«A energia é um factor da máxima importância para a economia dos países e para o bem-estar dos seus cidadãos, constituindo, pela sua relevância e transversalidade relativamente aos domínios económico, social e ambiental, um elemento absolutamente fulcral e estratégico para a promoção do desenvolvimento sustentável. É prioritário desenvolver esforços mais ambiciosos e dinâmicos na promoção da eficiência energética em todos os sectores da sociedade e, em particular, nos sectores da economia que consomem mais energia: a indústria e os transportes. Neste contexto justifica-se a implementação do projeto com a natureza e os objetivos do InovEnergy, dirigido precisamente à identificação dos perfis de consumo energético actuais das unidades agroindustriais e à promoção e desenvolvimento de ações que contribuam para uma melhoria efetiva da eficiência energética e, consequentemente, da competitividade deste sector.»
No âmbito deste projecto, a AREANATejo executou diversos trabalhos de coordenação em eficiência energética, nomeadamente auditorias e diagnósticos energéticos. Este trabalho contemplou 12 empresas do sector agroalimentar e incluiu as fileiras da distribuição, peixe, frutas e legumes, lacticínios, carnes e vinhos. Como objectivo específico, aponta-se o conhecimento adequado do perfil actual do consumo de energia das instalações, bem como a identificação e quantificação das oportunidades de economia de energia.
Desta forma, a AREANATejo irá participar neste Workshop apresentando os resultados das auditorias e as medidas de eficiência energética propostas para estas empresas.