1. Apresentação de Candidaturas
Entre o dia 19 de Janeiro de 2010 e o dia 01 de Fevereiro de 2010, até às 17 horas, hora de Lisboa.
As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, em formulário electrónico próprio através do sítio Recomenda-se a leitura do Guia de preparação de candidaturas, disponível em: http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/projectos/concursos/harvard/docs/guide.pdf, bem como os Regulamentos referidos no ponto 7 do Edital em Anexo. http://concursos.fct.mctes.pt/projectos/
2. Objectivos e Prioridades
A modernização e a melhoria da qualidade da medicina em Portugal, a par do alargamento da sua base de recrutamento, é hoje uma prioridade que deve ser assumida tendo por referência as melhores práticas internacionais. Deve estar associada a uma abertura progressiva do ensino da medicina à sociedade em geral, bem como a uma cooperação alargada entre as Instituições de Ensino Superior e entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional.
>Pretende-se, neste âmbito, desenvolver e dinamizar um programa com o objectivo de estimular a internacionalização e a cooperação entre as Faculdades de medicina e de ciências médicas e os principais laboratórios e centros de investigação na área das ciências da saúde.
3. Entidades Beneficiárias
Podem candidatar-se as seguintes entidades:
a) Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Centros de I&D;
b) Laboratórios Associados;
c) Laboratórios do Estado;
d) Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objecto principal actividades de Ciência e Tecnologia;
e) Empresas desde que inseridas em projectos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos, e que contribuam para o financiamento do projecto;
f) Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em actividades de investigação científica.
4. Âmbito Territorial
A afectação territorial dos projectos é determinada pela Região NUTS II onde se localizam as Instituições Proponente e Participantes.
5. Dotação Orçamental
A dotação orçamental total afecta ao presente concurso é de 400 mil euros, sendo a dotação orçamental máxima FEDER no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade de 280 mil euros.
6. Informação Complementar
O presente Edital e outras peças e informações relevantes, nomeadamente o Regulamento de Execução do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN) e o Regulamento de acesso a financiamento de projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico estão disponíveis através do sítio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/projectos/concursos/harvard/senior) e no sítio do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade (http://www.pofc.qren.pt/).
Informações: