Dinamizar projectos nacionais é a ambição desta iniciativa, que pretende não só promover a produção criativa como também estimular a economia portuguesa contribuindo para a afirmação da identidade de um “Portugal Contemporâneo”.
As Indústrias Criativas são “actividades que têm origem na criatividade, capacidade e talento individuais e que potenciam a criação de riqueza e a criação de emprego através da produção e exploração da propriedade intelectual”
Incluem os seguintes sectores:
Audiovisual - incluindo Cinema, Fotografia e Vídeo,
Arquitectura, Artes Visuais e Artes Performativas,
Artesanato e Joalharia, Design, Design de Moda,
Edição - incluindo Edição Electrónica,
Música, Publicidade, Software Educacional e de Entretenimento,
Televisão e Rádio.
As Indústrias Criativas têm intervenção em áreas distintas, como por exemplo: Ambiente, Cultura, Desporto, Educação, Indústria, Solidariedade Social, Trabalho, Turismo e Lazer e Urbanismo.
1ª FASE | Envio da ficha de candidatura e resumo do projecto de 28 de Fevereiro a 7 de Abril de 2013
Comunicação dos projectos (até 10 finalistas) até dia 24 de Maio de 2013.
Workshop de empreendedorismo criativo: programa de imersão empreendedora dias 27, 28 e 29 de Maio de 2013, na zona norte do país em local a designar pela Organização.
2ª FASE | Elaboração e envio dos Planos de Negócio pelos finalistas de 1 de Junho a 26 de Agosto de 2013.
3ª FASE | Apresentação dos projectos finalistas ao Júri e Equipa Técnica até dia 14 de Setembro de 2013, em data a anunciar.
4ª FASE | Comunicação do projecto vencedor e cerimónia formal do anúncio e entrega do prémio até ao dia 31 de Outubro de 2013 em data a anunciar.
5ª FASE | Participação do promotor do projecto vencedor na competição internacional “Creative Business Cup” a decorrer de 18 a 20 de Novembro de 2013 em Copenhaga, Dinamarca.