Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito do Acordo de Cooperação entre Portugal e a Harvard Medical School – 2009
Concurso para Projectos de Investigação Clínica (Modalidade Sénior
1. Apresentação de Candidaturas
Entre o dia 27 de Julho de 2009 e o dia 30 de Outubro de 2009, até às 17 horas, hora de Lisboa.
As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, em formulário electrónico próprio através do sítio http://alfa.fct.mctes.pt/concursos.
Recomenda-se a leitura do Guia de preparação de candidaturas, disponível em:
2. Objectivos e Prioridades
Pretende-se desenvolver e dinamizar um programa com o objectivo de estimular a internacionalização e a cooperação entre as Faculdades de medicina e de ciências médicas e os principais laboratórios e centros de investigação na área das ciências da saúde.
O objectivo específico destes projectos consiste em reforçar a capacidade nacional de produzir novos conhecimentos relevantes para a Saúde, através de um estímulo ao desenvolvimento de projectos de investigação clínica, em que o investigador responsável deve obrigatoriamente conciliar actividades de investigação, simultaneamente com a sua actividade clínica.
Este concurso visa estimular a concepção e desenvolvimento de projectos de investigação clínica por Médicos em fases avançadas da sua carreira clínica.
Cada projecto será desenvolvido em rede, envolvendo colaboração entre o Médico que se responsabiliza pela candidatura, equipas de investigação de entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e equipas da Harvard Medical School.
3. Entidades Beneficiárias
a) Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Centros de I&D;
b) Laboratórios Associados;
c) Laboratórios do Estado;
d) Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objecto principal actividades de Ciência e Tecnologia;
e) Empresas desde que inseridas em projectos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos, e que contribuam para o financiamento do projecto;
f) Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em actividades de investigação científica.
As candidaturas terão obrigatoriamente que integrar um Médico que será o responsável do projecto. A entidade beneficiária (Instituição Proponente) pode ser o Hospital público ou privado, sem fins lucrativos, a que o Médico atrás referido está vinculado, ou uma entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, onde o mesmo Médico vai desenvolver actividades de investigação científica.
4. Âmbito Territorial
A afectação territorial dos projectos é determinada pela Região NUTS II onde se localizam as Instituições Proponente e Participantes.
5. Dotação Orçamental
A dotação orçamental total afecta ao presente concurso é de 400 mil euros, sendo a dotação orçamental máxima FEDER no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade de 280 mil euros.
6. Informação Complementar
O Edital e outras peças e informações relevantes, nomeadamente o Regulamento de Execução do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN) e o Regulamento de acesso a financiamento de projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico/2008, estão disponíveis através do sítio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia em:
Informações sobre: