Duas vezes por ano, em janeiro e julho, Berlim transforma-se na capital mundial da moda e todas as atenções estão voltadas para a Berlin Fashion Week. Bread & Butter e Premium Berlim, são os eventos em destaque de 8 a 10 de julho e contam com a participação de 3 empresas portuguesas, presentes em Berlim com o apoio da Associação Selectiva Moda, no âmbito do projecto de internacionalização From Portugal.
De 8 a 10 de julho, todos os caminhos vão dar a Berlim! Os principais protagonistas da moda alemã e internacional reúnem-se na Berlin Fashion Week para ficarem a par das principais novidades e tendências para a Primavera/Verão 2015.
Nesta edição de Verão, as atenções estão voltadas para dois eventos: Bread & Butter Berlim e Premium Berlim, onde irão participar três empresas Portuguesas, integradas no projecto de internacionalização From Portugal, levado a cabo pela Associação Selectiva Moda.
Bread & Butter Berlim, um certame especializado em Street e Urban Wear e que conta habitualmente com um portfólio único de marcas, apresenta uma edição inspirada no “Carnaval do Brasil”. Presenças habituais neste certame, Lightning Bolt e Gab’s Design, são as duas marcas made-in Portugal que marcam uma vez mais presença na capital alemã.
De regresso a este certame, a Gab’s Design apresenta a sua marca «Fame On You». Especialistas em t-shirts com estampados ousados e sofisticados, onde cada criação é uma obra de arte. «As nossas expectativas são bastante positivas para esta edição da Bread & Butter Berlim», afirma Jorge Pinheiro, responsável da marca.
Premium Berlim é um certame direccionada para o segmento de alta-costura, que se realiza duas vezes por ano, na Station-Berlin. É um evento que conta com cerca de 60 mil visitantes, reunindo cerca de 1500 colecções, num espaço de 23 mil m2.
De regresso à Premium Berlim, a marca Portuguesa Dielmar apresenta as suas principais tendências para a Primavera/Verão 2015. No que diz respeito à paleta de cores, destaque para os verdes menta e pistácio, rosa chiclete e azul lavanda numa silhueta desportiva. Predominância dos fatos de algodão lavado, casacos “garment dye” e em linho, desestruturados, assim como calças “slim” e curtas, com interiores divertidos.
A participação das empresas portuguesas na Berlin Fashion Week é uma iniciativa da Associação Selectiva Moda, com o apoio de fundos comunitários (Qren), inserida no projecto From Portugal. A Associação Selectiva Moda é uma entidade promotora da internacionalização das empresas portuguesas e para 2014 conta com um programa de acções internacionais em 35 mercados distintos, direccionado para as áreas de fios, tecidos e acessórios, moda, têxteis-lar e decoração e têxteis técnicos.