Para os programas “Biodiversidade no Hipermercado” foram criadas 6 personagens originais, desenhadas e animadas em 3D. O carrinho do supermercado é a personagem principal que aparece em todos os programas, sabendo tudo o que se passa no supermercado e conhecendo todos os produtos que aí se encontram. De cada vez que um produto é selecionado e colocado no carrinho por uma pessoa da família, avó, pai, mãe, filha ou filho, o seu tablet é acionado, fornecendo informações científicas sobre os produtos.
|
O carrinho
Ele é verde e vermelho, olhos atentos e curiosos, está sempre alerta para saber tudo o que se passa no Hipermercado. Moderno, ele não é apenas um vulgar carrinho de compras de supermercado, está equipado com as melhores tecnologias - o seu supertablet com GPS e leitor de código de barras. Quando não tem trabalho, diverte-se sozinho em busca de informação. E quando a família chega, fica muito contente porque já sabe que eles também são muito curiosos. Sempre que aparece/surge uma dúvida ele dá “uma mãozinha” na pesquisa dos produtos. Ele investiga e informa sobre a Biodiversidade no Hipermercado.
|
|
A Avó
Sempre bem disposta e com o seu humor característico, a avó gosta de acompanhar a família nas compras. Com os seus 65 anos, ela é jovial e moderna, navega pela internet, onde comunica com amigos e netos por e-mail e pelo facebook e até está a fazer um curso de permacultura urbana. Interessa-se por agricultura biológica e por tudo o que lhe faça lembrar os bons tempos da juventude, sem saudades, só com boas recordações. No hipermercado prefere produtos biológicos e de comércio justo, mas nem por isso diz que não ao neto quando este procura guloseimas, das quais ela também gosta. |
|
A Mãe
A mãe é bióloga e nas suas viagens de trabalho e férias pelo Mundo, gosta de conhecer os mercados dos países por onde vai passando, tendo até uma enorme coleção de fotos de alimentos estranhos e desconhecidos. Interessada por tudo o que se relaciona com o ambiente, gosta de saber mais sobre todos os produtos de origem biológica. Sempre que vai às compras com os filhos aproveita para lhes ir ensinando o que sabe sobre biodiversidade e para despertar neles a curiosidade pela ciência, que afinal podemos encontrar em todo o lado, até mesmo num hipermercado! |
|
O Pai
Engenheiro de profissão, ele é minucioso e cauteloso quando vai às compras, até porque não gosta mesmo nada de microrganismos incómodos que lhe possam provocar intoxicações alimentares. Não percebe muito de ecologia, mas percebe de cuidados com a saúde e prefere os produtos do supermercado aos alimentos que venham diretamente do campo, sem terem passado por uma inspeção sanitária. Ao contrário da avó, não gosta das “modernices” dos produtos orgânicos... talvez por isso ela o ache um bocado aborrecido.
|
|
A Filha
Em plena fase da adolescência, a filha tem 15 anos, gosta de estudar e de acompanhar a família nas compras. Com algumas preocupações com a sua aparência, as malditas borbulhas e a alimentação pouco saudável estão na sua lista negra. Procura sempre alimentos com pouca gordura e pouco açúcar quando vai às compras e implica com o irmão mais novo que adora guloseimas. Interessada em saber mais para além do que aprende na escola, ouve com muita atenção o que os pais e avó têm a dizer sobre os produtos que encontramos no hipermercado.
|
|
O Filho
Jogos e brincadeiras, corridas e desafios que lhe despertem a curiosidade são o forte do filho da família. Adora correr pelo hipermercado com o carrinho, que considera o seu melhor aliado nas compras, e não lhe dá descanso... principalmente quando alguém da família lhe lança desafios para procurar alimentos, alguns deles nada fáceis de encontrar. Como qualquer criança de 9 anos, prefere os doces e as guloseimas, aos legumes e à fruta saudáveis, e claro, nunca se esquece de os procurar quando vai ao hipermercado.
|
4. Os episódios
Para a realização de cada um dos 13 episódios foram escolhidos temas que abordassem de uma forma cientificamente correta e ao mesmo tempo interessante e compreensível para o público, a biodiversidade de seres vivos presentes nos diferentes produtos existentes num hipermercado.
Nos diferentes episódios do programa, o carrinho, sozinho ou acompanhado por algumas das personagens, percorre os corredores do hipermercado à procura de determinados produtos que estão relacionados entre si de acordo com o tema abordado.
- Um Mar de Peixes
À entrada do hipermercado, para uma ida às compras com a mãe, a filha conta-lhe que precisa fazer um trabalho sobre peixes para a escola e pede a sua ajuda, já que ela sabe tanto sobre animais. A mãe diz-lhe então, que ali mesmo no hipermercado, pode encontrar muitos peixes diferentes. A ideia agrada a filha, que só não gosta muito é do cheiro da peixaria, mas que fazer, é preciso para aprender...
- Um Doce Aniversário
Aproxima-se uma data especial, o aniversário do neto. Numa ida ao hipermercado com a avó para comprar tudo o que é preciso para a festa, não podem faltar as coisas doces e os ingredientes para o bolo de chocolate que ele tanto gosta. Mas de onde vem o chocolate? Será que o cacau é doce ou amargo? E o açúcar que adoça as guloseimas? Gelatina, fruta, rebuçados, chocolate e muito mais são o recheio deste doce aniversário.
- Porco Puzzle
O carrinho do hipermercado não gosta de estar parado e quando os clientes não o estão a utilizar entretém-se e diverte-se nas suas investigações pelo hipermercado. Desta vez o carrinho lembrou-se que gostava de saber um pouco mais sobre os diferentes produtos alimentares que são produzidos a partir do porco. Acompanhe o carrinho nas suas deambulações pelo talho, pelas conservas e outros corredores onde podemos encontrar derivados do porco.
- Em busca dos animais selvagens
Numa visita ao centro comercial para fazer compras no hipermercado, pai e filho passam junto às salas de cinema. O filho fica curioso ao ver o cartaz de um filme sobre Animais Selvagens e pede ao pai para irem ver. O pai desafia-o, no entanto, a procurar animais selvagens no hipermercado, enquanto fazem as compras. Haverá mesmo animais selvagens no hipermercado? Este é o mote para mais um episódio da “Biodiversidade no Hipermercado”.
- Cereais: os melhores amigos do Homem
A avó está com vontade de fazer pão e comenta com a neta que, para isso, precisam de farinha. Mas, de que é feita a farinha? Cereais, que são o melhor amigo do homem!! Em mais uma visita ao hipermercado e com a ajuda do carrinho, avó e neta descobrem tudo sobre as primeiras plantas a serem cultivadas pelo Homem desde as civilizações mais antigas... e que hoje encontramos em tantos produtos tão diferentes!
- Da galinha ao ovo
O hipermercado está mesmo a fechar, mas o carrinho atento, ouve a pergunta da neta “Oh avó, com tantos ovos aqui no hipermercado, como é que não nascem pintos?” Curioso, o carrinho não perde a oportunidade para ir investigar e, neste episódio, dá-lhe a resposta a esta e muitas outras perguntas sobre ovos, óvulos, fecundação e também sobre as espécies que produzem os que mais consumimos na nossa alimentação.
- Anda na água e não é peixe
Em mais uma incursão às compras no hipermercado a filha admira os peixes nos aquários. Entusiasmada confessa ao pai que gostava de ter um aquário em casa. Mas será que os aquários só têm peixes? Neste episódio vamos descobrir uma grande variedade de seres vivos que andam na água...e nenhum deles é peixe!
- Salada de Frutos
A mãe e a avó estão hoje sozinhas e decidem fazer um almoço saudável e diferente. Que comprar então para uma ementa especial? A mãe sugere uma salada, só de frutos. Mas salada de frutos não é sobremesa? A avó vai assim descobrir em mais uma visita ao hipermercado, que há legumes que afinal também são frutos e que nem todos os frutos secos são na realidade frutos!
- Um ramo de flores original
O carrinho recebe uma encomenda online de um ramo de flores o mais variadas possível. Mas será que há assim tantas flores diferentes num hipermercado? Parece que sim!... Além das flores que se encontram na secção de jardinagem, o carrinho descobre nos vários corredores do hipermercado muitos outros produtos com flores. Mas afinal o que é uma flor? E já alguma vez comeu flores? Venha descobrir as repostas a estas e muitas outras perguntas em mais um episódio da “Biodiversidade no hipermercado”.
- Em tempo de vacas magras
Mãe e filho estão no hipermercado e vão comprar leite. Ao deparar-se com diferentes tipos de leite o filho pergunta qual a diferença entre leite magro e leite gordo? Será que o leite magro vem das vacas magras? E em que produtos podemos encontrar leite? Só precisamos de leite para fazer queijo? A mãe, com a ajuda do carrinho, vai respondendo a estas e outras perguntas em mais um episódio da “Biodiversidade no hipermercado”.
- Fungos para que vos quero
O pai e a mãe vão ao supermercado comprar cogumelos para o jantar e acabam por descobrir que comem muito mais fungos do que alguma vez imaginaram!... O pão, a cerveja, o vinho e o vinagre são todos produzidos com a preciosa ajuda de fungos, mas não são os únicos. Venha descobrir, com o pai, a mãe e o carrinho, que vivemos rodeados de fungos e de onde vem a expressão “nascem como cogumelos”!
- Inspeção periódica obrigatória
O carrinho está empenado e não consegue dar curvas. Começa a ficar preocupado pois será que assim consegue passar na inspeção? O problema parece ser falta de óleo, só que no hipermercado são tantos os tipos de óleos: óleo de soja, óleo de cedro, óleo de bacalhau... Será que podemos encontrar no hipermercado o óleo certo para o carrinho?
- Uma viagem à volta do mundo
A família assiste na sala a um documentário sobre embarcações de pesca. O filho, atento, acha que seria giro se pudessem ir aos mares onde aquele barco já andou. A mãe tem então uma ideia para um jantar invulgar, com alimentos vindos dos quatros cantos do mundo, e apressa-se a fazer a encomenda online. Em família fazem um jantar diferente enquanto dão a volta ao mundo e descobrem que é imensa a biodiversidade no planeta!
5. Emissão dos Episódios
Os 13 episódios elaborados no âmbito deste projeto estão a ser emitidos no canal SIC Notícias. Com base nos guiões e nos testes de animação apresentados ao Diretor de Programas da SIC Notícias foi definida a grelha de emissão dos episódios.
Cada um dos 13 episódios é emitido 5 vezes durante a semana, em diferentes horários e diferentes dias da semana de acordo com o plano que se segue.
Estreia semanal
Um novo episódio estreia todas as semanas nos seguinte horário:
- sábados às 20h50
Repetições durante a semana
A emissão de todos os episódios é repetida semanalmente nos seguintes horários:
- domingo entre as 8h50
- segunda-feira às 2h45
- terça-feira às 15h50
- quinta-feira às 20h45
O primeiro episódio da série estreou dia 1 de Março de 2014, às 20h50, tendo tido uma audiência média de 20 150 espectadores no prime time do canal Sic Notícias. Está ainda em análise a possibilidade de transmissão do programa em outros canais SIC.
5. O Portal
De forma a que o público possa acompanhar e encontrar mais informações sobre o programa "Biodiversidade no Hipermercado" foi criado um portal que se encontra disponível no endereço: http://biodhiper.pt/index.php/pt/.
Embora não estivesse contemplado no projeto inicial, foi considerado importante a criação de um portal onde foram incluídas não só as informações relativas ao programa de televisão, mas também muitas das informações recolhidas durante a pesquisa e preparação dos guiões sobre os seres vivos referidos nos diferentes episódios.
A estrutura do portal foi pensada de forma a simplificar a sua utilização pelo público, servindo como um complemento ao programa, nomeadamente no que se refere a informações sobre o projeto e os personagens. Definiram-se, assim, as seguintes rubricas: Entrada, Canal Biod, Quem é Quem, SOS Cientista, Carrinho Cheio, Balcão de Informações e Pesquisa.
Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem
Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.
Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, consulte o menu Áreas/Os Projetos que Apoiamos.
|