Projectos de Investigação Ciêntifica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito do Acordo de Cooperação entre Portugal e a Carnegie Mellon University - 2009
Concurso para financiamento de Projectos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico.
1. Apresentação de Candidaturas
Entre o dia 7 de Setembro de 2009 e o dia 13 de Novembro de 2009, até às 17 horas, hora de Lisboa.
As candidaturas devem ser apresentadas à FCT, em língua inglesa, em formulário electrónico próprio através do sítio http://alfa.fct.mctes.pt/concursos.
Recomenda-se a leitura do Guia de preparação de candidaturas, disponível em: http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/cooptrans/parcerias/cmu, bem como os Regulamentos referidos no ponto 7 do Edital em Anexo.
2. Objectivos e Prioridades
São prioritárias as seguintes áreas focadas de tecnologias de informação e comunicação:
- Redes de Nova Geração com Serviços Confiáveis de Elevada Qualidade, incluindo desenho e integração de tecnologias da internet do futuro, segurança, privacidade, confiança, reconhecimento de padrões e análise de tráfego para gestão eficiente de rede, avaliação do desempenho de redes, regulação e cobrança de serviços;
- Engenharia de Software para Sistemas Robustos de Larga Escala, incluindo sistemas de software confiáveis, software para colaboração, sistemas de apoio a cadeias de abastecimento globais, sistemas multi-core e paralelos;
- Sistemas Ciber-físicos para Inteligência Ambiente, incluindo dispositivos sensores-actuadores, captação de dados e actuação distribuída, infrastruturas em rede, e middleware para sistemas ciberfísicos de larga escala.
Projectos de cariz inter-disciplinar, que combinem investigação de base com desenvolvimento de novas tecnologias, e sejam enquadrados de forma clara nos objectivos do plano estratégico, divulgado no sítio da internet: http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/projectos/cmu_newplan.
3. Entidades Beneficiárias
A candidatura deverá ser apresentada por um consórcio de equipas de investigação incluindo pelo menos dois centros de investigação nacionais de entidades distintas, pelo menos uma empresa e pelo menos uma equipa de investigação da Universidade de Carnegie Mellon na área temática respectiva.
Podem candidatar-se equipas de investigação das seguintes entidades:
a) Instituições do Ensino Superior, seus Institutos e Centros de I&D;
b) Laboratórios Associados;
c) Laboratórios do Estado;
d) Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objecto principal actividades de Ciência e Tecnologia;
e) Empresas desde que inseridas em projectos liderados por Instituições de I&D públicas ou privadas sem fins lucrativos, e que contribuam para o financiamento do projecto;
f) Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam, ou participem em actividades de investigação científica.
4. Âmbito Territorial
A afectação territorial dos projectos é determinada pela Região NUTS II onde se localizam as Instituições Proponente e Participantes.
5. Dotação Orçamental
A dotação orçamental total afecta ao presente concurso é de 2.400 mil euros, sendo a dotação orçamental máxima FEDER no âmbito do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade de 1.200 mil euros.
6. Informação Complementar
O presente Edital e outras peças e informações relevantes, nomeadamente o Regulamento de acesso a financiamento de projectos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico e o Regulamento de Execução do Sistema de Apoio a Entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SAESCTN), estão disponíveis através do sítio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e no sítio do COMPETE - Programa Operacional Factores de Competitividade.
Informações sobre: