Objetivo
O objetivo deste convite é obter em condições de transparência e de igualdade de oportunidade para o mercado, uma bolsa de peritos avaliadores que possam emitir pareceres técnicos especializados que são decisivos no caso dos projetos de I&DT onde o estado da arte sobre a desenvolvimento de novos processos, produtos e serviços é determinante para a pontuação sobre o caráter inovador dos mesmos, requerendo competências num largo espetro de domínios científicos e tecnológicos que não é possível obter nem reunir nos órgãos de gestão dos PO.
Com base nas boas práticas internacionais no domínio da avaliação de projetos de I&D este procedimento é o que assegura a manifestação de interesse mais ampla, permitindo a colaboração de individualidades com competências e conhecimentos adequados nos domínios de atividade em que poderá ser solicitada a sua colaboração.
Âmbito dos Trabalhos
Tendo em atenção os critérios de seleção aprovados e demais orientações dos órgãos de gestão do QREN os peritos independentes são chamados a desempenhar as seguintes tarefas:
- Assistência na análise das propostas nos vários domínios científicos e tecnológicos, por via da emissão de pareceres técnicos especializados de suporte ao processo de decisão, incluindo a formulação de recomendações quando adequado;
- Assistência nos processos de alegações contrárias e de reclamação, por via da emissão de pareceres que suportem o processo de decisão;
- Assistência no acompanhamento de projetos selecionados e financiados, nomeadamente na análise dos relatórios de progresso e relatórios finais;
- Assistência na fase de encerramento dos projetos financiados e executados, para reavaliação do mérito final do projeto e do grau de cumprimento dos objetivos.
Requisitos de Candidatura
Em termos gerais, os candidatos a peritos independentes deverão possuir competências e conhecimentos adequados nos domínios científicos e tecnológicos em que poderá ser solicitada a sua colaboração.
Devem também possuir um elevado nível de experiência profissional no setor público ou privado num ou mais dos domínios de competência conforme ponto seguinte deste convite.
Neste contexto, a aceitação de candidaturas requer o preenchimento pelos candidatos dos seguintes requisitos:
- Possuir competências académicas e/ou profissionais nos domínios de competência para que se candidata
- Possuir uma experiência académica e/ou profissional mínima de 5 anos nos domínios de competência
- Possuir experiência na gestão e/ou análise de projetos de I&DT nacionais ou internacionais (preferencial)
- Possuir uma ligação profissional a uma entidade do SCTN (preferencial)
Candidaturas
A formalização das candidaturas ocorre via preenchimento do Formulário de Inscrição disponível na versão web no seguinte endereço http://peritos.adi.pt, no qual os candidatos a peritos, entre outros dados, indicarão as suas áreas de competência.
Prazo
Todos os interessados deverão submeter as suas candidaturas entre dia 15 de julho de 2013 e dia 31 de julho de 2013 até às 24 horas.
A AdI informará todos os candidatos, num prazo máximo de 15 dias, sobre a conformidade da sua candidatura e, se necessário, solicitará mais informações no sentido de obter os dados necessários ao tratamento do perfil do perito em base de dados.
Para mais informação, consulte os documentos anexos.