No Ciclo ” Novas Ideias, Novos Negócios” da Fundação AEP pretende-se dar destaque a novos valores nacionais. Pessoas criativas, ousadas e que apostaram com persistência e coragem, trilhando novos caminhos e mostrando que há uma nova geração disposta a isso. Na presente conferência daremos a conhecer alguns desses exemplos de Novas Ideias que se transformaram já em Novos Negócios, ou projetos de negócios, criando espaços de debate e de partilha de experiências, com especial ênfase na Nova Competitividade e Novo Empreendedorismo, apontando soluções e novas direções.
A Industria Agroalimentar representa para Portugal 14,000 milhões de Euros em negócios anuais, ou seja 4,5 % do PIB, sendo o maior setor transformador do país. Emprega direta ou indiretamente 16% dos trabalhadores Portugueses, ou seja, 500 mil Portugueses e contribuindo com um VAB para o país de 2,500 milhões de euros.
Entretanto, na opinião de alguns observadores, desde que entrou em vigor a PAC, a diferença entre os rendimentos dos produtores e a desigualdade da capacidade produtora instalada e utilizada, aumentou o fosso tanto ao nível nacional como pan-europeu. Este fenómeno foi exacerbado por políticas diferenciadas de subsidiação e pela concentração das redes de escoamento, associado a um excesso generalizado de produção, que tem prejudicado sobretudo os países periféricos como Portugal. Aliás Portugal tem índices de rentabilidade do setor entre os mais baixos da Europa. Fala-se em algumas regiões de um autentico drama socioeconómico que requere soluções.
Local: Régua-Museu do Douro
Contacto: Maria Cristina Ferreira. Telf 229981753
Inscricoes: formacao@aeportugal.com
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia