Calendário Concursos

a - Abertura
f - Fecho

Aviso para Apresentação de Candidaturas n.º 13/SI/2011

Prazos De 21.07.2011 a 30.09.2011
Área Incentivos às Empresas Pólos e Clusters
Tipo de Projecto I&DT - Projecto em co-promoção
Entidades Beneficiárias Empresas , Entidades do Sistema Científico e Tecnológico

Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (I&DT)

Projectos de I&DT Empresas em Co-Promoção

O presente concurso está aberto até 30 de Setembro e apresenta como prioridade o apoio a projectos de I&DT que reforcem a capacidade competitiva das empresas no acesso aos mercados externos.

Uma outra categoria de prioridades baseia-se na utilização do SI I&DT como instrumento de concretização das estratégias de desenvolvimento sustentadas em lógicas de eficiência colectiva. Desta forma, com vista à implementação das estratégias de eficiência colectiva (EEC) reconhecidas como pólos de competitividade e tecnologia e outros clusters (PCT/OC), o presente aviso prevê uma dotação orçamental específica destinada a apoiar projectos inseridos nestas EEC.

Aviso para Apresentação de Candidaturas n.º 13/SI/2011

1. Prazos para a Apresentação de Candidaturas

Entre o dia 21 de Julho de 2011 e o dia 30 de Setembro de 2011 (24 horas).

 

2. Objectivos e Prioridades

As candidaturas a este Aviso devem respeitar a projectos de I&DT realizados em parceria entre empresas ou entre estas e entidades do SCT, e liderados por empresas, compreendendo actividades de investigação industrial e/ou de desenvolvimento experimental, conducentes à criação de novos produtos, processos ou sistemas ou à introdução de melhorias significativas em produtos, processos ou sistemas existentes.

No actual contexto económico, a orientação do investimento em favor das actividades transaccionáveis e a consequente orientação das empresas portuguesas para os mercados externos, constitui prioridade evidente não podendo deixar de determinar o sentido da desejada focalização dos instrumentos do QREN de estímulo à competitividade empresarial.

Neste sentido, o presente concurso apresenta como prioridade o apoio a projectos de I&DT que reforcem a capacidade competitiva das empresas no acesso aos mercados externos.
Uma outra categoria de prioridades baseia-se na utilização do SI I&DT como instrumento de concretização das estratégias de desenvolvimento sustentadas em lógicas de eficiência colectiva. Desta forma, com vista à implementação das Estratégias de Eficiência Colectiva (EEC) reconhecidas como Pólos de Competitividade e Tecnologia e Outros Clusters (PCT/OC), o presente Aviso prevê uma dotação orçamental específica destinada a apoiar projectos inseridos nestas EEC.

 

3. Âmbito Territorial


Todas as regiões NUTS II do Continente.

As candidaturas de projectos liderados por empresas cujos investimentos estejam localizados na Região NUTS II de Lisboa ou na Região NUTS II do Algarve não deverão incluir investimentos localizados noutras NUTS II.



4. Data Limite para a Comunicação da Decisão aos Promotores

29 de Dezembro de 2011.