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Programa “Ciência por miúdos” vai para o ar em março

21.01.2014
  • Ciência e Conhecimento , Compete

O Instituto Politécnico do Porto tem um projeto de divulgação de ciência para o grande público tendo já iniciado a produção de 26 episódios televisivos versando diversos temas de ciência, que vão ser devidamente explicados e trocados por miúdos pelos jovens apresentadores.

Projeto "Ciência por Miúdos"
Projeto "Ciência por Miúdos"

Projeto "Ciência por Miúdos"

Apoio do COMPETE

O projeto “Ciência por Miúdos” do Instituto Politécnico do Porto foi financiado por fundos nacionais através da Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) através do COMPETE – Programa Operacional Fatores de Competitividade.

Apoiado pelo COMPETE no âmbito do SAESCTN (Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico), no domínio das tecnologias da informação e telecomunicações, o projeto envolve um investimento elegível de, aproximadamente, 170 mil euros, correspondendo a um incentivo FEDER de 144 mil euros.

Síntese 

O projeto “Ciência por Miúdos”, coordenado pelo Instituto Politécnico do Porto (IPP) tem como objetivo a promoção e divulgação científica, junto do grande público.

O projeto “Ciência por Miúdos” divulgará os atuais temas da ciência e tecnologia, traduzindo-os numa linguagem acessível ao grande público, procurando fomentar a cultura científica e despertar o interesse dos mais jovens com uma série de 26 episódios para televisão.

Ao longo de 26 episódios televisivos, com a duração aproximada de 1 minuto cada, o espectador terá contacto com 26 temas científicos, selecionados de acordo com o impacto e presença no nosso quotidiano. 

Cada tema é explicado por uma ou duas crianças que, utilizando uma linguagem atual e familiar, procurará “desmistificar” alguns conceitos complexos relacionados com a ciência e tecnologia.

Os vídeos são apresentados de forma organizada e concisa, contemplando a história e enquadramento da área científica em questão, a importância e a sua aplicação no quotidiano, tendências para futuro, entre outros aspetos relevantes relativos à área em análise.

Complementarmente será disponibilizada informação mais completa no website, que juntamente com as redes sociais, constituirá os canais de divulgação previstos. Atendendo à grande diversidade das áreas científicas abordadas a comunidade docente do Instituto Politécnico do Porto (IPP) foi envolvida, tendo sido convidados vários professores e especialistas desta instituição que deram o seu contributo, escrevendo os textos científicos que estiveram na base dos guiões utilizados nas filmagens. Durante todo este processo o IPP contou com a colaboração do Science Office, Lda, uma empresa de comunicação de ciência para o público em geral, com larga experiência no mercado.

A SIC Kids também participa nesta iniciativa, uma vez que foi a estação escolhida para passar os episódios, algo que está previsto para o mês de Março.

Temas

Os temas abordados são:  

  • Acelerador de partículas
  • Acústica
  • Ambientes Inteligentes
  • Arco-íris
  • Biomateriais
  • Carro Elétrico
  • Células Estaminais
  • Ciências Forenses
  • Clonagem
  • Computação Gráfica
  • Modelos Económicos
  • Energias renováveis
  • Genoma
  • Inteligência Artificial
  • Internet
  • Matéria Escura
  • Micro organismos
  • Nanotecnologia
  • Prototipagem
  • Realidade Aumentada
  • Reciclagem
  • Redes Sociais
  • Robótica
  • Tradução Automática
  • Transgénicos
  • Tsunamis


Enquadramento

Vivemos numa era de progresso científico sem precedentes. O crescente avanço e impacto da tecnologia faz com que a ciência faça cada vez mais parte do nosso quotidiano. No entanto, sem conhecimentos sobre ciência ou pelo menos sem uma consciência geral do progresso científico, o público ficaria sujeito, por um lado à ignorância e por outro à influência de crenças místicas e cientificamente infundadas.

O papel da comunicação de ciência tem como objetivo colmatar esta falta de informação e informar o público sobre os avanços e descobertas científicas, permitindo aos cidadãos conhecer os excitantes desenvolvimentos que afetam a vida de todos nós. Este conhecimento é necessário na tomada de decisões conscientes num mundo cada vez mais dominado pela inovação e progresso tecnológico.

O aumento da perceção pública da ciência beneficia tanto a própria ciência - as instituições científicas e os cientistas - como os cidadãos e as Nações, que têm na educação da sua população umas das suas maiores riquezas e forças. Sem uma contínua divulgação e informação sobre ciência ao público e aos decisores, tornar-se-á difícil atrair novos cientistas e mesmo conseguir e justificar financiamento para novas pesquisas.

É com base neste enquadramento que o projeto “Ciência por Miúdos” é concebido, tendo como objetivo principal a promoção e divulgação dos mais atuais temas da ciência e tecnologia, traduzindo-os numa linguagem mais acessível ao grande público. 

Descrição

O programa “Ciência por Miúdos” é dirigido ao público em geral, com maior destaque para o segmento jovem levando-os a considerar uma carreira científica no futuro, através de uma combinação e utilização estratégica e integrada do conjunto de meios e plataformas de comunicação (TV, Circuito Fechado TV, Palestras na FNAC, Internet, Website, Redes Sociais, YouTube, Gadgtes como iPad e iPhone, Aplicação/Jogo interativo), consideradas hoje em dia com elevado potencial e impacto na chegada ao público-alvo. 

O projeto personifica os valores do Instituto Politécnico do Porto (IPP) na medida em que foram selecionados temas científicos e tecnológicos nos quais o Instituto detém competências específicas e tem vindo a desenvolver trabalho de investigação. Por vezes, o público em geral não tem presente, numa primeira análise, que a ciência e a tecnologia abrangem um leque de temas do dia-a-dia e que está recorrentemente a utilizar produtos, aplicações ou serviços com alto cariz científico e tecnológico, sem se aperceberem.  

No entanto a nossa sociedade está cada vez mais permeável e dependente do avanço da ciência e da utilização da tecnologia, nas mais diversas formas e campos de aplicação. Tendo isso presente, o IPP selecionou 6 principais temas de interesse divididos, respetivamente, em áreas de conhecimento científico e tecnológico, nas quais serão produzidos os 26 episódios, tal como se apresenta de seguida: 

  • A) Corpo Humano
  1. Genoma Humano
  2. Células estaminais
  3. Biomateriais
  4. Clonagem
  5. Ciências Forenses
  • B) Astronomia/Cosmologia
  1. Matéria Escura
  • C) Natureza
  1. Tsunamis
  2. Energias Renováveis
  3. Transgénicos
  4. Arco-íris
  5. Reciclagem
  6. Micro-organismos
  • D) Tecnologia
  1. Robótica
  2. Inteligência Artificial
  3. Computação Gráfica
  4. Nanotecnologia
  5. Acelerador de Partículas
  6. Internet
  7. Redes Sociais
  8. Acústica e suas aplicações 
  9. Realidade Aumentada
  10. Tradução Automática
  11. Ambientes Inteligentes
  12. Prototipagem
  13. Carro Eléctrico
  • E) Ciências Sociais
  1. Modelos Económicos

Procurou-se seguir um fio condutor por forma a cativar o público-alvo para conceitos atuais e familiares, evitando assim posições de resistência enraizadas e baseadas no senso comum à complexidade da ciência e tecnologia. Nesse sentido, procurar-se-á apresentar nos vídeos, de forma sucinta e encadeada, a história e enquadramento da área científica em questão, os problemas resolvidos, a importância e a sua aplicação no quotidiano, tendências para futuro, entre outros aspetos a discutir e a definir com os investigadores responsáveis por cada área. 

A inovação e diferenciação do projeto “Ciência por Miúdos”, reside não só na componente de divulgação, assente na produção de 26 episódios para televisão, no qual crianças e jovens irão assumir o papel de atores e explicar, num minuto, as 26 áreas selecionadas pelo IPP, mas também na combinação de diferentes meios e plataformas de comunicação tradicionais (Canal de TV, TV circuito fechado, Tertúlias, entre outras) e mais modernos incidindo-se para tal na internet (Website, Redes Sociais, YouTube, ) e gadgtes lançados recentemente tais como o iPhone e iPad).

Complementarmente, o projeto diferencia-se também pelo carácter experimental proporcionado aos utilizadores, uma vez que está prevista a conceção de um livro digital relativo às 6 áreas consideradas e a criação uma aplicação/jogo interativo, no qual os utilizadores poderão aceder via Web e/ou iPad para superar desafios estratégicos pré-desenhados (níveis) com base nos conteúdos divulgados nos vídeos e informação extra de suporte a inserir na aplicação. 

Atividades

 1 – Série de 26 episódios para televisão, com a duração de 1 minuto cada. 
Resultados: 

- Série de 26 episódios para televisão relativos às 6 áreas de interesse selecionadas, com a duração de 1 minuto cada_

- Exibição na Sic Kids dos 26 episódios_

- Exibição em Circuito fechado de TV_

- Organização de 6 tertúlias   

 2 – Website “Ciência por Miúdos”
Resultados: Website “Ciência por Miúdos”, no qual além de poderem ser visionados os vídeos produzidos para televisão, terá disponível mais conteúdos científicos e explicações sobre os temas abordados nos episódios, fóruns de discussão, noticias, etc.

3- “Ciência por Miúdos” nas Redes Sociais e repositórios Web. 
Resultados: “Ciência por Miúdos” nas redes sociais tais como: Facebook, Youtube, Vimeo, Flickr e Twitter. 

 4 – _Ciência por Miúdos_ - aplicação iPad e iPhone
Resultados: Customização dos vídeos para iPad e iPhone_ 

5 – Execução de um relatório final
Resultados: Relatório Final e Manual de Boas Práticas.

Meios de comunicação social

A equipa de trabalho desde o inicio da conceção do projeto “Ciência por Miúdos” procurou idealizar as atividades e os resultados previstos para cada fase, em plena articulação com um Plano Integrado de Comunicação, tendo em vista a utilização sinérgica dos vários meios e plataformas no qual o projeto se irá suportar para atingir o seu público-alvo, ou seja, comunidade em geral e o público jovem e os internautas em especial.

A vantagem da existência deste plano de comunicação integrado bem estruturado, permite ajustar o alinhamento das mensagens dirigidas a cada público-alvo, com a garantia de entendimento e vinculação ao conceito e mensagem a ser transmitida.

O projeto  visa incentivar, instruir e clarificar o público-alvo nos temas da Ciência e Tecnologia, por meio de uma linguagem fácil, usual e percetível. Apesar deste projeto querer alcançar pessoas de todas as idades, a massa crítica deste público são as crianças e jovens que se encontram numa fase de aprendizagem e na descoberta da carreira profissional que pretendem seguir, tornando clara a razão do projeto se chamar “Ciência por Miúdos”.

A equipa do IPP, em estreita colaboração as empresas que participarão no ciclo do projeto , irão apostar num coletivo multidisciplinar de profissionais com excelentes aptidões para adereçar a comunicação no âmbito da ciência, pretendendo transmitir os 6 temas de interesse (Corpo Humano, Astronomia/Cosmologia, Natureza, Tecnologia e Ciências Sociais) a diferentes públicos, apostando na originalidade dos meios e em linguagens contemporâneas.

De forma sintética e coerente, o projeto assenta em 4 fases (numa sequência não temporal).

Estas fases estão marcadas pela componente da promoção e divulgação dos conteúdos científicos e tecnológicos, através de diversos meios de comunicação e atingindo os diversos segmentos do público-alvo.

Fases do projeto

FASE I: Programa de TV – Série de 26 episódios com a duração de 1 minuto, cadaEpisódios para televisão no qual crianças e jovens irão explicar, num minuto, as 26 áreas científicas selecionadas, pertences a 6 temas de interesse.

Público-alvo: Existe intenção de captar a atenção da maioria dos segmentos alvo do programa, provavelmente em horário nobre/ diversas vezes ao dia / a discutir, esperando-se grande interatividade entre pais e filhos, incitando à curiosidade e futurologias relacionadas com a temática do programa e da sua envolvente. 

FASE II: Produção do Website “Ciência por Miúdos”
O website oficial do projeto, no qual além de poderem ser visionados os vídeos produzidos para televisão, estão disponíveis mais conteúdos científicos e explicações sobre as áreas abordadas nos episódios.

Público-alvo: Os mais interessados e aqueles que perderam a oportunidade de ver o programa na televisão, terão oportunidade de ver o mesmo, via online. Trata-se de um público-alvo mais segmentado e associado aos que usam com frequência o acesso à Internet para consulta pessoal e/ou trabalho, ou seja, a maioria das crianças, jovens e alguns adultos familiarizados com as Tecnologias de Informação e Comunicação.

FASE III: Manutenção dos conteúdos nas Redes Sociais
Pretende-se estender o projeto a várias plataformas de forma a atingir o maior número possível de público, nomeadamente pela utilização de Redes Sociais como Facebook, Youtube, Vimeo, Flickr e Twitter.

Público-alvo: Todos aqueles que dedicam a grande maioria do seu tempo na Internet, nomeadamente os que partilham e consultam informação em diversas redes sociais, que são ainda um grupo mais segmentado que o anterior. 

FASE IV: Implementação das aplicações iPad e iPhone 
Os conteúdos produzidos para televisão e internet são desenvolvidos para as plataformas iPad e iPhone.

Público-alvo: Atinge-se o segmento alvo mais restrito, ou seja, todos os “early adopters” e amantes de “gadgets” com interesse nas tecnologias de ponta atuais. Este segmento tem um grande potencial de crescimento. 

Equipa

O IPP (O Instituto Politécnico do Porto) é uma instituição de referência plenamente comprometida com a sociedade, que através da transferência de conhecimento e tecnologia, face à procura de inovação e serviços especializados nos diferentes âmbitos da sociedade, do mundo empresarial e da administração pública, contribui decididamente para o progresso económico e social.

É socialmente reconhecido pelo prestígio do corpo docente, pela formação integral dos seus estudantes/diplomados e pelo profissionalismo do pessoal não docente, altamente qualificados, motivados, comprometidos e com um forte sentimento de pertença e orgulho à instituição.

A Science Office é especializada na produção de mensagens capazes de atingir tanto os públicos habituais para este tipo de produtos (cientistas, estudantes, professores e pessoas com um interesse geral em ciência), como também o chamado “público geral”, vincando a posição de parceiro ideal do IPP para este projeto. 

Desta forma, o grupo de trabalho reúne as diversas competências necessárias à execução de um projeto que prima pela importância, originalidade e qualidade.  O IPP por meio da exposição do seu conhecimento científico e tecnológico e a Science Office pela capacidade de adaptar os conteúdos científicos à linguagem mais facilmente percetível pelo público-alvo.

Para conhecer outros projetos apoiados pelo COMPETE no âmbito do SAESCTN - Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, consulte o menu "Áreas/Os Projetos que Apoiamos".

Por: Cátia Silva Pinto | Núcleo de Comunicação e Imagem

Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico.